Introdução:
As histórias em quadrinho da Turma da Mônica conhecidas conhecidas pelo público infantil e podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas transversais e conteúdos. Como os personagens também são crianças, é esperado que os alunos se identifiquem com algum deles. Neste trabalho iremos usar a Mônica, o Cebolinha, a Magali, o Cascão e o Chico Bento como personagens centrais para trabalhar temas transversais com as crianças, não excluindo os demais.
Justificativa
O presente trabalho tem por objetivo transformar o trabalho do professores em sala de aula de em uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de desperta para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.
O presente trabalho tem por objetivo transformar o trabalho do professores em sala de aula de em uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de desperta para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.
Objetivo
Levar o aluno a conhecer um outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador
Construir uma história em quadrinhos a partir de parâmetros adquiridos nos estudos anteriores.
Levar o aluno a conhecer um outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador
Construir uma história em quadrinhos a partir de parâmetros adquiridos nos estudos anteriores.
Clientela (Perfil da Turma)
Alunos do 1º Ano – (Alfabetização - de 6 anos)
Alunos do 1º Ano – (Alfabetização - de 6 anos)
Número de Aulas
10 aulas ou mais- Sendo que 2 ou 3 por semana, dependendo do interesse dos alunos
10 aulas ou mais- Sendo que 2 ou 3 por semana, dependendo do interesse dos alunos
Estratégia:
Conversa com todo grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e quais as favoritas de cada um
Leitura individual de uma tirinha da turma da Mônica
Trabalho com a leitura em voz alta
Interpretação da seqüência dos quadrinhos e discussão sobre a diferença entre um texto composto basicamente por diálogos e textos narrativos
Conversa com todo grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e quais as favoritas de cada um
Leitura individual de uma tirinha da turma da Mônica
Trabalho com a leitura em voz alta
Interpretação da seqüência dos quadrinhos e discussão sobre a diferença entre um texto composto basicamente por diálogos e textos narrativos
Escolha do personagem favorito
Recursos de Ensino
Começar o projeto com um estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza.
Cartaz da Turma da Mônica.
Fazer uma sessão de cinema e passar o DVD da Turma da Mônica (Paramount Pictures.)
Disponibilizar gibis para as crianças folhearem e lerem.
Todos os dias ler uma história da Turma da Mônica para a turma e discutir com eles quais temas que ela aborda
Confeccionar um bichinho de estimação da Mônica para as crianças e colocar no palito
Colorir boneco do cebolinha
Levantamento dos nomes de personagens com uso de cartazes, ou seja, uso do ambiente alfabetizador para consulta
Propostas de caça-palavras, palavras cruzadas, ditado e leitura dos nomes dos personagens
Pesquisar sobre os tipos gráficos de balões onde estão escritos os textos: cada criança com um gibi em mãos, deverá registrar em sua folha aqueles encontrados
Começar o projeto com um estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza.
Cartaz da Turma da Mônica.
Fazer uma sessão de cinema e passar o DVD da Turma da Mônica (Paramount Pictures.)
Disponibilizar gibis para as crianças folhearem e lerem.
Todos os dias ler uma história da Turma da Mônica para a turma e discutir com eles quais temas que ela aborda
Confeccionar um bichinho de estimação da Mônica para as crianças e colocar no palito
Colorir boneco do cebolinha
Levantamento dos nomes de personagens com uso de cartazes, ou seja, uso do ambiente alfabetizador para consulta
Propostas de caça-palavras, palavras cruzadas, ditado e leitura dos nomes dos personagens
Pesquisar sobre os tipos gráficos de balões onde estão escritos os textos: cada criança com um gibi em mãos, deverá registrar em sua folha aqueles encontrados
Escrita espontânea de uma história em quadrinhos e nomes de personagens
CD Música da Turma da Mônica
Conteúdos:
Linguagem:
Análise fonológica (contagem de sílabas, primeira sílaba, dissílaba, monossilabas...), escrita espontânea, formação de palavras, frases e textos apartir de figuras, textos coletivos.
Estudos Sociais (Sociedade)
Diferenças entre Zona Urbana e Zona Rural e as diferenças sociais com o Chico Bento
Ciências (Natureza)
Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para a convivência social com o Cascão
Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para a convivência social com o Cascão
Matemática- Tratamento de Informações:
Fazer a contagem e o grafico dos persongens principais que eles mais gostaram.
Incentivos:
Lembrancinhas em palitinhos
Pinturas,
Máscaras,
Calendário para colorir,
Adesivos para cadernos,
Incentivos para cadernos
Cartazes de Combinados, regras de convivência
Hoje eu comecei pelo preenchimento de calendário e fiz uma lembrancinha super simples que fiz em sala, imprimi um bilhetinho colorido da Turma da Mônicva que já postei aqui e colei em papel durniho (cartolina, 40kl ou 60 kl) pintei as bordas deram 16 quadradinhos em cada folha econômico!, colei canudinho com cola, mas não achei seguro, dai coloquei fita gomada e o canudo pode ser em um palitinho também eles ficaram bem felizes e isso é o que importa
Olá, Karla!
ResponderExcluirEm 2008 organizei várias atividades com a turma da Mônica. Foi muito bom! As crianças adoraram! Registrei no blog LER E ESCREVER É SÓ COMEÇAR - http://professoraaparecida.blogspot.com
Dê uma olhadinha,talvez voc~e aproveite alguma idéia.
Abraços,
Aparecida
Julia e Suellen....
ResponderExcluirOie....
gostamos muito da nova idéia........muito mais inspiraçao e animaçao.
MUITO LEGAL SUAS FIGURAS VIU KARLA, VOU COPIAR.
