JOGO DO NUNCA 10 (DEZ)
Objetivos:
- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam contagem;
- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.
Material:
Ábaco de pinos – 1 por aluno
2 dados por grupo
Metodologia:
Os alunos divididos em grupos deverão, cada um na sua vez, pegar os dois dados e jogá-los, conferindo o valor obtido. Este valor deverá ser representado no ábaco. Para representá-lo deverão ser colocadas argolas correspondentes ao valor obtido no primeiro pino da direita para a esquerda (que representa as unidades). Após todos os alunos terem jogado os dados uma vez, deverão jogar os dados novamente, cada um na sua vez.
Quando forem acumuladas 10 argolas (pontos) no pino da unidade, o jogador deve retirar estas 10 argolas e trocá-las por 1 argola que será colocada no pino seguinte, representando 10 unidades ou 1 dezena. Nas rodadas seguintes, os jogadores continuam marcando os pontos, colocando argolas no primeiro pino da esquerda para a direita (casa das unidades), até que sejam acumuladas 10 argolas que devem ser trocadas por uma argola que será colocada no pino imediatamente posterior, o pino das dezenas.
Vencerá quem colocar a primeira peça no terceiro pino, que representa as centenas.
Com esta atividade inicial, é possível chamar a atenção dos alunos para o fato do agrupamento dos valores, e que a mesma peça tem valor diferente de acordo com o pino que estiver ocupando.
Possivelmente seja necessário realizar esta atividade mais de uma vez. É importante que os alunos possam registrá-la em seus cadernos, observando as estratégias e os pontos obtidos por cada um dos jogadores, etc.
Contando os objetos
Objetivos:
- Realizar contagens, utilizando a correspondência biunívoca (um a um);
- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam contagem;
- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.
Material:
objetos
ábaco de pinos (1 por aluno)
Metodologia:
Poderão ser selecionados na classe objetos (lápis de cor, giz, pedaços coloridos de papel, borrachas, etc.) em quantidades superiores a 10 unidades, ou poderá ser pedido aos alunos que tragam objetos (bolinhas de gude, figurinhas, botões, tampinhas, moedas, etc.) de casa para montar uma "coleção". Os alunos deverão contar esses objetos, a princípio um a um, registrando a quantidade obtida no ábaco (lembrando que não podem deixar mais de 10 argolas num mesmo pino). Posteriormente, os alunos deverão encontrar outras formas de contar a quantidade de objetos que possuem. Pode-se propor ou aceitar contagens de 2 em 2, de 3 em 3, de 4 em 4..., até que os alunos percebam que quando têm quantidades maiores que 10, podem registrá-las diretamente no pino das dezenas.
Operações
Objetivos:
- Compreender e utilizar as técnicas operatórias para adição e subtração com trocas e reservas;
- Compreender e fazer uso das regras do Sistema de Numeração Decimal;
- Fazer uso de material semi simbólico para registro de cálculos de adição e subtração;
O material cuisenaire foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet (1891-1980) Esse ai ao lado
Durante 23 anos, Cuisenaire estudou e experimentou o material que criara na aldeia belga de Thuin. Só 23 anos depois da sua criação (a partir de um encontro com outro professor – o egípcio Caleb Gattegno), é que o seu uso se difundiu com enorme êxito. O egípcio, radicado na Inglaterra, passou a divulgar o trabalho de Cuisenaire – a quem chamava de Senhor Barrinhas. Levou apenas 13 anos para passar a ser conhecido nas escolas de quase todo o mundo.
Feito originalmente de madeira, o Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares com alturas múltiplas da do cubo – representante do número 1 –em 10 cores diferentes e 10 alturas proporcionais.
Introdução
O material Cuisenaire é constituído por uma série de barras de madeira, sem divisão em unidades e com tamanhos variando de uma até dez unidades. Cada tamanho corresponde a uma cor específica.
Uma adaptação desse material pode ser a sua confecção em papel quadriculado, o que ressalta o número de unidades correspondente a cada cor:
Construindo um muro
Objetivo:
- Introduzir a operação de adição e a comutatividade.
Material:
- Material Cuisenaire
Metodologia:
O professor pode apresentar uma barra e pedir que os alunos construam o resto do muro, usando sempre duas barras que juntas tenham o mesmo comprimento da peça inicial
As adições cujo total é dez ou maior que dez, assim como as adições com três ou mais parcelas podem ser introduzidas com essa atividade.
