sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Símbolos do Natal! (natalinos)



Sexta é dia de Vídeo e de artesentão iniciarei por artes;
Na rodinha perguntei se eles sabiam o que eram os símbolos do Natal, e como sempre eles sabem exemplificar e não sabem definir, diziam: é árvore, o papai noel... Depois que eu escutei todos os exemplos eu disse que símbolo é uma coisa que lembra outra...Assim, se eu mostrar uma figura de Papai Noel eles vão lembrar de presentes, Natal etc...Foi então que apresentei a atividade para fazer um jogo de encaixe figura- palavra, eles ficaram radiantes! Coloriram e colaram em papel durinho, depois eu cortei para eles e fiz um envelopinho que também decoraram, ficou legal, mas eu queria ter feito com papel de presente natalino :(
PRESÉPIO:
Introduzido por São Francisco de Assis no século XII, consiste na apresentação em pintura ou escultura das pessoas, do local e do ambiente em que Jesus nasceu.

O presépio nos lembra o nascimento do menino-Deus. Ajuda-nos a refletir sobre o fato e nos anima a sermos gratos a Jesus que não hesitou em descer do céu e alojar-se numa simples manjedoura. Na comunhão está todo o sentido do Natal.

ÁRVORE DE NATAL:
Simboliza o reino de Deus:"Eu sou a árvore, e vós sois os ramos". Quado iluminada, a árvore lembra que Cristo é a luz do mundo. O pinheiro nos leva a pensar que sua resistência aos rigores do frio europeu é o simbolo da vida e da graça. O verde fala da esperança da vida eterna.

ANJOS:
Mensageiros de Deus na história da salvação. São o sinal de que "os céus se abriram e Deus visitou seu povo". Simbolizam a comunicação com Deus.

ESTRELA:
Os magos vindos do Oriente á procura de Jesus, foram guiados por uma estrela até Belém. A estrela tem 4 pontas e uma cauda luminosa. As quatro pontas representam as 4 direções da terra: Norte, Sul, Leste, Oeste, de onde vem os homens para adorar a grande luz que é uma estrela de fé, de amor, de esperança para o seu irmão...

VELAS:
As velas simbolizam a presença de Cristo como luz do mundo. Ele próprio disse:"Eu sou a luz do mundo.Quem anda comigo não anda nas trevas". Cada Natal deve renovar a nossa fé em Jesus e nosso empenho de viver n'Ele, e como Ele, a luz do mundo.

BOLAS COLORIDAS:
As bolas coloridas, que adornam o pinheirinho querem significar os frutos daquela árvore viva que é Jesus.Representam os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos trouxe. São as boas ações daqueles que vivem em Jesus, como Jesus.

PRESENTES DE NATAL:
Figuram o presente máximo, o dom de Deus, que é seu Filho, e que nos foi dado como Irmão primogênito.

CARTÕES DE NATAL:
Os cartões de Natal devem ser enviados somente aos verdadeiros amigos, pois originam-se da necessidade que o ser humano tem de comunicar-se e compartilhar sua vida com as pessoas que ama. Desejar um "FELIZ NATAL" de todo o coração a uma pessoa que ofendemos durante o ano é a melhor reconciliação e vivência do Natal.



Já o vídeo foi um que eu sempre deixo escorrer algumas lágrimas quando vejo é o EXPRESSO POLAR , uma animação bem elaborada com o Tom Hanks é linnnndo e eu amo!

Sinopse
É véspera de Natal e um garoto (Tom Hanks) está acordado. Sem acreditar mais em Papai Noel, ele espera por algo que faça com que sua crença na figura natalina retorne. De repente ele ouve um grande barulho, indo para fora de sua casa. O garoto então vê à sua frente um gigantesco trem negro com destino ao Pólo Norte, cujo condutor (Tom Hanks) o convida para embarcar. Após certa relutância, ele decide seguir viagem vejam uma parte aqui!

9 comentários:

  1. nossa adorei! me ajudou muito no meu trabalho de educação religiosa, parabéns o texto é otimo

    ResponderExcluir
  2. Amei esse site ajudou muito no meu aprendizado da importancia que o natal tem para nois feliz natal para todos e um feliz ANO NOVO e um 2012 CHEIO DE ALEGRIA!:)

    ResponderExcluir
  3. Amei esse site e me ajudou muito no meu apredizado sobre o natal e seus simbolos

    ResponderExcluir
  4. adorei me ajuda a fazer meus trabalhos

    ResponderExcluir
  5. Bacana essas informações!!!!

    ResponderExcluir
  6. Hi there! Do you use Twitter? I'd like to follow you if that would be okay. I'm
    undoubtedly enjoying your blog and look forward to new posts.
    Feel free to surf my page : online casino 32x

    ResponderExcluir