segunda-feira, 25 de maio de 2009

Marcação para Quadrilha Junina (passos)


Para quem está procura da marcação para o momento da quadrilha, aqui vai a dica.

Depois de casar os noivos, começa o arrasta-pé.

1- Vamos entrando! Os pares entram de braços dados no arraial, as damas a esquerda dos cavalheiros. Os noivos ficam na frente da fila. Depois, damas e cavalheiros se separam, formando uma fila de cada lado.

2 - Cavalheiros cumprimentam as damas! Com os braços atrás das costas, os cavalheiros se aproximam de suas damas e as cumprimentam tirando os chapéus. Depois, voltam de costas para os seus lugares.

3 - Damas cumprimentam cavalheiros! Agora é a vez das damas irem até os cavalheiros para cumprimentá-los. Elas também voltam de costas para os seu lugares.

4 - Balance - As duas filas se aproximam e os pares requebram frente a frente.

5 - Tour! Os pares dançam juntos, girando sem sair do lugar.

6 - Começa o passeio! De braços dados, os casais saem andando até formarem um círculo.

7 - A grande roda! Todos formam uma roda e giram para a direita.

8 - Damas ao centro! As damas passam para dentro do círculo formando uma roda. As damas giram para a direita e os cavalheiros para a esquerda.

9 - Cavalheiros procuram suas damas! As damas param e os cavalheiros continuam rodando até alcançarem suas companheiras. Eles param a direita delas.

10 - Coroar! De mãos dadas, os cavalheiros levantam os braços, passando-os por cima da cabeça das damas. Depois, damas e cavalheiros giram para a direita.

11 - Cavalheiros ao centro! Todos formam a grande roda de novo. Depois, os cavalheiros passam para dentro do cí­rculo e giram para a direita. As damas giram para a esquerda.

12 - Damas procuram seus cavalheiros! Cavalheiros param e damas continuam rodando até alcançarem seus parceiros. Elas param a esquerda dos seus cavalheiros.

13 - Coroar! De mãos dadas, as damas levantam os braços passando-os por cima da cabeça dos cavalheiros. Todos giram para a direita.

14 - O caracol! Forma-se uma nova roda. Depois, o noivo solta a mão direita e vai puxando os outros para dentro da roda, formando um caracol. Chegando ao centro, ele faz o caminho de volta. Os que forem saindo do caracol formam uma fila única.

15 - Caminho da roça! Todos saem dançando, sempre em fila.

16 - Olha a chuva!Cobrindo a cabeça com as mãos, todos dão meia-volta e começam a andar para o outro lado.

17 - É mentira! Todos voltam dizendo "Aaahhh!".

18 - Olha a cobra! Os dançarinos pulam, gritam e dão meia-volta.

19 - Já mataram! Os participantes voltam dizendo "Aaahhh!"

20 - Continua o passeio! Os pares continuam o passeio de braços dados, com os noivos na frente.

21 - Atenção! Preparar para o travessia! Sem parar de dançar, os pares se dividem. Um casal vai para a direita e outro vai para a esquerda, formando duas filas.

22 - Travessia de damas! Ao ritmo da música, as damas aproximam-se umas das outras, balançando as saias com as mãos, e então se cumprimentam. 23 - Agora é a vez dos cavalheiros! Os cavalheiros se cumprimentam.

24 - Preparar o galope! Os casais se abraçam como se fossem dançar.

25 - Começar! O primeiro casal de uma fila (os noivos) e o último casal da outra fila trocam de lugar, dançando bem rápido. Quando terminarem, os dois outros casais seguintes trocam de lugar. E assim por diante até todos mudarem a fila.

26 - Descruzar! Da mesma maneira, os noivos recomeçam a troca e todos voltam aos seus lugares.

27 - Continua o grande passeio!De braços dados, os casais formam uma fila e passeiam em ziguezague.

