segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Calendário pra planejamento




Sempre utilizo esse tipo de calendário para organizar e dividir os conteúdos, faço assim:

1. Separo o conteúdo mensal

2. Vou distribuindo cada tópico no seu quadradinho do dia da semana, de acordo com o horário da da semana.

3. Estes ai são os conteúdos de: Matemática, Estudos Sociais- Sociedade (Geografia e História) e Ciências - Natureza, Formação Humana ou Ensino Religioso e Artes.

Por exemplo se em
Ciências- Natureza, o conteúdo por plantas, procuro dividir em 4 tópicos (trabalho ciências 1 vez na semana, nas quintas feiras) assim:

Plantas: É um ser vivo?
Plantas: Fotossíntese
Plantas: tipos- áquaticas, terrestes...
Plantas: A importância das plantas na alimentação!

ai ficou distribuido nos dias assim:

1 Conversa informal sobre plantas!
8-Plantas;É um ser vivo?
15 Plantas:Fotossíntese
22 Tipos de Plantas: aquáticas...
29 As plantas e a alimentação!

Matemática da mesma forma, divido o conteúdo em 4 tópicos só que como dou matemática 2 vezes (segundas e quartas feiras) na semana gosto de repetir e revisar:

Comparação de quantidades: quem tem mais, menos, são quantidades iguais
Sinais de igual = ou diferente ≠
Adição:idéia de juntar
Adição: Armar continhas

Distribuindo os 4 tópicos no calendário ficaram assim

Primeiro dia de matemática faço em rodinhas com objetos concretos( tampinhas, fichas, lápis etc)

5 Matemática:
Comparação de quantidades
12 Sinais de igual = ou diferente ≠
19 idéia de juntar
26 Armar continhas

Só que como dou matemática 2 vezes na semana (quartas também), ai olha só:

7 Comparação de quantidades
14 Sinais de igual = ou diferente ≠
21 Adição: idéia de juntar
28 Adição: Armar continhas

Vai preenchendo, preenchendo ...

quando vê tá pronto o mês todo sem falar que sempre colo no caderno de plano ai as vezes nem preciso tá procurando os dias é só dar uma olhada rápido que me lembro e pronto! e como os dias ficam todo em uma unica folha nunca repito a tarefa, e nem preciso ficar passando folhas do caderno para conferir nadica de nada!

OBSERVAÇÃO IMPORTANTÍSSIMA!

Todos os dias no primeiro horário, antes do lanche dou linguagem: leitura, correção da tarefa de casa, agenda, e ficha esquema

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Animais, escrita espontânea e Análise Fonológica

Objetivo:
Trabalhar a relação figura- palavra, fazer intervenções no processo de escrita, analisar a sílaba como parte sonora da palavra que é representada por letras, fazer com que a criança perceba a diferença entre o desenho e a escrita, além de através de rima acelerar o processo da consciência fonológica na criança!

Objetivo:
Escrita espontânea de nomes de animais com banco de Letras inicias, associação nome figura, instigar no aluno a relação do som com a grafia.

Fiz agora pra quem trabalha Paic ou mesmo pra quem tá estudando animais dêem uma olhada, qualquer coisa é só deixar um recadinho, mas por favor coloquem o email para resposta viu!


quarta-feira, 16 de setembro de 2009

terça-feira, 15 de setembro de 2009

modelo em branco da ficha esquema

as vezes eu tiro xerox de um monte, ai fico só recortando na verdade é um carimbo grande que tem na escola, pouco uso o carimbo por que perde tempo e suja minhas mãos todas, mas como a xerox as vezes quebra ai né tem que ser no CARIMBAÇOOO!

atendendo a pedidos de ninguém kkkkkkkkkkkkk brincadeira !

