terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Projeto História em Quadrinhos (HQ) Turma da Mônica!
















Introdução:


As histórias em quadrinho da Turma da Mônica conhecidas conhecidas pelo público infantil e podem ser usadas em sala de aula para trabalhar diferentes temas transversais e conteúdos. Como os personagens também são crianças, é esperado que os alunos se identifiquem com algum deles. Neste trabalho iremos usar a Mônica, o Cebolinha, a Magali, o Cascão e o Chico Bento como personagens centrais para trabalhar temas transversais com as crianças, não excluindo os demais.



Justificativa
O presente trabalho tem por objetivo transformar o trabalho do professores em sala de aula de em uma maneira lúdica e prazerosa, no sentido de desperta para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.


Objetivo
Levar o aluno a conhecer um outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador
Construir uma história em quadrinhos a partir de parâmetros adquiridos nos estudos anteriores.



Clientela (Perfil da Turma)
Alunos do 1º Ano – (Alfabetização - de 6 anos)

Número de Aulas
10 aulas ou mais- Sendo que 2 ou 3 por semana, dependendo do interesse dos alunos


Estratégia:
Conversa com todo grupo sobre o que é uma história em quadrinhos e quais as favoritas de cada um
Leitura individual de uma tirinha da turma da Mônica
Trabalho com a leitura em voz alta
Interpretação da seqüência dos quadrinhos e discussão sobre a diferença entre um texto composto basicamente por diálogos e textos narrativos

Escolha do personagem favorito



Recursos de Ensino
Começar o projeto com um estudo sobre a vida e obra do autor Mauricio de Souza.
Cartaz da Turma da Mônica.
Fazer uma sessão de cinema e passar o DVD da Turma da Mônica (Paramount Pictures.)
Disponibilizar gibis para as crianças folhearem e lerem.
Todos os dias ler uma história da Turma da Mônica para a turma e discutir com eles quais temas que ela aborda
Confeccionar um bichinho de estimação da Mônica para as crianças e colocar no palito
Colorir boneco do cebolinha
Levantamento dos nomes de personagens com uso de cartazes, ou seja, uso do ambiente alfabetizador para consulta
Propostas de caça-palavras, palavras cruzadas, ditado e leitura dos nomes dos personagens
Pesquisar sobre os tipos gráficos de balões onde estão escritos os textos: cada criança com um gibi em mãos, deverá registrar em sua folha aqueles encontrados

Escrita espontânea de uma história em quadrinhos e nomes de personagens

CD Música da Turma da Mônica



Conteúdos:

Linguagem:

Análise fonológica (contagem de sílabas, primeira sílaba, dissílaba, monossilabas...), escrita espontânea, formação de palavras, frases e textos apartir de figuras, textos coletivos.



Estudos Sociais (Sociedade)

Diferenças entre Zona Urbana e Zona Rural e as diferenças sociais com o Chico Bento



Ciências (Natureza)
Reconhecer que a higiene corporal é um fator para o bem estar e para a convivência social com o Cascão


Matemática- Tratamento de Informações:

Fazer a contagem e o grafico dos persongens principais que eles mais gostaram.



Incentivos:

Lembrancinhas em palitinhos

Pinturas,

Máscaras,

Calendário para colorir,

Adesivos para cadernos,

Incentivos para cadernos

Cartazes de Combinados, regras de convivência


Hoje eu comecei pelo preenchimento de calendário e fiz uma lembrancinha super simples que fiz em sala, imprimi um bilhetinho colorido da Turma da Mônicva que já postei aqui e colei em papel durniho (cartolina, 40kl ou 60 kl) pintei as bordas deram 16 quadradinhos em cada folha econômico!, colei canudinho com cola, mas não achei seguro, dai coloquei fita gomada e o canudo pode ser em um palitinho também eles ficaram bem felizes e isso é o que importa

39 comentários:

  1. Olá, Karla!
    Em 2008 organizei várias atividades com a turma da Mônica. Foi muito bom! As crianças adoraram! Registrei no blog LER E ESCREVER É SÓ COMEÇAR - http://professoraaparecida.blogspot.com
    Dê uma olhadinha,talvez voc~e aproveite alguma idéia.
    Abraços,
    Aparecida

    ResponderExcluir
  2. Julia e Suellen....
    Oie....
    gostamos muito da nova idéia........muito mais inspiraçao e animaçao.

    ResponderExcluir
  3. MUITO LEGAL SUAS FIGURAS VIU KARLA, VOU COPIAR.
    BEIJUUUSSSS!

    ResponderExcluir
  4. oie...
    Simplesmente amei o seu blog♥
    é muito fofo! e legal!
    Karina

    ResponderExcluir
  5. COISA ORRIVEL,NÃO GOSTEI NEM UM POUCO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem escreve a palavra HORRÍVEL com O, pode não ter entendido a proposta pedagógica da professora que postou seu projeto que por sinal, é bem interessante.

      Excluir
    2. retardado horrível é com H não com O estude português
      para depois escrever em um blog de uma educadora ouviu bem ou melhor LEU bem??????????????????????

      Excluir
    3. Realmente nem tem direito de dar opinião.