28 - Olha o túnel! Os noivos ficam frente a frente e, de mãos dadas, levantam os braços. O casal seguinte passa por baixo e, em seguida, também ajuda na formação do túnel e assim por diante. Quando o túnel estiver totalmente formado, os noivos o atravessam e continuam o passeio. Os outros fazem o mesmo.

29 - Agora, a despedida! Em fila, os pares vão se despedindo dos convidados. As damas acenam com as mãos e os cavalheiros com os chapéus.



OUTRO EXEMPLO

Marcação para Quadrilha
Edição e Pesquisa de Lenise Resende


................................................................................................................
1.ª Parte: Comandos iniciais
................................................................................................................
A) Caminho da festa! - Os pares se dividem e se colocam nas extremidades. Entram no salão balançando os braços e param no centro, onde as duas filas se encontram.
B) Aos seus lugares!; Anarriê (en arrière, para trás) ou Returnê (returner) - Os pares voltam em marcha-a-ré até o ponto em que estavam.
C) Damas para um lado e cavalheiros para o outro! - Os pares se separam. Formam uma fileira de damas e outra de cavalheiros. Uma diante da outra. Cada cavalheiro fica em frente à sua dama.
........................................................
COMEÇA A MÚSICA
........................................................
1- BALANCÊ! (balancer) ou Balanceio! - Balançando o corpo no ritmo da música, damas e cavalheiros marcam o passo, sem sair do lugar. // Nota: Além de ser o primeiro comando "Balancê" é um grito de incentivo, repetido quase todas as vezes que um passo termina. Quando um comando é dado só para damas, os cavalheiros permanecem no "Balancê". E vice-versa.
........................................................
2- BALANCÊ COM SEU PAR:
A) Balancê! (Balanceio!) - Balançando o corpo no ritmo da música, damas e cavalheiros marcam o passo, sem sair do lugar.
B) Balancê vis-à-vis! - Os cavalheiros balançam o corpo e caminham até as damas. Ao chegar perto, entrelaçam o braço direito no braço direito da dama. O casal dá duas voltas e as damas param. Eles voltam aos seus lugares caminhando de costas.
C) Balancê! (Balanceio!) - Balançando o corpo, damas e cavalheiros marcam o passo, sem sair do lugar.
D) Ao centro! ou Anavan! (en avant) - Damas e cavalheiros avançam para o centro balançando os braços e cumprimentam-se com um aceno de cabeça.
E) Beija-flor! - As damas estendem a mão direita para o cavalheiro beijar.
F) Voa andorinha! - Os cavalheiros dão um passo pra trás. Sem largar a mão da dama, ficam semi-ajoelhados. As damas dão duas voltas pela esquerda, balançando o vestido com a outra mão. Eles levantam.
G) Voa gavião! - Os cavalheiros enlaçam a cintura da dama, com a mão direita. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão duas voltas para a direita.
H) Aos seus lugares! - Todos voltam aos seus lugares caminhando de costas.
I) Balancê! (Balanceio!) - Balançando o corpo, damas e cavalheiros marcam o passo, sem sair do lugar.
........................................................
3- SAUDAÇÃO; CUMPRIMENTO ou TRAVESSÊ: Esses comandos podem ser feitos em duas seqüências iguais (A,B,C,D - A, B, C, D) ou quase (A,B,C,D - C,D)
A) Cavalheiros, saudação! - (Cumprimento de cavalheiros) ou (Travessê de cavalheiros) - Sem sair do lugar, elas balançam o corpo. Eles, balançando o corpo, caminham até elas. Cumprimentam sua dama, flexionando o tronco e mantendo a cabeça erguida. Voltam aos lugares caminhando de costas.
B) Damas, saudação! - (Cumprimento de damas) ou (Travessê de damas) - Sem sair do lugar, eles balançam o corpo. Elas, balançando o corpo, caminham até eles. Cumprimentam seu parceiro, com mesura, levantando levemente a barra da saia. Voltam aos lugares caminhando de costas.
C) Saudação geral! - (Cumprimento de casal) ou (Travessê de casal) - Damas e cavalheiros vão para o centro ao mesmo tempo. Cumprimentam-se e voltam aos seus lugares caminhando de costas.
