quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Sugestões de Atividades de leitura e Escrita


1. O mundo da escrita:
Aprender a ler e entrar no mundo da escrita, Antes de chegar ao domínio da leitura, a criança faz um verdadeiro percurso.

1. Os escritos do espaço urbano:
São os que encontramos na rua, nos lugares públicos. Por tanto estão sempre contextualizados, Trabalhar com esses escritos é habituar as crianças a servirem -se de indicações fornecidas pelo meio para prepararem para ler.

2. escritos do espaço doméstico:
São a maioria impressas em papel (etiquetas variadas), ou em papelão como caixas de embalagens, plásticos em materias de limpeza, embutidos ou impressos no metal( bebidas em lata, conservas, enlatados, tampas de vidros e moedas)

  1. Identificação de produtos alimentares
  2. Identificação de demais produtos limpeza, higiene...)

3. Descobrir os livros e os Jornais: Ensinar a amar os livros e conviver com eles é uma missão que a escola deve se empenhar, as bibliotecas de escola com livros cuidadosamente escolhidos são grandes aliados.

  1. Os Recursos Familiares: As famílias geralmente tem mais jornais que livros, e as crianças tem mais familiariade com eles.
  2. Os programas de televisão: A televisão contribui para uma gigantesca rede de imprensa destinada a produções que estão por vir, utilizar a televisão a favor da alfabetização é uma forma inteligente de atrair a criança.

4. Troca de Livros ou revistas infantis: Numa sala é muitos alunos que tem em casa livros e revistas infantis, que compram ou recebem em jornais ou ganham de presente.O professor pode pedir que as crianças tragam para trocar no momento de aula.

5. A livraria: A maioria das crianças nunca entrou em uma livraria, e até mesmo ignora a existência de tal comércio: quando muito, viram a seção de livros em grandes supermercados. Propiciar uma visita seria válido ou mesmo um vídeo, gravuras etc .

57 comentários:

  1. karla amei seu blog, sou educadora de Eja, se quiser trocar ideias meu e-mail flaviabcruz@yahoo.com.br... bjos flávia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. karla gostei muito do seu blog, pois sou e ducadora e adoro trocar conhecimentos,sou professora do ensino fundamental,meu e-mail cilenecissa@yahoo.com.br

      Excluir
    2. Ô anônimo pessoas como vc é que fazem o país retroceder. vai ler um jornal e depois o entrega em uma escola pública, lá ele terá muita seventia. Socorro

      Excluir
  2. Karla gostei muito de seu glog, sou coordenadora pedagogica,se quiser trocar ideias neu e-mail a_ssimoes@hotmail.com ... bjs Adma Simões

    ResponderExcluir
  3. Benzinho em que país vc está??? Não deve ser o Brasil. Muitas crianças que tem livrinhos de história em casa??? Vc deve lidar com crianças ricas não é? Pq aluno de escola pública e em especial das camadas mais pobres da população só sabe o que é jornal pq recebe o pedaço qndo faz compra em botequim e o mesmo serve de papel de embrulho, do contrário...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOSSA VOCÊ DEVE SER UMA EXCELENTE PROFESSORA. BENZINHO JORNAL E REVISTA DEVERIA TER EM SUA CASA COMO MATERIAL DE APOIO.

      Excluir
    2. Queridas professoras!
      Ocupem-se em dar suas aulas e deixem de ser irônica com nossa amiga. Afinaléla teve muito trabalho para construir esse blog e receber esse tipo de comentário.

      Excluir
  4. Bem á vc que postou como anônimo, olha, eu trabalho em uma escola pública na periferia de Fortaleza, no nordeste onde as coisas são mais difíceis que no sul e sudeste, próximo a um antigo aterro de lixo, lá as crianças pedem em sinal e muitas vezes só comem na escola, mas veja, jornais eu arrumo mesmo usado... e boa uma vontade de fazer diferente me ajudam bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adorei sua resposta...o nosso país precisa de pessoas como você...
      Cida do Guarujá

      Excluir
    2. Cara, Cida ao invés de criticar o trabalho dos outros, porque não sugere algo criativo?

      Excluir
    3. Isso mesmo colega.
      Estamos precisando de exemplos e iniciativas como a sua. Parabèns

      Excluir
  5. gOSTEI DA SUA RESPOSTA, ELA FOI A ALTURA. sOU PROF DA ESCOLA PÚBLICA DE UM BAIRRO PERIFERICO DE FORTALEZA E OS MEUS ALUNOS APESAR DE SUA EXTREMA POBREZA POSSUEM LIVROS SIM, MUITOS ADQUIRIDOS POR FILHOS DOS PATRÕES DE SEUS PAIS.