      Excluir
  6. adoro monica joveem é mto massaaah

    ResponderExcluir
  7. oi Karla,
    Muito legal sua idéia vou copiar. Obrigada pelas dicas e amei seu blog.
    bjs.
    Jack e Cruz
    José de Freitas/PI.

    ResponderExcluir
  8. eo sou lilian tenho 9 anos adoro todos
    os quadrinhos da monica

    ResponderExcluir
  9. Valeu Karla eu tambem estou desenvolvendo um projeto sobre historias em quadrinhos e estou visitando o seu blog para tirar umas ideias.

    ResponderExcluir
  10. oi moniqunha eu sou gabriela vitoria! adoro a turma da monica, principalmente a magali pq eu sou igualzinha a ela. gosto muito de comer e minha fruta predileta é melancia! tenho 9 anos e queria q vcs mandasse um bjinho pra mim!

    ResponderExcluir
  11. oi monica sou igual ao cebolinha engraçada como a magali de vez em quando não gosto de banho como o cascão e sou linda charmosa ,estilosa; e atrai todos com o charminho sabe ser amiga e tambem tenho um coelhinho igual ao sansão o nome dele è sansão beijos para turminha amo vcs {voces} bjossssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss 1.000000000000000000000023

    ResponderExcluir
  12. oi monica quero agradecer o Mauricio e a produção do msp por te criados essa turma tão maravilhosa q eu amo beijos adoro voces compro toda semana os gibis da turma sou igual a magali e o cascão pq sou comilona e tambem as vezes não gosto de tomar banho beijos para todo turmaaa!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. gente amo as historias da turma da mÔnica e eu tenho 13anos.
    beijos
    CAROL

    ResponderExcluir
  14. e queria que a monica e o cebolinha namorasem e eles ficam brigando

    ResponderExcluir
  15. monica bate em cebilinha bastante

    ResponderExcluir
  16. oi Karla adorei seu bog,me ajudou baastante na produção de um projeto obrigada visitarei sempre parabéns

    ResponderExcluir
  17. Oi Karla, sou educadora series inicias e atualmente desenvolvo um projeto de historia em quadrinhos (turma da mônica)e achei seu blog muito interesante, dando varias ideias de trabalho, permita-me utilizar algumas dicas suas.Gostaria de trocar ideias!
    Beijos. Marly
    Manaus/Am

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu blog!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. eu amo porque amo as historias da monica tenho 123 gibis só dela a noite eu fico lendo porque não consigo ormi muito vou dormi 5:00 horas da manhã só lendo os meus gibis é so´ isso que tenho pra falar da turma da monica e´vocés não tem nada pra falar??????

    ResponderExcluir
  20. oi turminha eu gosto muito de vocês
    gostaria de conhecer vocês
    eu e a minha melhor amiga Ana Letícia gostamos
    muito de toda turma eu ja tenho 17 gibi
    todo mudo da minha sala gosta de vocês
    a minha professora rosana adora vocês
    meu nome e Izabela tenho 7 anos
    e gosto muito de vocês .fim

    ResponderExcluir
  21. Pow ... euu amúh mt vcs adorooo muito desde pequena sou fâ ... queria mt conheçer todods vcs ... seria otimOOOOOOOOO conheçer vcs seria me sonho realizado..<3



    Amoooooooooo todos vcs e queria conheçer todos vcs...!!!

    ResponderExcluir
  22. a monica é feia piquena mas quando ela cresceu ficou um arrazo!!!linda d+♥

    ResponderExcluir
  23. me mande histórinhas da turma da mônica sobre a primavera por favor atéh terça feira por favor fassa isso

    ResponderExcluir
  24. eu queria que eles transacem

    ResponderExcluir
  25. Adorei seu trabalho relacionado as historias em quadrinhos,pois acredito que a diversidades nas leituras deve estar sempre presente.Parabèns.

    ResponderExcluir
  26. ADOREI! SEU TABALHO INSPIROU-ME A FAZER DE MINHA SALA DE AULA UM LUGAR PRAZEROSO DE APREDER.

    ResponderExcluir
  27. Pró,
    Você ama o que faz, adorei seu trabalho,
    parabens!
    Professora Edilma
    Botuporã - BA
    edilma.mag@hotmail.com

    ResponderExcluir
  28. EU AMEI,AMEI,AMEI DE CORAÇÃO,MUITO OBRIGADO KARLA!!!!!

    ResponderExcluir
  29. Gostei da sua idéia, vou me inspirar e fazer um projeto com minhas turmas.

    ResponderExcluir
  30. eu adoro a tur,a da monica

    ResponderExcluir
  31. eu amo a turma da monica

    ResponderExcluir
  32. MEU NOME É LORENA TENHO 10 ANOS DES DE PEQUENA GOSTAVA DA TURMA E AGORA ESTOU GOSTANDO + AINDA DA TURMA DA MONICA JOVEM E APOSTO QUE LOGO VAI LANÇAR A TURMA DA MÔNICA ADULTA E DPS IDOSA LOGO APOS VEM A MORTE DESSA TURMINA MARAVILHOSA QUE GOSTO MUITO BJSS =D

    ResponderExcluir