D) Damas e cavalheiros, trocar de lado! (Travessê de damas e cavalheiros) - As duas colunas vão para o centro ao mesmo tempo. Cruzam-se no centro pela direita e seguem até o outro lado do salão, trocando de lado. Eles, vão para o lugar antes ocupado por elas. E vice-versa. Ficando novamente de frente ao seu par.
........................................................
4- MARCAS AO CENTRO: (Antes do início da quadrilha, os pares são marcados pelo número 1 ou 2)
A) Primeiras marcas ao centro! - Só os pares do grupo 1 vão ao centro. Os demais fazem "Balancê".
B) Balancê! (Balanceio!) - No centro, os pares do grupo 1, balançam o corpo, sem sair do lugar.
C) Giro! ou Tur (tour) - O cavalheiro abraça a cintura da dama, com a mão direita. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão uma volta completa pra direita.
D) Aos seus lugares! - Os pares do grupo 1, cumprimentam-se. E voltam aos lugares caminhando de costas.
E) Segundas marcas ao centro! - Só os pares do grupo 2 vão ao centro. Os demais fazem "Balancê".
F) Balancê! (Balanceio!) - No centro, os pares do grupo 2, balançam o corpo, sem sair do lugar.
G) Giro! (Tur) - O cavalheiro abraça a cintura da dama, com a mão direita. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão um giro completo pra direita.
H) Aos seus lugares! - Os pares do grupo 2, cumprimentam-se. E voltam aos lugares caminhando de costas.
................................................................................................................
2.ª Parte: Comandos em círculo
................................................................................................................
PASSEIO!
A) Passeio! - As filas laterais giram pela direita e emendam-se em um grande círculo. Cada cavalheiro dá a mão direita à sua parceira. Os casais passeiam, balançando os braços soltos para baixo, no ritmo da música.
B) Trocar de dama! (Changê de dama!) - Cavalheiros à frente, ao lado da dama seguinte.
C) Mais uma vez! - O comando é repetido até que cada cavalheiro tenha passado por todas as damas e retornado pra seu par. (Se for dado o comando "passar duas" ou "passar três", passa duas ou três damas à frente.)
D) Trocar de cavalheiro! (Changê de cavalheiro!) - Damas à frente, ao lado do cavalheiro seguinte.
E) Mais uma vez! - O comando é repetido até que cada dama tenha passado por todos os cavalheiros e retornado pra seu par. (Se for dado o comando "Passar dois!" ou "Passar três!", passa dois ou três cavalheiros à frente. Se retornar ao "Passa um!", continuar repetindo "Mais uma vez!")
F) Dança da vassoura! - Uma das damas (a noiva) não participa e um dos cavalheiros fica sem par. Ao ouvir o comando "Trocar de dama!" ou "Changê de dama!" os cavalheiros trocam de par. Quem sobrar, dança no meio da roda com a vassoura.
G) Destrocar de dama! - Ao ouvir o comando os cavalheiros voltam para seu par.
H) Anavan tur! ( Avantur) - A dama e o cavalheiro dançam como no comando "Tur" (O cavalheiro abraça a cintura da dama, com a mão direita. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão uma volta para a direita) Após uma volta, a dama passa a dançar com o cavalheiro da frente.
I) Mais uma vez! - O comando é repetido até que cada dama tenha dançado com todos os cavalheiros e alcançado seu par. (Se for dado o comando "Passar dois!" ou "Passar três!", passa dois ou três cavalheiros à frente. Se retornar ao "Passa um!", continuar repetindo "Mais uma vez!")
........................................................
GRANDE PASSEIO!
A) Grande passeio! - Com as damas à direita dos cavalheiros, os casais passeiam de braços dados formando um círculo de casais. Dançam balançando os braços soltos pra baixo, no ritmo da música.
B) Damas à direita, cavalheiros à esquerda! - Soltam-se os braços. Damas fazem curva pra direita. Cavalheiros fazem curva pra esquerda.
C) Passeio dos namorados! - Quando os pares voltam a se encontrar no centro, dão-se os braços. O par guia sai junto pra direita e o seguinte pra esquerda. E assim sucessivamente. Quando os pares voltam-se a se encontrar no centro, formam uma só fila. Cada dama à frente do seu parceiro.
................................................................................................................