    ResponderExcluir
  6. Sandra Raquel Mattheis De Faveri15 de maio de 2010 às 09:11

    Oi!!!
    Gostei muito do seu blog. Sou professora de Língua Portuguesa (ensino fundamental) e estou fazendo estágio no EJA. Também tenho várias ideias. Se quiser...podemos trocar algumas.
    Abraço!!!
    Sandra
    sara.faveri@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. suas ideias são válidas . Tamb já uso essas e outras que ajudam na fomaçõ de leitores.
    gst da resp tem gnt que só sa fi em cm do muro a crit enquanto o tempo psa. são sem iniciat. e qr que tds sej =

    ResponderExcluir
  8. Por acaso encontrei seu blog e percebi a breve discursão em relação aos alunos de periferia.Gostaria de dizer a quem escreveu anônimo é por que só gostaria de provocar, e parece por que nos sentimos incomodado da maneira como colocou sua opinião. Não sei em que mundo vc vive, diria que deve ser bastante cruel. Vc como conhecedor(a) dessa crueldade devria era ajudar para que essas crianças daq alguns tempos não pensem como vc. Faça algo por elas.

    ResponderExcluir
  9. Encontrei seu blog, procurando atividades para alfabetização, por acaso e gostei muito e suas ideias em relação à leitura é muito prático e simples. Todos podem realmente fazer.Feiquei triste em ver que ainda existe pessoas que não dão importancia a educação como quem lhe despretigiou. Sinto em dizer que trabalho em uma escola municipal e nessa escola existe uma "PROFESSORA" que pensa tambem assim.Ela é muito.....tudo que não é bom.
    VC é dddd++++ continue fazendo a diferença.

    ResponderExcluir
  10. Estou iniciando agora com alfabetização. E observando sus sugestoes tive diversas ideias que me ajudarão bastante, quero fazer a diferença como vc... Um grande abraço e parabéns.

    ResponderExcluir
  11. AMEI SEU BLOG,PROCURANDO ATIVIDADES PARA CRIANÇA, COMDICULDADE DE LEITURA GOSTEI DAS SUAS IDÉIAS PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  12. FALA SÉRIO!AINDA EXISTE EDUCADORES COM VISÃO TÃO PESSIMISTA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que podem realmente ser chamados de educadores?

      Excluir
  13. gostei muito das sua idéias... isso vai ajudar bastante.

    ResponderExcluir
  14. GOSTEI MUITO DE SUAS IDEIAS,ESTOU PROCURANDO ATIVIDADES COM DADOS PARABÉNS AGORA SEI A QUEM SEGUIR, ACREDITO NO POTENCIAL DOS ALUNOS,BASTA O INCENTIVO E TUDO PODE ACONTECER.SOU PROFESSORA DE GEOGRAFIA MAS ENCONTREI OPORTUNIDADE DE TRABALHO EM ALFABETIZAÇÃO ESTOU ADORANDO É MUITO GRATIFICANTE.TENHO APENAS MAGITÉRIO DO ENSINO MÉDIO, ANO QUE VEM PRETENDO FAZER PEDAGOGIA.ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  15. sou professora de educação infantil e não sei o que fazer para chamrar atenção de alguns alunos para a leitura.

    ResponderExcluir
  16. gostei muito vou colocar em tratica

    ResponderExcluir
  17. sou professora do ensino fundamental 1 estou querendo muitas extratégias para encinar meus alunos ler, eles agora que vieram dispertar pela leitura e escrita.quero muito ajuda em dinamicas ,textos em enfim,tudo que for bom para desenvolver meu trabalho e tornar prazeroso.

    ResponderExcluir
  18. Prezadas amigas educadoras e apaixonadas pelo prazer de ensinar! Para mím, qualquer recurso que as pessoas utilizam para divulgar o seu trabalho, especialmente o referente a educação deve ser respeitado. Louvo com alegria sua iniciativa, Karla Brasil de Porto Velho, por divulgar o seu conhecimento. Acredito que há ainda algumas professoras que desconhecem o trabalho espetácular de profissionais do ensino, assim como você, que dão show utilizando os recursos que possuem nas areas de periferia, nas zonas rurais, enfim,aonde tiver "escola" e possibilidade de promoção do conhecimento. E claro!!!!!!!!!!!!!!! Crianças de regiões carentes sabem sím o que seja livro, jornais, internet e ect! Agora, para aquelas que ainda não tiveram a chance de conhecer esses recursos, cara "anonima", cabe a nós, a você amiga, a mostrar divulgar e promover conhecimento, não acha? Um abarço para você Karla Brasil e parabens pelo Blog. Meu nome é Elízia Maria de Medeiros, resido e ensino numa escola de João Pessoa Paraíba.