Construindo um muro especial
Objetivo:
- Introduzir o conceito de multiplicação, enquanto soma de parcelas iguais.
Material:
Material Cuisenaire
Metodologia:
O professor pode pedir aos alunos que formem muros usando, por exemplo:
2 tijolos pretos
4 tijolos vermelhos
5 tijolos roxos
Após a realização das atividades concretamente, professor pode pedir que os alunos registrem como fizeram a construção do muro e discutir com seus alunos as formas de registro.
O cartaz valor lugar, abreviadamente chamado de cavalu pode ser usado no trabalho com números (sistema de numeração) e operações. De fácil confecção o cavalu, pode ser confeccionado colando-se uma folha de papel pardo pregueado (cada prega pode ter aproximadamente a profundidade de 3 centímetros) sobre um pedaço de papelão ou uma folha de papel cartão. Depois deve-se fazer duas separações verticais, usando para isso fitas, durex colorido ou até mesmo tiras de papel colorido. Com esse cartaz e alguns palitos, pode-se representar os números no sistema posicional além de realizar principalmente as operações de adição e subtração.
Por ser um material de fácil confecção, cada aluno pode confeccionar o seu próprio cavalu.
A seguir apresentamos o cavalu representando o número 12:
Atividades propostas:
O cavalu é um material que pode ser utlizado como variação para atividades de Sistema de Numeração. Por isso, sugerimos, como atividades introdutórias, as mesmas realizadas com o ábaco e com o material dourado.
Para uma variação posterior, podem ser propostas atividades com a ordem do milhar, que foram pouco exploradas nos outros materiais.
QUE FIGURA É ESSA?
Objetivos:
Desenvolver a percepção visual de formas geométricas planas;
Comparar, ampliar e reduzir formas e figuras;
Fazer uso de nomenclatura adequada às formas;
Trabalhar com perímetro, lados e vértices.
Usar régua para desenhar.
Material:
Geoplano
Elásticos
Material para registro escrito.
Metodologia:
Esta atividade pode ser realizada em grupo, em duplas, ou individualmente.
O professor mostra uma forma já conhecida, pelo menos visualmente, ou seja, que eles conheçam e possam reproduzir, mesmo sem saber nomeá-las (quadrado, retângulo, trapézio, paralelogramo, hexágono, etc.)
No geoplano, usando 1 elástico, deverão reproduzi-la.
O professor pode sugerir que a figura deve ser montada utilizando um n.º de pregos. (se a figura mostrada estiver desenhada na malha pontilhada, facilitará a visualização da quantidade de pregos.)
Com a figura montada, o professor questiona o nome da figura; quantos lados ela tem; quantos pregos ela está tocando (possibilitando um 1º contato com a noção de perímetro).
A seguir, pergunta o que é preciso fazer para que essa figura fique maior.
Deixando-os explorar o geoplano, eles irão deslocar os elásticos para ampliá-la. Depois, pode pedir que a diminuam.
Daí, podem surgir questionamentos sobre quantos pregos foram usados na figura maior, e na menor, o que houve com as figuras – se ficaram iguais ou mudaram a forma.
Todas as questões podem ser registradas, e num segundo momento, as figuras formadas, desenhadas em quadriculados.
6. Háaa o jogo de cartas 21
Que bate o jogo quem formar 21 ou chegar mais próximo, sem estourar (passar)
7.Rummikub(Grow / 2 a 4 jogadores)Excelente jogo, baseado no jogo de cartas Mexe-Mexe. A base do jogo é o jogo de buraco, mas aqui os jogos não são de ninguém. O desafio é se livrar de suas cartas, conseguindo manter os jogos da mesa sempre coerentes com as regras. Um desafio de raciocínio. As fichas plásticas facilitam os procedimentos. É um dos jogos mais vendidos no mundo
8.*Tô paquerando com esse jogo* Eu querooooooo!
Jenga
Nesse envolvente jogo de destreza da Hasbro, todos vão ficar na ponta da cadeira, ansiosos pelo próximo passo. O desafio é retirar blocos da base para o topo da torre, que vai ficando cada vez mais instável. Sucesso nos Estados Unidos, já apareceu no Brasil com o nome de Torremoto.