3.ª Parte: Comandos em fila
................................................................................................................
CAMINHO DA ROÇA: (Vários comandos podem ser acrescentados nesse passo)
A) Caminho da roça! - Damas e cavalheiros formam uma só fila e todos batem palmas. Ela fica à frente do seu parceiro. Caminham pra direita, balançando os braços. A fila deve deslizar como uma cobra pelo chão.
B) Olha a cobra! - Todos se voltam e caminham em sentido contrário, dizendo em coro:- Aiiiiii!
C) É mentira! - Damas e cavalheiros voltam a caminhar pra direita, dizendo em coro:- Ahhh!
D) Segue caminho da roça!
E) Olha a chuva! - Todos fazem meia volta, dizendo em coro:- Uiiiii!
F) Já passou! - Todos fazem meia volta, dizendo em coro:- Ahhh!
G) Segue caminho da roça!
H) Olha o buraco! - Todos fazem meia volta, dizendo em coro:- Uiiiii!
I) Já consertou! - Todos dão meia volta novamente, dizendo em coro:- Ahhh!
J) Segue caminho da roça! - Voltam para o "Caminho da roça".
........................................................
TRENZINHO ou CARACOL: (Escolher um só)
A) Trenzinho! - Damas e cavalheiros formam uma só fila, colocando as mãos nos ombros de quem estiver à sua frente. A 1.ª pessoa da fila (o guia), coloca as suas por cima dos ombros e segura as mãos de quem estiver atrás dela. Caminhando pra direita, a fila segue fazendo curvas grandes e movimentos e barulhos de um trem.
B) Desfazer - Voltam para o "Caminho da roça".
.............................
A) Caracol! - Damas e cavalheiros formam uma só fila, colocando as mãos nos ombros de quem estiver à sua frente. A 1.ª pessoa da fila (o guia), coloca as suas por cima dos ombros e segura as mãos de quem estiver atrás dela. Caminhando pra direita e balançando os braços, a fila segue fazendo curvas grandes.
B) Enrolar! - O guia começa a enrolar a fileira, como um caracol.
C) Desvirar! - O guia faz as curvas em sentido contrário, até voltar a ficar em linha reta.
D) Segue o caminho da roça! - Voltam para o "Caminho da roça".
........................................................
CESTINHA DE FLORES:
A) Cestinha de flores! - Damas e cavalheiros formam uma só fila. Elas levantam os braços, passando-os por cima dos ombros com a palma das mãos para cima. Os cavalheiros que estão atrás seguram as mãos da dama e continuam a caminhar.
B) Desfazer cestinha de flores! - As damas abaixam os braços.
........................................................
CHANGÊ:
A) Preparar o changê! - Todos param de andar e ficam no "Balancê". O cavalheiro dá a mão direita à parceira.
B) Changê! - Os cavalheiros rodam a dama pela sua esquerda, passando-as para trás. E a cada sinal do marcador, largam as mãos dela e vão pegar as da dama da sua frente, até reencontrar o seu par.
........................................................
CARANCHÊ:
A) Preparar o caranchê! - Todos param de andar e ficam no "Balancê". As damas ficam de frente aos cavalheiros. Eles seguram com a mão direita, a mão direita delas.
B) Caranchê! - Os cavalheiros puxam a dama para trás, indo com a mão esquerda, pegar a mão esquerda da dama que se aproxima, passando de uma dama para outra, em zigue zague. Damas e cavalheiros andam em sentido contrário até reencontrar o seu par.
C) Desfazer o caranchê! - Todos param de andar. As damas desviram.
........................................................
TÚNEL!
A) Preparar para o túnel! - Cada cavalheiro dá a mão direita à sua parceira e ficam no "Balancê".
B) Olha o túnel! - De mãos dados os pares seguem em fila. O casal guia pára, levanta os braços, voltados para dentro, formando um arco. O segundo casal passa por baixo e levanta os braços em arco. O terceiro casal passa pelos dois e faz o mesmo. O procedimento se repete até que todos tenham passado pelo túnel.
C) Aos seus lugares! - Os pares voltam aos seus lugares.
................................................................................................................
4.ª Parte: Comandos em roda
................................................................................................................
