sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
atividade para o Carnaval
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
A Raposa e as Uvas
A Raposa e as Uvas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A fábula
Uma raposa que vinha pela estrada encontrou uma parreira com uvas madurinhas. Passou horas pulando tentando pegá-las, mas sem sucesso algum... Saiu murmurando, dizendo que não as queria mesmo, porque estavam verdes. Quando já estava indo, um pouco mais à frente, escutou um barulho como se alguma coisa tivesse caído no chão... voltou correndo pensando ser as uvas, mas quando chegou lá, para sua decepção, era apenas uma folha que havia caído da parreira. A raposa decepcionada virou as costas e foi-se embora denovo como um ar importante.
Moral
Quem desdenha quer comprar.
Aqueles que são incapazes de atingir uma meta tendem a denegri-la, para diminuir o peso de seu insucesso.
É fácil desprezar aquilo que não se pode alcançar.
sábado, 23 de janeiro de 2010
Fábulas de Esopo
Esopo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Esopo
de Diego Velásquez.
Esopo (em grego Αἴσωπος, transl. Aisōpos) é um lendário autor grego, que teria vivido naAntigüidade, ao qual se atribui a paternidade da fábula como gênero literário.
As Fábulas de Esopo serviram como base para recriações de outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine.
Biografia
Fabulista grego do século VI a.C.. O local de seu nascimento é incerto — Trácia, Frígia,Etiópia, Samos, Atenas e Sardes todas clamam a honra. Eventualmente morreu em Delfos. Na verdade, todos os dados referentes a Esopo são discutíveis e trata-se mais de um personagemlendário do que histórico.
A única certeza é que as fábulas a ele atribuídas foram reunidas pela primeira vez por Demétrio de Falero, em 325 a.C..
Esopo teria sido um escravo, que foi libertado pelo seu dono, que ficou encantado com suas fábulas. Ao que tudo indica, viajou pelo mundo antigo e conheceu o Egipto, a Babilónia e oOriente. Concretamente, não há indícios seguros de que tenha escrito qualquer coisa.[1]
Entretanto, foi-lhe atribuído um conjunto de pequenas histórias, de carácter moral e alegórico, cujos papéis principais eram desenvolvidos por animais. Na Atenas do século V a.C., essas fábulas eram conhecidas e apreciadas.
Fábulas de Esopo
A Formiga e a Pomba · A Galinha e os Ovos de Ouro · A Mulher e sua Galinha · A Mula · As Árvores e o Machado ·As Lebres e as Rãs · O Asno, a Raposa e o Leão · O Asno e o Velho Pastor · O Boi e a Rã · O Cão e o Lobo ·O Asno em Pele de Leão · O Cachorro e sua Sombra · O Carvalho e os Juncos · O Cavalo e o Tratador de Cavalos ·O Cego e o Filhote de Lobo · O Filhote de Cervo e sua Mãe · O Galo e a Pedra Preciosa · O Galo de Briga e a Águia ·O Gato e o Galo · O Ladrão e o Cão de Guarda · O Leão Apaixonado · O Leão e o Javali · O Leão e o Rato ·O Leão e os Três Touros · A Lebre e o Cão de Caça · O Lobo e a Garça · O Cervo Doente · O Lobo e a Ovelha ·O Cão Raivoso · O Corvo e o Jarro · O Leão, o Urso e a Raposa · A Raposa e as Uvas · A Raposa e a Cegonha ·A Lebre e a Tartaruga · O vento Norte e o Sol · O Menino que Criava Lobo
As fábulas que lhe são atribuídas sugerem normas de conduta que são exemplificadas pela ação dos animais (mas também de homens, deuses e mesmo coisas inanimadas). Esopo partia da cultura popular para compor seus escritos. Os seus animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens. A intenção de Esopo, em suas fábulas, era mostrar como os seres humanos podiam agir, para bem ou para mal.
Assim como Homero, as fábulas de Esopo faziam parte da tradição oral dos gregos, por isso não foram escritas pelo seu suposto autor. Mais de duzentos anos depois da suposta morte de Esopo é que as fábulas foram reunidas e escritas.
O escritor russo Liev Tolstói escreveu adaptações livres de algumas fabulas de Esopo.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
A fábula - O que é?
A fábula é um género narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de carác ter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano. Cada bicho simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho etc. É uma narrativa inverossímil, com fundo didático. Quando os personagens são seres inanimados, objetos, a fábula recebe o nome de apólogo. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de preguiçosos.