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O 20 melhores em animação



Os 20 melhores
por Rafael Machtura, redação ONNE
Entertainment Weekly publica lista dos melhores filmes de animação
A revista norte-americana de entretenimento, Entertainment Weekly, publicou em seu site os 20 melhores filmes de animação. Alguns são clássicos da Disney, conhecidos pela maioria das crianças e adultos, outros são mangás e até documentários que passam longe de serem considerados blockbusters. Confira a relação a baixo.
(Foto: Divulgação)



20° Ghost in the Shell (1995)
Em 2029, o surgimento de uma nova tecnologia permite a fusão do cérebro humano à computação, transformando máquinas em homens e homens em máquinas. Sendo assim, quantas almas ainda restarão quando a maioria do corpo humano for substituída por máquinas? Esta é a questão que o diretor japonês Mamoru Oshiiapresenta neste clássico do anime.
(Foto: Divulgação)



19° Valsa com Bashir (2008)
Documentário em animação, vencedor do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, Valsa com Bashir retrata a história pessoal do diretor israelense Ari Folman, que lutou como soldado na Guerra do Líbano nos anos 80.
(Foto: Divulgação)



18° Pinóquio (1940)
Com a adaptação da obra clássica do italiano Carlo Lorenzini, de 1883, a Disney recria em desenho a história do mentiroso boneco de madeira, Pinóquio, que sonha em se tornar criança.
(Foto: Divulgação)



17° Kiki`s Delivery Service (1989)
Produzido, escrito e dirigido pelo japonês Hayao Miyazaki, a animação conta a história da bruxa-aprendiz Kiki, que na adolescência apronta todas na pequena cidade onde vive. Um filme sobre aquela fase da vida em que nada se encaixa.
(Foto: Divulgação)



16° South Park, o Filme (1999)
Clássico do besteirol norteamericano, são 81 minutos de humor negro, palavrões e conteúdo violento e sexual da série de desenhos nada politicamente correta.

15° O Gigante de Ferro (1999)
Como manter em segredo a relação entre um solitário menino e um gigantesco robô vindo do espaço, uma vez que o governo está a sua procura? Essa é a difícil missão do pequeno Hogarth Hughes.
(Foto: Divulgação)



14° Akira (1988)
Na Tóquio do futuro, nada pode ser pior quando um membro de uma gangue de motoqueiros sofre experiências psíquicas em um projeto governamental secreto do governo. Neo-Tóquio corre perigo.
(Foto: Divulgação)



13° Fuga das Galinhas (2000)
Feito inteiramente de massinha e da técnica de stop-motion, o filme mostra os planos mirabolantes das galinhas que sonham com liberdade e temem a panela.
(Foto: Divulgação)



12° As Bicicletas de Belleville (2003)
Seguindo o estilo de desenho dos anos 1930, o longa francês conta a história da imigrante portuguesa que sai em busca do seu neto ciclista, sequestrado pouco antes do Tour da França.
(Foto: Divulgação)



11° Dumbo (1941)
Mais um clássico Disney. Desta vez, o orelhudo elefante Dumbo luta para salvar a mamãe elefante das garras do maldoso dono do circo.
(Foto: Divulgação)



10° Coraline e o Mundo Secreto (2009)
Fuçando os cômodos da gigantesca casa em que Coralina e a família acabam de mudar, a menina encontra uma estranha porta, que a leva para uma outra casa, numa realidade paralela, onde os moradores querem mantê-la como sua filha.
(Foto: Divulgação)



9° Bambi (1942)
Quem não conhece a história do pequeno cervo Bambi, que aprende a sobreviver na dura floresta encantada? Uma obra prima da animação.
(Foto: Divulgação)



8° Toy Story 2 (1999)
Assim como o primeiro filme, Toy Story 2 consegue manter o humor e inteligência na história sobre os bonecos e brinquedos do pequeno Andy.
(Foto: Divulgação)



7° Os Incríveis (2004)
Um casamento em crise, um marido que não se encaixa na rotina burocrática do trabalho, uma dona de casa neurótica com os filhos que só brigam, um filho arteiro na escola e uma adolescente tímida. Tudo isso pode ficar pior, ou ainda melhor, quando a família com super poderes se une para salvar o mundo.
(Foto: Divulgação)