ESTRELA ou CRUZ DE MALTA : (Antes do início da quadrilha, os pares são marcados pelo número 1 ou 2)
A) Primeiras marcas ao centro! - Apenas os pares do grupo 1 vão ao centro. E dividem-se em grupos de dois pares. As duas damas dão as mãos, segurando-se na altura do antebraço. Os cavalheiros seguram os punhos de suas damas. Os pares do grupo 2 permanecem no "Balancê".
B) Primeiras marcas pra direita! - Os pares do grupo 1 rodam pra direita ao ritmo da música.
C) Segundas marcas, preparar! - Apenas os pares do grupo 2, nas laterais, dividem-se em grupos de dois pares. As duas damas dão as mãos, segurando-se na altura do antebraço. Os cavalheiros seguram os punhos de suas damas. Os pares do grupo 1 permanecem rodando.
D) Segundas marcas pra esquerda! - Os pares do grupo 2 rodam pra esquerda ao ritmo da música.
E) Preparar estrela! - Os casais do grupo 1 continuam rodando e os do grupo 2 vão-se infiltrando na roda, segurando-se nos punhos e formando rodas maiores. Os cavalheiros seguram nas mãos dos cavalheiros e as damas seguram nas mãos das damas, formando outro braço da estrela.
F) Estrela pra direita! - A roda desloca-se, ao ritmo da música, no sentido indicado pelo marcador
G) Estrela pra esquerda! - A roda desloca-se, ao ritmo da música, no sentido indicado pelo marcador
H) Desfazer estrela! - Os casais do grupo 1 continuam rodando e os do grupo 2 vão saindo da roda e retornando aos seus lugares.
I) Aos seus lugares! - Os pares do grupo 1 voltam aos lugares.
........................................................
GRANDE RODA:
A) Grande roda! - Todos dão as mãos formando uma grande roda e deslocam-se no sentido indicado pelo marcador (direita ou esquerda).
B) Damas ao centro! (Damas pra dentro cavalheiros pra fora) - Forma-se uma roda de damas ao centro e uma de cavalheiros do lado de fora. As duas rodas deslocam-se no mesmo sentido (indicado pelo marcador): "Damas e cavalheiros pra direita!"
C) Arco-íris! - As duas rodas deslocam-se em sentido inverso, seguindo os comandos do marcador: "Damas pra direita, cavalheiros pra esquerda!" ou vice-versa.
D) Coroa de rosas! - Eles, de mãos dadas, erguem os braços e passam por cima da cabeça das damas. E sem soltar as mãos, mantêm os braços na altura da barriga delas. Durante a coroação eles dançam sem sair do lugar. Depois deslocam-se seguindo os comandos do marcador
E) Descoroar! - Todos voltam à posição anterior. Ficando duas rodas novamente.
F) Reformar a grande roda! - Elas caminham de costas, colocando-se entre os cavalheiros. Todos dão as mãos, formando uma grande roda e deslocam-se no sentido indicado pelo marcador (direita ou esquerda).
G) Cavalheiros ao centro! (Cavalheiros pra dentro damas pra fora) - Forma-se uma roda de cavalheiros ao centro e uma de damas do lado de fora. As duas rodas deslocam-se no mesmo sentido (indicado pelo marcador).
H) Arco-íris! - As duas rodas deslocam-se em sentido inverso, seguindo os comandos do marcador: "Damas pra direita, cavalheiros pra esquerda!" ou vice-versa.
I) Coroa de espinhos! (Cavalheiros pra dentro damas pra fora) - Elas, de mãos dadas, erguem os braços e passam por cima da cabeça dos cavalheiros. E sem soltar as mãos, mantêm os braços na altura da barriga deles. Durante a coroação eles dançam sem sair do lugar. Depois deslocam-se seguindo os comandos.
J) Descoroar! - Todos voltam à posição anterior. Ficando duas rodas novamente.
L) Reformar a grande roda! - Os cavalheiros caminham de costas, colocando-se entre as damas. Todos dão as mãos, formando uma grande roda e deslocam-se no sentido indicado (direita ou esquerda).
................................................................................................................
DESPEDIDA! - De um ponto escolhido da roda os pares se formam novamente e saem em fila, pelo meio do salão. Vão se retirando no "Galope" e acenando para as pessoas que estão assistindo.
................................................................................................................
Fontes: Arquivo pessoal / Quadrilha: Teatro, Poema e Dança (Carlos Felipe)