A fábula já era cultivada entre assírios e babilônios, no entanto foi o grego Esopo quem consagrou o gênero. La Fontaine foi outro grande fabulista, imprimindo à fábula grande refinamento. George Orwell, com sua Revolução dos Bichos (Animal Farm), compôs uma fábula (embora em um sentido mais amplo e de sátira política).
As literaturas portuguesa e brasileira também cultivaram o gênero com Sá de Miranda, Diogo Bernardes, Manoel de Melo, Bocage, Monteiro Lobato e outros.Uma fábula é um conto em que as personagens falam sendo animais e que há sempre uma frase a ensinar-nos alguma coisa para não cometermos erros. As fabulas são narrativas curtas,que os personagens são animais, que sempre no final mostra uma lição de moral!
A lebre e a tartaruga
A lebre e a tartaruga é uma fábula atribuída a Esopo e recontada por Jean de La Fontaine.
A fábula
Certo dia, a lebre desafiou a tartaruga para uma corrida, argumentando que era mais rápida e que a tartaruga nunca a venceria. A tartaruga começou a treinar enquanto era observada pela lebre, que se ria dos esforços da tartaruga.
Chegou o dia da corrida. A lebre e a tartaruga posicionaram-se e, após o sinal, partiram. A tartaruga estava correndo o mais rapidamente que conseguia, mas foi ultrapassada pela lebre que, visto já estar a uma longa distância da sua concorrente, se deitou a dormir.
Enquanto a lebre dormia, não se dava conta que a tartaruga se ía aproximando mais rapidamente da linha de chegada. Quando acordou, a lebre, horrorizada, viu que a tartaruga estava muito perto da linha de chegada. Assim, a lebre começou a correr o mais depressa que pode, tentando a todo o custo ultrapassar a tartaruga. Não conseguiu.
Após a vitória da tartaruga, todos foram festejar com ela, e ninguém falou com a lebre.
Moral
Você não sera bom em tudo, mas não desista. Não substime sua força de vontade.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Novas revistas para ajudar professores
Coisas de Criança20/03/2009 10:54
Nova publicação da Agepress traz material de apoio didático para professores
Todos os meses, a revista trará de brinde três pôsteres com os principais temas da publicação. Na primeira edição, os leitores ganham pôster de astronomia, roda dos alimentos e tabela de aniversários, além do suplemento Meus Primeiros Passatempos, com atividades sobre a natureza. Haverá também fichas de saúde e psicologia, atividades artesanais e que estimulem a coordenação motora das crianças, exemplos de escolas de todo o país, dicas para lidar com crianças portadoras de necessidades especiais, nutrição, indicações de jogos, livros e cursos para professores e temas que estejam em destaque, como o Ano Internacional da Astronomia, que será abordado na primeira edição com atividades para o ano todo.
Para divulgar o lançamento, os pontos de venda receberão stoppers, móbiles e reprints. A recomendação de Karen é que a revista seja exposta no segmento de educação e oferecida a estudantes e profissionais de pedagogia, psicologia e também aos pais com filhos em idade pré-escolar. "Coisas de Criança é voltada para educadores, sejam professores ou pais", completa.
Editora: Agepress
Periodicidade: mensal
Público-alvo: estudantes e profissionais de pedagogia, educadores, professores e diretores do ensino infantil
Exposição: ao lado das revistas de educação
Distribuição: nacional
Divulgação: mala direta eletrônica para educadores e escolas
Materiais para PDV: stoppers, móbiles e reprints
Preço: R$ 7,90
10 dicas para ensinar seus filhos a (gostarem de) ler
Olha só o que eu encontrei pela net, é de um outro site, dai colei aqui, mas coloquei a fonte viu!
10 dicas para ensinar seus filhos a (gostarem de) ler
1. Escolha uma hora bem calma
Com as crianças, nós sabemos que há “horas calmas” e “horas agitadas”. Procure um lugar e uma hora calmos e sente-se com um livro. Dez a quinze minutos por dia é suficiente.
2. Faça da leitura um prazer
A leitura precisa ser algo prazeiroso. Sente com seu filho. Tente não fazer pressão se ele ou ela estiverem indispostos. Se a criança perder interesse, faça algo diferente.
3. Mantenha o fluxo
Se ele pronunciar uma palavra errada, não interrompa imediatamente. Ao invés disso, dê a oportunidade para auto-correção. É melhor ensinar algumas palavras desconhecidas para manter o fluxo e o entendimento da frase do que insistir em fazê-lo pronunciar o som exato das letras.
4. Seja positivo
Se a criança diz algo quase certo no início de uma frase, tudo bem. Não diga “Não, está errado”, mas sim “Vamos ler isso aqui juntos” e dê ênfase às palavras quando pronunciá-las. Aumente a confiança da criança com dizeres positivos a cada pequena melhoria que ela conseguir. “– Muito bom! Você aprende rápido!” “– Certo! Você é muito inteligente” etc.
