quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Zona Rural e Zona Urbana



Ás quintas feiras o conteúdo é Geografia e História- Estudos Sociais, como estava no projeto dei Zona Rural e Zona Urbana falando sobre o Chico Bento e seu modo de Vida!


Objetivo da Atividade:

- História e Geografia (Sociedade)
Reconhecer e identificar algumas diferenças existentes entre pessoas pertencentes ao mesmo grupo social
Diferenças entre Zona Urbana e Zona Rural
Reconhecer diferentes formas de exploração da natureza
Reconhecer o bairro como espaço geográfico interligado a outros lugares


Zona Rural:

Por oposição a zona urbana, definem-se as zonas rurais (ou o meio rural, ou campo) como as regiões no município não classificadas como zona urbana ou zona de Expansão Urbana, não urbanizáveis ou destinadas à limitação do crescimento urbano, utilizadas em atividades agropecuárias, agro-industriais, extrativismo, silvicultura, e conservação ambiental.
Embora tradicionalmente estas áreas tenham sido primariamente utilizadas para a agricultura ou pecuária, atualmente grandes superfícies podem estar protegidas como uma área de conservação (de flora, fauna ou outros recursos naturais), terras indígenas, reservas extrativistas e ter outra importância económica, por exemplo, através do turismo rural ou ecoturismo.


Zona Urbana:

Zona urbana é a área de um município caracterizada pela edificação contínua e a existência de equipamentos sociais destinados às funções urbanas básicas, como habitação, trabalho, recreação e circulação. No Brasil, a Lei Nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, define que toda "zona urbana" deve observar o requisito mínimo da existência de melhoramentos em pelo menos dois dos incisos seguintes, construídos ou mantidos pelo Poder Público:
I - meio-fio ou calçamento, com canalização de águas pluviais;
II - abastecimento de água;
III - sistema de esgotos sanitários;
IV - rede de iluminação pública, com ou sem posteamento para distribuição domiciliar;
V - escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de três quilômetros do local considerado.
A legislação municipal pode ainda considerar urbanas as áreas urbanizáveis, ou de expansão urbana, constantes de loteamentos aprovados pelos órgãos competentes, destinados à habitação, à indústria ou ao comércio, mesmo que localizados fora das zonas definidas nesses termos.
No Brasil a classificação das zonas urbanas obedece às normas da Instrução nº 4/79 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Urbano – CNDU



31 comentários:

  1. Seu blog é ótimo. tem me auxiliado bastante.Sou professora do 4ºano (antiga 3ª série)

    ResponderExcluir
  2. eu amei seu blog estava fazendo uma pesquisa pra fazer um trabalho com sobre zona rural e urbana achei
    esse blog nós ajudou muito
    obrigada!

    kelly-novo gama GO

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito, mas não encontrei figuras para clorir de crianças da zona rural e urbana. Onde encontro?
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. mas que imagens mais bonitas pense ue ate ceria ser esses pesonagens que lido gostei valeu

    ResponderExcluir
  5. olá... gostaria de saber se pode postar algum projeto que trabalhe zona rural e urbana com educação infantil... yara 23 anos- professora

    ResponderExcluir
  6. ola este saite e muito inspirado num teste de gravidez todo cor de rosa ui..........

    ResponderExcluir
  7. Quando dei esta pequena ficha aos meus alunos eles divertiram-se imensso, eles disseram-me que gostaram da actividade, pois eu tambem lhes disse que era uma actividade extra corricular. beijos e parabens pelo saite. Professora de 4º, 2º, 1º anos de escolaridade do 1º ciclo.

    ResponderExcluir
  8. gostei do seu blog mais não fala sobre oq, eu quero.
    explicações sobre zona rural ook bjosss...

    ResponderExcluir
  9. SEU BLOG É MUITO ESPECIAL.....

    ResponderExcluir
  10. ai fala a verdade amei a minha filha so pega coisa a qui

    ResponderExcluir
  11. Perfeito seu artigo sobre as diferenças existentes no mesmo grupo social. Vou levá-lo para a sala de aula.
    bjim

    ResponderExcluir
  12. E o porquÊ dos enguarrafamento nas grandes metropóles?

    ResponderExcluir
  13. GOSTEI MUITO SO NÃO GOSTEI DE UMA COISA : O TAMANHO DA ZONA RURAL- E DA ZONA URBANA NÃO SÃO

    EXPLICADOS GOSTARIA DE SABER QUAL E O TAMANHO DE CADA UM DELES ASSIM FICARIA MAIS EXPLICADINHO
    OK! OBRIGADA SE FOR ATENDIDA.

    ResponderExcluir
  14. GOSTARIA DE SABER O TAMANHO DA ZONA RURAL E ZONA URBANA

    ResponderExcluir
  15. nossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssa me ajudou muito a minha pesquisa saiu um massimo!sorte a minha de ter encontrado esse blog!valeu miuto obrigada

    ResponderExcluir
  16. quero mais coisa sobre zona rural

    ResponderExcluir
  17. amei seu blog, maravilhosa, parabens de pessoas como vc é que estamos precisando e poucos são reconhecidos e valorizados.
    graanndeee abraço.
    Carla, Belem Pa.

    ResponderExcluir
  18. sou da turma do quarto ano e preciso muito desse tipo de site ele é muito legal e fácil de entender

    ResponderExcluir
  19. Oi eu faço Magistério estou no ultimo ano gostaria de uma mobilização para zona rural e urbana será que poderia me ajudar ? Beijoos

    ResponderExcluir
  20. sou uma aluna este blog esta me ajudado para fazer um trabalho muito obrigada esse blog e otimo para as crianças......

    ResponderExcluir
  21. adorei esse blog esta me ajudando muito nas tarefas e nos trabalhos

    ResponderExcluir
  22. gostei muito to fazerdo um trabralho de geografia para 5 serie

    ResponderExcluir
  23. adorei eu fis ate com o meu irmao adorei

    ResponderExcluir
  24. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk adorei

    ResponderExcluir
  25. adorei suas sugestões ,minha turma é 3º ano,com muitas dificuldades,iades fora da série.Um abraço.

    ResponderExcluir