FONTE:http://www.lendorelendogabi.com/datas/datas_quadrilha_marcacao.htm

181 comentários:

  1. PARABENS GOSTEI,VC É MUITO LEGAL, ESTOU FAZENDO PEDAGOGIA E ESTOU DANDO AULA DE TEATRO NUM PROJETO SOCIAL, E VOU ENSAIAR UMA QUADRILHA DE TERÇEIRA IDADE, UM ABRAÇO,,, VALEU!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabens gostei muito desses passos obrigado vão sevi muito para mim e para nosso colegio valeu

      Excluir
    2. TÁ FAZENDO PEDAGOGIA E ESCREVEU TERCEIRA COM Ç?

      Excluir
    3. eu adorei estuo preparando uma quadrilha.

      Excluir
    4. parabéns , ficou muito bom agoraé so ensaiar meus colegas ! beeijos brigadão (:

      Excluir
  2. Obrigado pelas dicas, e que dica! Me encantei com seu Blog
    Karla temos varios pontos em comum:
    1- me chamo Karla
    2- também sou de Fortaleza-CE
    3- estou teminando curso de Letras - em São Paulo

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. queria saber se vc tem a história de algum casamento matuto de festa junina.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Estamos preparando uma quadrilha para ser apresentada pelos alunos do Colégio onde leciono e essa marcação nos ajudará muito! Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  5. Amei.. as dicas estão ótimas!

    ResponderExcluir
  6. Olá, muito bom!
    Sou aposentada, já marquei muitas quadrilhas que fizeram sucesso por aqui. Hoje fui convidada a marcar quadrilha no lar dos idosos, entrei aqui pra recordar alguns passos.
    Foi muito bom, valeu.
    Sou de Aparecida do Taboado Mato Grosso do Sul.
    Deus abençoe a voçê e a todos que lerem este comentário.
    Abraços.
    Zazá

    ResponderExcluir
  7. Fiquei feliz ao fazer a leitura dos passos da quadrilha, pois serviu de inspiração. Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. oi adrei muito seu texto estar de parabens, pode me espirar e me ajudar muito no que estava presisando, muito susseso pra você. me add ai no orkut-wandersondekacio@bol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Obrigada, procurei no google e sua pagina veio de cara , estamos ensaiando uma quadrilha e as marcações que voce postou vao ajudar muito!! Feliz Sao Joao pra voce!!! Perry