    ResponderExcluir
  19. Comecei dar aula de reforço preparatório.Os alunos participarão da prova Brasil. São aulas de Portugues para as turmas de 4ª(5ºano) (8ª 9ºano) Estou querendo sugestão de atividades viáveis e que torne os alunos com vontade de aprender.Percebi que muitos não sabem ler e isto os deixam desmotivados.
    CONTO COM SUA AJUDA UM ABRAÇO.
    Conceição

    ResponderExcluir
  20. ADOREI SEU BLOG!!!!!!!!!!!!!!! ME AJUDOU BASTANTE NA PESQUISA DAS ATIVIDADES.
    BJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de conhecer algumas atividades de leitura e escrita.
    Doraci - supervisora

    ResponderExcluir
  22. Sou estudante de Pedagogia e acho suas id�ias bastante v�lida. Parabens pelo blog...

    ResponderExcluir
  23. MARIA JOSÉ SILVA DORNELAS24 de novembro de 2011 às 12:06

    Parabéns,por fazer a diferença,saiba que sempre vai encontrar alguém que lhe queira deixar para baixo.Maria Jose Silva Dornelas.Pedagoga Riachinho MG.

    ResponderExcluir
  24. Oi Karla, adorei seu cantinho. Virei te visitar mais vezes. Espero vc no meu blog e sua participação no meu 1º sorteio.

    http://professoravaleriaeduc.blogspot.com
    Karla Valéria

    ResponderExcluir
  25. Amei seu blog obrigada por fazer parte de pessoas que querem fazer a diferença na educaçao .Parabens!!!!

    ResponderExcluir
  26. KARLA SÃO EDUCADORES COMO VOCÊ QUE FAZEM A DIFERENÇA. SUAS IDÉIAS SÃO ÓTIMAS!

    ResponderExcluir
  27. Vamos estudar cada vez mais para poder ensinar os alunos de forma correta.

    ResponderExcluir
  28. ADOREI,ENCONTREI TAMBÉM SEU BLOG POR ACASO VOCÊ E ÓTIMAAA...EU TRABALHO COM EDUCAÇÃO INFANTIL É ESTAS DICAS SÃO EXECELENTES BJS

    ResponderExcluir
  29. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG, AJUDOU-ME BASTANTE PARA O ENCONTRO PEDAGOGICO COM MEU PROFESSORES. OBRIGADO. MAUES/AM

    ResponderExcluir
  30. Adorei seu blog, o fato de vc postar suas matérias já prova que o seu saber é dividido e com isso ele só aumenta...obrigada...um abraço
    Cida do Guarujá

    ResponderExcluir
  31. karla adorei seu blog
    a minha filha esta na 2ºserie e esta com dificuldades
    para escrever ou relacionar letras aos nomes corretos
    e estou procurando um meio de ajuda-la.e acho que encontrei..
    obrigada

    ResponderExcluir
  32. Gosto da ideia de se trabalhar com as crianças, diversos gêneros textuais, onde a mesma vai tendo a oportunidade de conhecê-los e saber que não só existem "contos de fadas" mas sim uma variedade de textos riquíssimos para se ler. Ficando mais fácil na hora de se produzir textos, pois os alunos tem mais autonomia para escrevê-los.

    ResponderExcluir
  33. gostaria de conhecer atividades que facilite o adulto a ler estou com uma turma da EJA e esta muito dificil ,ja tentei trabalhar com bulas, poemas mais o problema e mais dificil do que pensava eles tem dificuldades de asoletrar por favor caso possa ajudar meu contato e lanny_0805@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. GOSTEI DO SEU BLOG.ESTAVA PRECISANDO DE ALGUMAS ATIVIDADES PARA ALUNOS SÍLABICO ALFABÉTICOS. VALEU!ME AJUDOU BASTANTE.