ResponderExcluirBEIJUUUSSSS!
oie...
ResponderExcluirSimplesmente amei o seu blog♥
é muito fofo! e legal!
Karina
COISA ORRIVEL,NÃO GOSTEI NEM UM POUCO
ResponderExcluirQuem escreve a palavra HORRÍVEL com O, pode não ter entendido a proposta pedagógica da professora que postou seu projeto que por sinal, é bem interessante.
Excluirretardado horrível é com H não com O estude português
Excluirpara depois escrever em um blog de uma educadora ouviu bem ou melhor LEU bem??????????????????????
Realmente nem tem direito de dar opinião.
ExcluirValeu pelas dicas!!!
ResponderExcluiradoro monica joveem é mto massaaah
ResponderExcluiroi Karla,
ResponderExcluirMuito legal sua idéia vou copiar. Obrigada pelas dicas e amei seu blog.
bjs.
Jack e Cruz
José de Freitas/PI.
eo sou lilian tenho 9 anos adoro todos
ResponderExcluiros quadrinhos da monica
Valeu Karla eu tambem estou desenvolvendo um projeto sobre historias em quadrinhos e estou visitando o seu blog para tirar umas ideias.
ResponderExcluiroi moniqunha eu sou gabriela vitoria! adoro a turma da monica, principalmente a magali pq eu sou igualzinha a ela. gosto muito de comer e minha fruta predileta é melancia! tenho 9 anos e queria q vcs mandasse um bjinho pra mim!
ResponderExcluirEu sou a moniquinha bjs pra voce!!
Excluiroi monica sou igual ao cebolinha engraçada como a magali de vez em quando não gosto de banho como o cascão e sou linda charmosa ,estilosa; e atrai todos com o charminho sabe ser amiga e tambem tenho um coelhinho igual ao sansão o nome dele è sansão beijos para turminha amo vcs {voces} bjossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss 1.000000000000000000000023
ResponderExcluiroi monica quero agradecer o Mauricio e a produção do msp por te criados essa turma tão maravilhosa q eu amo beijos adoro voces compro toda semana os gibis da turma sou igual a magali e o cascão pq sou comilona e tambem as vezes não gosto de tomar banho beijos para todo turmaaa!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirgente amo as historias da turma da mÔnica e eu tenho 13anos.
ResponderExcluirbeijos
CAROL
e queria que a monica e o cebolinha namorasem e eles ficam brigando
ResponderExcluirmonica bate em cebilinha bastante
ResponderExcluiroi Karla adorei seu bog,me ajudou baastante na produção de um projeto obrigada visitarei sempre parabéns
ResponderExcluirOi Karla, sou educadora series inicias e atualmente desenvolvo um projeto de historia em quadrinhos (turma da mônica)e achei seu blog muito interesante, dando varias ideias de trabalho, permita-me utilizar algumas dicas suas.Gostaria de trocar ideias!
ResponderExcluirBeijos. Marly
Manaus/Am
Adorei seu blog!
ResponderExcluirParabéns!
eu amo porque amo as historias da monica tenho 123 gibis só dela a noite eu fico lendo porque não consigo ormi muito vou dormi 5:00 horas da manhã só lendo os meus gibis é so´ isso que tenho pra falar da turma da monica e´vocés não tem nada pra falar??????
ResponderExcluirlegalllllllllllllll
ResponderExcluiroi turminha eu gosto muito de vocês
ResponderExcluirgostaria de conhecer vocês
eu e a minha melhor amiga Ana Letícia gostamos
muito de toda turma eu ja tenho 17 gibi
todo mudo da minha sala gosta de vocês
a minha professora rosana adora vocês
meu nome e Izabela tenho 7 anos
e gosto muito de vocês .fim
Pow ... euu amúh mt vcs adorooo muito desde pequena sou fâ ... queria mt conheçer todods vcs ... seria otimOOOOOOOOO conheçer vcs seria me sonho realizado..<3
ResponderExcluirAmoooooooooo todos vcs e queria conheçer todos vcs...!!!
a monica é feia piquena mas quando ela cresceu ficou um arrazo!!!linda d+♥
ResponderExcluirme mande histórinhas da turma da mônica sobre a primavera por favor atéh terça feira por favor fassa isso
ResponderExcluireu queria que eles transacem
ResponderExcluirAdorei seu trabalho relacionado as historias em quadrinhos,pois acredito que a diversidades nas leituras deve estar sempre presente.Parabèns.
ResponderExcluiradorei
ResponderExcluirADOREI! SEU TABALHO INSPIROU-ME A FAZER DE MINHA SALA DE AULA UM LUGAR PRAZEROSO DE APREDER.
ResponderExcluirPró,
ResponderExcluirVocê ama o que faz, adorei seu trabalho,
parabens!
Professora Edilma
Botuporã - BA
edilma.mag@hotmail.com
EU AMEI,AMEI,AMEI DE CORAÇÃO,MUITO OBRIGADO KARLA!!!!!
ResponderExcluirGostei da sua idéia, vou me inspirar e fazer um projeto com minhas turmas.
ResponderExcluireu adoro a tur,a da monica
ResponderExcluireu amo a turma da monica
ResponderExcluirMEU NOME É LORENA TENHO 10 ANOS DES DE PEQUENA GOSTAVA DA TURMA E AGORA ESTOU GOSTANDO + AINDA DA TURMA DA MONICA JOVEM E APOSTO QUE LOGO VAI LANÇAR A TURMA DA MÔNICA ADULTA E DPS IDOSA LOGO APOS VEM A MORTE DESSA TURMINA MARAVILHOSA QUE GOSTO MUITO BJSS =D
ResponderExcluir