    ResponderExcluir
  10. Aqui no nordeste existe aos montes, mas posso te indicar os essencias:
    * obs: como os nomes dos passos é em francês(alguns), vou indica-los pela pronúncia, blz?!
    O ínício da quadrilha são os pares alinhados em duas fileiras, uma de frente pra outra, então temos:
    1- cavaleiros cumprimetam as damas: os cavaleiros se agacham na frente das damas e beijam suas mãos.
    2 - damas cumprimentam cavaleiros: as damas dobram levemente o joelho oferecendo a mão aos cavaleiros, que respondem tirando o chapéu.
    3 - Balancê* - Os casais dançam alegremente;
    4 - Em seu lugares: voltam a posição inicial
    5 - Alanvantú* - As fileiras avançam uma em direção da outra e ao chegar ao centro se cumprimentam;
    6 - Anirrié* - As fileiras voltam a sua posição normal.
    7 - Balancê
    8 - Preparar para o passeio: os casais ficam enfileirados aos caveilos pelo lado de fora e as damas pelo lado de dentro.
    9 - Segue o passeio - começam a passear em forma de círculo(as duas fileiras tem que se alcançar)
    10 - Olha a chuva: Damas se possicionam a frente dos cavaleiros.
    11- Choveu: As damas e cavaleiros põe as mãos para os altos balançado a mãos com os dedos abertos.
    12- "Relampejou": damas esticam os braços para trás (acima dos ombros), cavaleiros pegam nas mãos.
    13 - Trovejou - Com as mãos ainda unidas caveilos puxam damas para sua esquerda (invertendo a posição) - Isso é feito até os casais se encontrarem (daí uma das importâncias do noivo e noiva)
    14 - Passou - desfaz-se a possição da chuva
    15 - Segue passeio à esquerda(ou direita), todos os casais seguem numa única direção fazendo um zig, zag.
    16 - Preparar para o túneo: Finalizando o passeio os casais formam uma grande fila em pares no meio do salão.
    17 - Olha o túneo: Damas ficam de frente aos cavaleiros, dão-se as mãos acima dos ombros e formam um túneo.
    18 - Atravessando: Os casais, a partir do último casal, passam por dentro do túneo, se posicionando a frente formando o túneo novamente até chegarem a posição inicial.
    19 - Balancê* - Balancê* - Os casais se espalham pelo salão dançando.
    20 - Olha o pai da noiva - Voltam correndo a posição inicial das fileiras, no ínicio.
    Colega o resto é com sua criatividade, não sou coreográfo não, mas desde "matutinho" que danço quadrilha no meu interiozinho chamado caruaru. Boa Sorte, e um Feliz São João.
    ( flaviodequeiroz@gmail.com )

    ResponderExcluir
  11. Ameiii essas marcações... vou usá-las na festa da Escola onde trabalho, sou professora e vai ser a primeira vez que irei marcar uma quadrilha...
    Obrigada!!!
    Verõnica Santos

    ResponderExcluir
  12. VALEU MESMO ESTAREI ENSAIANDO P/ A NOSSA FESTA EM JULHO E GRAÇAS A DEUS ENCONTRI O SEU BLOG
    MUITO OBRIGADA,

    CAMPINAS/SP
    AMÁLIA

    ResponderExcluir
  13. Obrigaaada!
    Com esses passos vou me divertirmuito na Quadrilha Improvisada do São João da Igreja.
    Veronica Sousa Santos

    ResponderExcluir
  14. agradeço pelas dicas , vocês me ajudaram muito!

    ResponderExcluir
  15. adorei, acabamos de frazer a confraternização da empresa onde tralho, e já vamos, pela 1ª vez) comessar a preparar uma festa junina. muito obrigada
    marcia m.

    ResponderExcluir
  16. gostei muito !!! dos passos adoreii/!!!

    ResponderExcluir
  17. sensacional, as quadrilhas tradicionais são muito legais e não podem ser extintas pelas quadrilhas estilizadas, festa junina é tradição e alegria do povo nordestino "alanvantu"!!!!!

    ResponderExcluir
  18. o tamanho d quadrilha heim

    ResponderExcluir
  19. achei legal os passos da quadrilha,mais os meus são melhores.rsrsrs

    ResponderExcluir
  20. oi sou Mirian de Joinville-SC
    sou professora de educacao fisica
    trabalho na academia da recreativa de uma empressa e
    vou montar uma quadrilha com o pessoal da academia
    e com certeza vou usar muito as dicas

    valeu

    ResponderExcluir
  21. Adorei vou usar varios passos na minha quadrinha que ja eh tradiçao de 42 anos...
    Muito criativo os passos