    ResponderExcluir
  35. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  36. Suas ideias sobre leitura são muito importantes,pois tudo o que é feito em prol da educação é válido.Parabéns,pois só quem ama a educação tem essas atitudes.Só os incompetentes ficam criticando porque não tem inicitiva,não sabem fazer a diferença e só sabem criticar.Continue fazendo a sua parte.

    ResponderExcluir
  37. Suas ideias sobre leitura são muito importantes,pois tudo o que for feito em prol da educação é válido.PARABÉNS!continue fazendo a difernça,é disso que precisamos na educação!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Sou estudante de pedagogia, estou fazendo uma pesquisas sobre leitura nas series iniciais e acredito sim que atividades diferenciadas contribuem muito com o aprendizado dos alunos. O que eu não acredito é que ainda exista profissionais tão pessimistas ou tão sem criatividade aponto de fazer criticas tão irrelevantes.

    ResponderExcluir
  39. CARA COLEGA KARLA BRASIL, ENCONTREI SEU BLOG, POR ACASO, TAB PROCURANDO SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE LEITURA E ESCRITA.SOU PROFESSORA DA REDE PUBLICA E SEI O QUANTO SÃO CARENTES A NOSSA CLIENTELA,SÓ UM SEM NOÇÃO, Q TALVEZ Ñ VIVA A REALIDADE DO NOSSO PAÍS E Q FALA UMA BOBAGEM COMO ESSA Q Ñ TEM NEM A CORAGEM DE MOSTRAR A CARA POR SER O PROPRIO PRECONCEITO CONTRA POBRES.SOU DO SERTÃO DA BAHIA ONDE TENHO ALUNOS Q TEM DIAS Q Ñ TEM NEM ÁGUA PRA BEBER, MUITO MENOS UM JORNAL , UM LIVRO NOVO, MAS SEI Q A EDUCAÇÃO É A PORTA DE ESCAPE PARA ESSAS CRIANÇAS, POR ISSO GOSTARIA DE COMPARTILHAR ATIVIDADES Q VENHAM AJUDAR A TIRAR ESSAS CRINAÇAS DESSE MAR DE INJUSTIÇAS Q OS NORDESTINOS VIVEM, CONSEGUINDO TORNA-LOS CIDADÃOS LETRADOS, CAPAZES DE LUTAR POR UM PAIS MAIS DIGNO, E LIVRE DE TANTOS PRECONCEITUOSOS.ESTOU CONCLUINDO A PÓS GRADUAÇÃO DE PSICOPEDAGOGO E QUERO COMPARTILHAR E RECEBER IDEIAS, MEU HIMAIL MDGNETTO.BA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  40. Por um acaso encontrei esse blog e lendo os comentários me deparei com um de alguém que não se identificou. Observei também a resposta dada pela dona do blog. AMEI!
    Eu sou professora da rede pública municipal da região nordeste e minha escola está localizada na zona rural. Mas nem por isso eu deixo de trabalhar com os mais variados materias seja ele escrito ou não. Pena que infelizmente ainda exista pessoas como essa que criticou. Cara, se vc não gosta do que faz, sai dessa. Procura outra profissão que te levante o astral.

    ResponderExcluir
  41. parabéns, gostei dos seus comentários no seu blog,me
    incentivou muito a mostrar a realidade aos pais dos meus aluno,sobre a importancia de uma leitura saudável e o qunto a televisão educa e deixa de educar. Parabéns!!!!


    Abraços: Lucicleide de Governador archer-MA

    ResponderExcluir
  42. Adorei suas sugestões para trabalhar com a oficina de leitura. Estou desenvolvendo um trabalho de intervenção para a facudade, Já que observei que as crianças ainda tem muitas dificuldades de ler e escrever corretamente. Principalmente os o do 3º ano ensino fundamental. Posso usar suas sugestões no meu trabalho BJS

    ResponderExcluir
  43. Karla excelente trabalho e modelo para criar novas atividades.bjs,Araripina-PE.

    ResponderExcluir
  44. SER EDUCADOR, É UM PRESENTE DOADO PELO CRIADOR, QUE NOS CONFIA ESTE OFICIO DE MEDIAR OS DIVERSOS CONHECIMENTOS QUE AO LONGO DO TEMPO VAMOS ENTENDENDO COMO ÚTIL NA VIDA DE TODO CIDADÃO. O SEU BLOG É O QUE MUITOS EDUCADORES PRECISAM PARA DESENVOLVER NOVAS METODOLOGIAS E TRILHAR NOVOS CAMINHOS, RUMA A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. PARABÊNS.
    ALBERTINO.

    ResponderExcluir