5. Sucesso é a chave
Pais ansiosos para que seus filhos progridam podem, erroneamente, dar livros muito difíceis. Isso pode causar o efeito oposto ao que eles estão esperando. Lembre-se “Nada faz tanto sucesso quanto o sucesso”. Até que seu filho tenha adquirido mais confiança, é melhor continuar com livros fáceis. Pressioná-lo com um livro com muitas palavras desconhecidas não vai ajudar, muito pelo contrário. Não haverá fluxo, o texto não vai ser entendido e provavelmente a criança vai se tornar relutante com a leitura.
6. Visite a Biblioteca
Encorage seu filho a retirar livros na biblioteca pública. Leve-o até lá e mostre, com calma, tudo que ele precisa.
7. Pratique regularmente
Tente ler com seu filho todos os dias da semana. “Pouco, mas freqüentemente” é a melhor estratégia. Os professores da escola têm um tempo limitado para ajudar individualmente a leitura dos alunos.
8. Converse com o pimpolho
Provalvemente seu filho tem um dia de leitura na escola (Se não tem, vá lá e faça com que tenha, ora). Sempre converse com ele e faça comentários positivos. Assim a criança vê que você está interessado em seu progresso e que você valoriza a leitura.
9. Fale sobre os livros
Ser um bom leitor é muito mais do que simplesmente ler palavras corretamente. O mais importante é entender e refletir sobre o que está lendo. Sempre fale com seu filho sobre olivro, sobre as figuras, sobre as personagens, como ele acha que vai ser o final da história, sua parte favorita etc. Assim você vai ver como está o entendimento dele e poderá ajudá-lo a desenvolver uma boa interpretação.
10. Varie sempre
Lembre que as crianças precisam experimentar vários materiais de leitura. Por exemplo,livros só de figuras, quadrinhos, revistas, poemas e até os jornais (mostre a ele a parte com palavras cruzadas e, claro, as tirinhas e charges).
fonte: http://www.lendo.org/dicas-para-incentivar-a-leitura-nas-criancas/
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Dificuldades ortográficas- Lista
na época que eu estudava a minha professora me dava uma lista de palavras que eu deveria ler e memorizar a escrita, e em um dia marcado era feito o DITADO!
Bem, os tempos mudaram, eu ainda acredito no ditado e na lista de palavras, por que sabe o que eu percebi depois de adulta? que tem coisas na língua portuguesa que a gente nuuuunca entende, simplesmente memoriza de tanto ler e escrever e pronto! Só não acho que o ditado tem que ser feito de forma aterroziante, podem ser seguidas algumas sugestões:
1. Mude o papel: um dia pode ser colorido, durinho, preto para escrever de lápis brancos ou giz, uma bordinha legal...
2.Leia várias vezes com eles: repita, repita e repita, faça eles repetirem também por que a gente escreve o que fala e pensa.
3.Faça um ditado de figuras: mande a listinha e no dia dê um auto ditado com os desenhos das palavras estudadas exemplo: se na lista tiver a palavra ILHA como nesta lista do LH, no dia de a figura de uma ilha e a criança escreve a palavra!
Beijos e fiquem com Deus!
Até a próxima!
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Datas Comemorativas Janeiro 2010
01 · Confraternização Universal
01 · Dia Mundial da Paz
02 · Dia da Abreugrafia
05 · Criação da 1ª Tipografia no Brasil
06 · Dia de Reis
06 · Dia da Gratidão
07 · Dia da Liberdade de Cultos
08 · Dia do Fotógrafo
09 · Dia do Fico (1822)
09 . Dia do Astronauta
14 · Dia do Enfermo
15 . Dia Mundial do Compositor
15 . Dia dos Adultos
20 · Dia do Museu de Arte Moderna
do RJ
20 · Dia do Farmacêutico
21 · Dia Mundial da Religião
24 · Dia da Previdência Social
24 · Dia da Constituição
24 · Instituição do Casamento civil no Brasil
24. Dia Nacional dos Aposentados
25 · Dia do Carteiro
25 · Fundação de São Paulo
25 · Criação dos Correios e Telégrafos no Brasil
27 · Dia da Elevação do Brasil Vice-Reinado (1763)
28 · Dia da Abertura dos Portos (1808)
30 · Dia da Saudade
30 · Dia do Portuário
30 · Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
30 · Dia da Não-Violência
31 · Dia do lançamento do 1º Satélite · EUA (1958)
31 . Dia Mundial do Mágico