sexta-feira, 8 de maio de 2009

Háaaaaaaaaaaa

Eu ia esquecendo já tiveram 2 anos consecutivos que fiz as apresentações do Folclore utilizando as músicas de Parintins... Uma foi sobre a Lenda do Curupira



Guardiões da Amazônia
Boi Garantido

Composição: Demetrius Haidos e Geandro Pantoja

Não sonhamos da terra do nunca
Mas lutamos pela terra sem males
Amazônia rica e bela, é da nossa pátria amada
Amazônia nosso santuário
Amazônia rota de corsários

Povos indígenas pintam-se para a guerra
E tocam suas flautas sagradas
cablocos ribeirinhos
Da várzea e da terra firme
Assobiam suas utopias
Remanescentes quilombolas
Rufam os tambores da liberdade
Somos guardiões da Amazônia
E ninguém levará nossas riquezas

Somos curupiras, somos curupiras
Guardiões da Amazônia
Guardiões da Amzaônia

O interessante é que a letra é grande e dificil, mas elas gostaram e aprenderam super rápido, foi uma das Culminâncias que eu mais gostei e notem que a roupinha é de crepom... Tá ai pra quem quizer copiar, lembrando que tem que ler a lenda, comentar e tal:

Lenda do Curupira
Origem da lenda do Curupira, características principais, defensor das florestas e animais, o que diz os mitos e lendas da floresta, folclore nacional, cultura popular do interior do Brasil
O folclore brasileiro é rico em personagens lendários e o curupira é um dos principais. De acordo com a lenda, contada principalmente no interior do Brasil, o curupira habita as matas brasileiras. De estatura baixa, possui cabelos avermelhados (cor de fogo) e seus pés são voltados para trás.
A função do curupira é proteger as árvores, plantas e animais das florestas. Seus alvos principais são os caçadores, lenhadores e pessoas que destroem as matas de forma predatória.

Para assustar os caçadores e lenhadores, o curupira emite sons e assovios agudos. Outra tática usada é a criação de imagens ilusórias e assustadoras para espantar os "inimigos da florestas". Dificilmente é localizado pelos caçadores, pois seus pés virados para trás servem para despistar os perseguidores, deixando rastros falsos pelas matas. Além disso, sua velocidade é surpreendente, sendo quase impossível um ser humano alcançá-lo numa corrida.

De acordo com a lenda, ele adora descansar nas sombras das mangueiras. Costuma também levar crianças pequenas para morar com ele nas matas. Após encantar as crianças e ensinar os segredos da floresta, devolve os jovens para a família, após sete anos.

Os contadores de lendas dizem que o curupira adora pregar peças naqueles que entram na floresta. Por meio de encantamentos e ilusões, ele deixa o visitante atordoado e perdido, sem saber o caminho de volta. O curupira fica observando e seguindo a pessoa, divertindo-se com o feito.

Não podemos esquecer que as lendas e mitos são estórias criadas pela imaginação das pessoas, principalmente dos que moram em zonas rurais. Fazem parte deste contexto e geralmente carregam explicações e lições de vida. Portanto, não existem comprovações científicas sobre a existência destas figuras folclóricas.


O outro foi sobre o Boitatá

Boitatá
Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que este mito é de origem indígena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro. Foram encontrados relatos do boitatá em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, o boitatá é conhecido como "fogo que corre".

Letra da Música e Vídeo:

Um brilho no rio
em noite escura é fogo fátuo
gênio protetor dos campos e das águas
cobra grande, boiaçú
boiúna, boiúna, sucurijú
a fera que surge do nada

corre no corpo o arrepio
o sangue nas veias fica frio
o fogo que a água não apaga

um facho de luz ilumina a escuridão
seus olhos de fogo incandeiam
tapando furos, singrando rios
a dona da noite à boca da noite
a dona da noite vai chegar

boitatá, boitatá
fogo no ar, fogo no ar
cobra de fogo, boiaçú
boiúna flutua

Obs> se vc procurar pela net tem sempre uma música de Parintins falando de lendas, árvores, ecologia, é legal fazer um projeto!

O mesmo tmb pode ser visto em alguns sambas enredos antigos!

Fica a Dicaaa!





2 comentários:

  1. Olá karlinha,estou com saudades mas sempre estou a visitar o seu cantinho que é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Nobre amiga Karla obrigado por sua visita. Parabéns! Estou sempre passando aqui. Este espaço esta cada vez melhor. Bela publicação, muito reflexivo, texto lindissimo, uma grande contribuição, vídeo excelente, tudo uma grande harmonia, gostei, que maravilha. Confesso minha simpatia e admiração por seu talentoso e inteligente trabalho. Valeu ter passado aqui. Sinto-me feliz e honrado. Quero avisar que tem um “PRÊMIO” esperando por você lá no Blog, não demore! Aguardo por sua visita. Sinta-se em casa. O nosso imortal Piloto Ayrton Senna costumava dizer; "Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá." Grandioso sentimento. Honrado e feliz por sua amizade, desejo muito sucesso. Volte sempre! Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Brilhe sempre. Um ótimo e proveitoso dia de trabalho, proteção, paz, saúde, alegria e muitas bênçãos. Que a presença Divina nos oriente e dê sabedoria para o nosso caminhar. Um abraço fraterno.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir