segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Esse ai é um caso típico de pré silábico, aquele que escreve enquanto houver linha, ESCRITA SEM CONTROLE DE QUANTIDADE, geralmente logo que a criança entende que para escrever ela usa letras e que desenhar é diferente de escrever.

O Nível pré silábico segundo Contini Jr, tem vários estágios:
Grafistmo Primitivo: Rabiscos indecifráveis e pseudo letras.
Escritas Pictográficas: Utiliza o desenho para representar o próprio desenho, não diferencia desenho de palavras
Escritas Ideógráficas: Consiste na em um símbolo para representar uma plavra ou um conceito.
Escrita sem controle de Quantidade: Esse do exemplo, quando a criança escreve enquanto houver espaço.
Escritas fixas: Predominância de grafias convencionais (usa letras) e controle quanto a quantidade de grafias, não escreve mais até o limite da folha., nem uam só nem um número indeterminado de letras.
Escritas difereciadas: Controla a quantidade de letras fazendo um manejo das letras alternando a ordem dentro da palavra.
- Quantidade constante com repertório fixo parcial de letras com um repertório de letras fixas.
- Quatidade variável com repertório fixo parcial: A quantidade de grafias não é sempre a mesma, algumas vezes aparecem em uma mesma ordem e lugar.
- Quantidade variável com repertório variável: Variam uma só vez a quantidade e o repertório.
Escritas diferenciadas com valor sonoro inicial: A letra que inicia tem relação sonora com a primeira sílaba da palavra. É quando a criança dá os primeiros sinais de que está vinculando a oralidade a escrita.

Os Pré Silábicos

Os pré silábicos são aqueles que por enquanto não fazem correspondência sonora, que quando você pede para a criança fazer a leitura ela corre o dedinho do início ao fim da palavra.

1.No primeiro auto ditado, a aluna faz uso de grafia com repertório de letras fixas, a do nome VICTÓRIA, com quantidade controlada.
2.No segundo teste ela aumenta o repertório de letras, elas deixam de ser fixas (não usa mais as letras do nome), porém a criança avançou por que utilizou e reconheceu a letra cursiva como outra maneira de grafar.

domingo, 16 de novembro de 2008

Por que é tão angústiante?

Olá mocinhos e mocinhas, eu estava aqui pensando no que escreveria pela primeira vez em meu blog e pensei e pense e pensei... decidi que iria colocar como me sinto como professora de sala de 1º ano, aí você se pergunta; mas é a sala ou a série ou o ano que causa esta angústia? é sim a série! Por que me considero alfabetizadora em todos os níveis de Educação Infantil uma vez que alfabetizar e letrar é um processo complexo de relação escola - mundo, que conclui se quando a criança cria independência para ler e construir seus próprios textos e diferencia as funções socias da escrita...

Pois bem, é que no 1º ano tem Provinha Brasil, Espaece (prova que avalia os munícipios do Ceará) tudo muito focado no professor "do primeiro ano" mas no entando, não querem saber como o aluno esteve na educação infantil nem se passou por lá, reconheço que esse tipo de avaliação chegou até tarde, por que estavámos perdendo o fio da meada, professor tinha que ser psicólogo, assistente social e entender todos os problemas e traumas da criança e um modismo incrível de embutir, discutir, contar histórias tudo sobre valores e blá blá blá e o pedagogo e a escola ( do Lat. schola -estudo, estabelecimento de ensino) perdiam suas reais funções, e lá ia a criança aprovada para o ano seguinte por que ele tinha tantos problemas em casa que o PROFESSÓLOGO SOCIAL( professor + psicólogo + assistente social) tinha que entender e não deveria reter o aluno, que bom que o governo federal está aplicando essa prova para ver o que eles (governates) fizeram com a educação!


JÁ ESTAVA NA HORA DE ABRIR OS OLHOS PAÍS?


Só que professor tem que ensinar a ler e a escrever se você quer entender os problemas socias faça concurso para assitentes sociais, se quer um tratamento para traumas procure psicólogos, por que enquanto professor tiver que exercer outras funções ele não ALFABETIZA! Professor estuda pra ensinar conteúdos formais da melhor maneira possível, estuda para facilitar esse processo de ensino aprendizagem, e alfabetizar requer tempo, sistematização de estudo, avaliação de níveis de leitura e escrita, intervenções, planos de aula bem elaborados com atividades que desenvolva a linguagem e o raciocíno lógico!


PROFESSOR NÃO ESTUDOU PARA SER PSICÓLOGO NEM ASSITENTE SOCIAL!

Se professor for outros profissionais, quem vai ensinar a ler e a escrever ? Os assistentes sociais? Os psicólogos?
Ps: Não estou dizendo que professor deve se manter distante dos problemas das crianças, só estou colocando que não cabe a nós resolver!

Bienal Internacional do Livro do Ceará




Aqui em Fortaleza acontece até o dia 21/11/2008 a BIENAL DO INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ no centro de convenções, já dei uma espiandinha por lá, mas sabe, para mim não deu para ver tudo, é que este ano está recheada de stands com centenas, milhares de livros para todos os gostos e bolsos além de materias pedagógigos como jogos, fantoches,dedoches, carimbinhos... contação de histórias paletras, lançamentos de livros...




Dia: todos os dias até 21/11/2008


Horário: 09 as 22 horas


Local: Centro de Convenções de Fortaleza


Vale a pena conferir irei adicionar o mapa