6° A Bela e a Fera (1991)
A história da Bela, uma jovem que, para salvar seu pai, aceita trabalhar para a Fera, um monstro que aos pouco mostra seu nobre coração e alma, foi o única animação a concorrer ao Oscar de Melhor Filme na história da Academia. Uma obra prima do cinema de animação.
(Foto: Divulgação)



5° Persepolis (2007)
Marjane Satrapi adaptou seu próprio romance gráfico para as telonas. O filme conta sobre sua infância no Irã, as vésperas da Revolução Iraniana, sua expatriação para a Europa e seu retorno para casa.
(Foto: Divulgação)



4° O Rei Leão (1994)
Com sua excelente trilha sonora, ótima arte gráfica e comovente roteiro, a história do leão Simba talvez seja o melhor dos últimos filmes em 2D da Disney.
(Foto: Divulgação)



3° Up – Altas Aventuras (2009)
Em cartaz no Brasil, a história do velhinho viúvo Carl Fredricksen mostra que o espírito de aventura não é apenas para os jovens. Descrente com a vida, o idoso decide carregar sua casa por todos os cantos do mundo, curtindo plenamente o que a vida tem a oferecer.
(Foto: Divulgação)



2° A Viagem de Chiriro (2001)
Vencedor do Oscar de Melhor Animação em 2003, o filme do japonês Hayao Miyazaki conta a história de Chiriro, uma menina de dez anos que se encontra perdida em um mágico, perigoso e estranho mundo. Para salvar-se, a garota terá de usar toda sua inteligência e coragem para voltar para casa.
(Foto: Divulgação)



1° Wall-E (2008)
Um romance puramente do século 21: a história do último robô na terra, Wall-E, e a robô incumbida de procurar por vida no imundo planeta Terra.


Fonte: MSN estilo de vida

Para semana do transito!

XUXA SÓ PARA BAIXINHOS 4 Musica dirigindo o meu carro!

Este vídeo é do Xuxa Só para baixinhos 1

Vamos passear no bosque











Retirado do Paic- Programa Alfabetização na Idade Certa- Amália Simonetti
Montei algumas atividades com as palavras chaves
Uma de escrita espontânea e a outra com organização de sílabas!
Bom proveito








Insipirado na Brincadeira popular, Vamos Passear no Bosque!

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Alafabeto dos animais







Alfabeto dos animais, coloquei com o nome e nos outros retirei os nomes, ai vc pode imprimir e pedir escrita espontânea dos animais trabalhados, fazer a ficha de leitura tmb só com o nome!

OBS> falta só animal com X que como sugestão vai o xexéu!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Ficha Esquema


Olá a todos e todas!

Até que a criança aprenda a ler e escrever, temos uma constante apresentação e revisão das famílias silábicas e das letras do alfabeto!


No inicio do ano eu leio o alfabeto todo dia, depois reviso somente dentro da palavra, não mais em ordem, bem aqui vai um exemplo diário de como trabalho,

as sílabas,

formação de palavras,

frases,

associação de figura- palavra

constância de palavras

e sons


OBSERVAÇÕES:
essa "formatação"- grade é um carimbo da que utilizamos na escola, tem o do quadradinho do desenho, mas esses eu fiz na mão! KKKK por isso estão mal feitos! kkk

Bem, o processo foi o seguinte:
1. trabalhei o texto da Zebrinha com o pijama de listrinha
2. procurei uma palavra com o máximo de sílabas diferente (P-J-M de PiJaMa)
3. dai quando coloco a palavra escolhida, dou um tempinho pra eles desmembrarem e formarem as famílias- fazer o PA< PE< class="blsp-spelling-error" id="SPELLING_ERROR_8">PO... JA<JE...preencher os buraquinhos da ficha esquema,
4. eles procuram as sílabas, imaginam a palavra e circulam os pedacinhos- sílabas
5.após da palavra formada,
6. fazem o desenho e pintam!
7. ai entra a professora:
faço no quadro com eles algumas palavras e as frases que criamos juntos