9.Vários jogos de tabuleiro tradicionais também ajudam na matématica, nem precisa ser um XADREZ, já vale uma dama, ludo, seí lá aqueles kits de jogos tradicionais que nem são caros mas que refoçam a estratégia e com isso o raciocínio lógico matemático
Dica de Blog que descobri e achei bacana, menções honrosas e agradecimentos: Ludo Mania Os jogos Mais legais
Olá, querida, amei o seu blog.
ResponderExcluirParabéns!!!
Bjokas
Profª Cris
Muito legal seu Blog, parabéns.
ResponderExcluirVisitarei sempre. Super informativo.
poha nem conseguir o q eu keria caralho + conseguir um msn oba
ResponderExcluirmuito legal adolei
ResponderExcluirGENTE DO CÉU! MAGNÂNIMO!AMEI! PARABENS E OBRIGADO ME TIROU UM MONTE DE DÚVIDAS! E DEIXOU UMA TONELADA DE IDÉIAS!
ResponderExcluirXAU! MANDA MAIS.
BERNA.
Olá!! Gostaria de parabeniza-la pelo blog!! Mto legal! Tem ótimas atividades!! Só não aprender Matemática quem não quer.
ResponderExcluirBeijos. Márcia.
♥♥♥♥ :) :) :) :) :) :) :P :P :P :P :P
ResponderExcluirParabéns pelo seu blog!!!
ResponderExcluirBJs...
Profª Glauciana
parabéns, e muito obrigada os informes serão muito úteis em minha atuação
ResponderExcluirProf ELIZABETH
Muito interessante..
ResponderExcluiramei tudo!!!
Muito legal Karla. Ultimamente tenho me interessado pelo jogo de dados General ou Yahtzee, aquele da foto com os dados, o copo de
ResponderExcluircouro e a cartela, nessa cartela quero saber o que significa as letras F e P, já que S deve
ser Sequência e G, General.
Meu e-mail é diegobaradel@hotmail.com
que legau
ResponderExcluira matematica e bom por que augum da agente sente
ResponderExcluirauguma coisa porela essa ea minha materia preferida ela ea minha alma ela esta no meu sange porcausa diso que eu goato dela
SEU BLOG ESTÁ DEMAIS !!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirOlá, Karla
ResponderExcluirTenho quase 40 anos de magistério e ao ver o seu blog a minha alma de educadora ficou radiante. É muito bom ver pessoas jovens e capazes preocupadas em compartilhar o conhecimento e ajudar outros a crescerem.
Feliz a escola e as crianças que a tem como educadora.
Parabéns!!!
Olga
gostei muito do seu blog. você deve ser uma ótima professora! abraços!
ResponderExcluirolá,querida adorei eu blog,estou na conclusão final de pedagogia e meu tcc é jogos matematicos,gostaria que se possivel me ajudar-se com dicas de livros,tenho lido Jeam Piaget,me dar alguans dicas meu email.é veronicaciara@hotmail.com.beijosss querida continue com este blog que estar demais,Deus te ilumine,veronica sou de Recife,Pe.
ResponderExcluirvc trabalha com o material anglo?
ResponderExcluirvários dos jogos que vc citou aqui são exigidos no material de 4º e 5º ano do anglo.
Bacana vc compartilhar essas informações.
Parabéns pelo blog!
Olá
ResponderExcluirParabéns pelas informações.
são ótimas
um beijo para todo brasil e se pemsa que vou revelar o meu nome esta emganados kkkkkkkkk te amo
ResponderExcluirMuito bom !
ResponderExcluirgostei muito sou estudante licenciatura em matematica, e preciso elaborar um paper sobre jogos da matematica, gostei dos jogos que voce postol. obrigada!
ResponderExcluirParabéns
ResponderExcluirAdorei os jogos.
Janice
Obrigado me ajudou muito no trabalho de matemática que eu vou fazer
ResponderExcluirAdorei estas atividades tem tudo oque estava procurando e genial
ResponderExcluirlegalllllllllllllll
ResponderExcluirnao gosto de matematica mas esse seu blog me inspirou muito a comecar a mim interessar pela matematica
ResponderExcluirOlá! Super criativa! Está de parabéns. Obrigada pela humildade em compartilhar as suas ideias conosco. Vanessa
ResponderExcluir