sexta-feira, 1 de maio de 2009

Níveis de Escrita Alfabético

**ESCRITA UTILIZADA:
Representação gráfica (desenho) da história Menina Bonita do Laço de Fita
Que todas as sílabas são canônicas (consoate + vogal= c+v) euma conveção ortográfica na palavra Laço- em que o Ç tem som de S

Neste nível o sujeito atingiu a compreensão do sistema de escrita alfabética.

Novos conflitos surgem exigindo novas reelaboraçãoes:

Descoberta de que a sílaba pode ter uma, duas, três, quatro, cinco letras.

Descoberta de que não há uma regularidade absoluta na correspondência som- grafia.O aluno deverá descobrir as convenções ortográficas.

Descoberta da separação convencional entra as palavras da oração.

No nível silábico aconteceu a descoberta das sílabas orais da palavras. No alfabético, o aluno amplia sua descoberta para o som das letras das sílabas. É preciso acrescentar outra letras e está atento ao som das letras, (fu, fo, fra, fle, etc.)

Antes de completar a hipótese alfabética, o sujeito pode passar por sub- fazes,pode compreender que a sílaba é formada de várias letras, sem ainda identificar o som das letras convencionais adequadas. Pode estar no nível alfabético conhecido pequeno número de letras ou nenhuma letra.

O conhecimento do som das letras na sílaba completa a caracterização do nível alfabético da escrita. Atingiu a constituição alfabética das sílabas. Escreve como fala. O grande avanço do nível alfabético é a fonetização da sílaba, em relação ao nível silábico, que chega até a fonetização da palavra.



O aluno alfabético escreve foneticamente e não ortográficamente.


Num estágio mais avançado da hipótese silábica, o sujeito passa a usar valores sonoros estáveis sinstemáticamente, utilizando os valores sonoros convencionais.

Por Exemplo:
no nível silábico, o sujeito pode chegar a utilizar os valores sonoros convencionais, tais como



"AO"- PATO - Utiliza vogais (silábico)




Obs-




No meu exemplo utiliza também;




"EIA"- Menina




"OIA"- bonita




"AO" para Laço




"IA" para Fita




..."CVO" para CAVALO.Utiliza consoantes ou vogais correspondentes. (silábico)



No Nível alfabético pode chegar a utilizar todos os fonemas das sílabas, de modo correspondente ao som da fala. Exemplo:


"soudadu"- SOLDADO






A medida que aprende a ortografia vai consolidando a estabilidade da escrita. As "dúvidas" vão ficando reduzidas ( Aneu- ANEL) e a escrita vai ficando mais estável, atinge o nível que Emília Ferreiro caracteriza com "Diferenciação qualitativa inter- relacional sistemática".




6 comentários:

  1. SOU PROFESSORA E COMO SEMPRE TRABAHLEI EM ESCOLA PARTICULAR, ESTOU MEIO PERIDA E FAÇO A PERGUNTA A VOCE COMO DEVO AJUDAR MEU FILHO DE 7 ANOS QUE ESTA EM UMA ESCOLA DA PREFEITURA E NO 1 ANO PRIMARIO E PELO QUE EU OBSERVEI ELE ESTA NO NIVEL SILABICO E GOSTARIA DE SABER COMO POSSO AJUDÁ-LO A COMEÇAR A LER

    ResponderExcluir
  2. Oláaaaaa companheira professora, para a criança que esta em nível silábico o ideal é muita escrita com modelo e espontânea, toda hora, contato com livros de textos curtos, quadrinhos, perguntar toda hora o som das sílabas se falta alguma letrinha, alfabetos sílábicos, ditados, auto ditatos e ficha esquema!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosas essas dicas,está me ajudando muito em minha aulas!

    ResponderExcluir
  4. Adoramos essas dicas nos ajudou muito.

    ResponderExcluir
  5. Achei ótima a sistematização que fez, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. olá estou no segundo periodo de pedagogia,e estou com dificuldades nesta materia;me ajude.

    ResponderExcluir