    ResponderExcluir
  22. GOSTEI POR DEMAIS DAS DICAS, SOBRE AS MARCAÇOES DA QUADRILHA.
    SOU MARCADOR DE QUADRILHA A 11 ANOS, TODOS ESSES PASSOS EU JÁ TRABALHEI.
    GOSTARIA DE SABER SE VOCE TEM ALGUNS PASSOS INEDITOS PARA QUE POSSA FAZER UM TRABALHO DIFERENTE.
    OBRIGADO MESMO...
    FÁBIO CURIÓ UNIÃO DOS PALMARE /ALAGOAS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu queria que vc min desse uas rima de qudrilha eu so marcado de uma quadrilha matuta qui no rio do grande do norte barauna. perto de mossoro vala fassa isso por min to presisano...

      Excluir
  23. meu nome é Talita...
    Amei as dicas que vcs me deram!
    Valeu msm...
    bjoOoOoOoO

    ResponderExcluir
  24. olá! nome é romin costa e agradeço desd já, pois seus passos ajudarm muito para a qudrilhia da minha mãe, ela faz quadrilhia todo ano mas nesse quer diferenciar um pouco, ela agradece.
    xau!

    ResponderExcluir
  25. eu adorei;estou com uma turma do brasil alfabetizado, estou pesquizando algumas coisas para a festa junina ,uma delas é a quadrilha.bjs

    ResponderExcluir
  26. Cara colega, entrei aqui e achei o seu trabalho 10. Estou trabalhando com educação infantil depois de 22 anos de ensino fundamental de 1º ao 5º ano, estou bem perdida. Foi me pedido para desenvolver um projeto sobre poesias para o ano todo, gostaria de saber se tem algumas sugestões para me dar.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  27. Gostei bastante,sou professora e responsavél pela quadrilha ,ficou perfeito as dicas pois a cultura tradicional está sendo esquecida.bjssssssssssss!!

    ResponderExcluir
  28. Valeu Gostei das dicas ^^
    Minha turma vai dança uma quandrilha e vc me ajudou muito

    Abraço^^

    ResponderExcluir
  29. beleza, valeu demais. Os passos estão perfeitos.

    ResponderExcluir
  30. Adorei as dicas de comandos. Grande beijo!!
    me deseje sorte nos ensaios.rsrsr

    ResponderExcluir
  31. Muito bom, peguei ótimas dicas para trabalhar nesse São João com meus alunos.

    ResponderExcluir
  32. adorei ta bem tradicional vcs estão de parabéns !!!

    ResponderExcluir
  33. Vcs estão de parabéns, bem tradicional!!!

    ResponderExcluir
  34. eu amo dançar quadrilhaaaaa
    amooooooo muito mesmo
    e adorei vcs tambem poder nos ensinar novos passos
    bjssssssssss
    quadrilha e tudo pra mim
    eu amo dançar quadrilha
    bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  35. Vilzia

    Nossa, muito obrigado por deixar aqui uma forma fácil de conduzir uma quadrilha.
    Adorei.
    Bjos
    Vi

    ResponderExcluir
  36. sou quadrilhero a 8 anos e adorei a sua marcaçao,tem um passo legal q e apresentado em nossa quadrilha... "arraia da amizade", e passo do BRIGA DE GALO rsrsrsrs, e muito legal... sai os pares damas e cavaleiros de um ladoi e damas e cavaleiros de outro. ai as damas dançam em ritual de franguinho e cavaleiro em ritual de galo, ai eles topam os peito e o bumbum, no meio do salao... uma confusao só... rsrsrsrsrs. flavio ferreira (buchecha)

    ResponderExcluir
  37. Joelma disse : amei as suas dicas vou tentar seguir. beijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  38. OLÁ QUERIDA, AMEI OS PASSOS!!!
    GOSTEI MAIS DA PRIMEIRA....POR SER MAIS SIMPLES OS COMANDO...PORÉM ACHEI MEIO INCOMPLETA.
    NÃO TEM UM JEITO DE "MEIO QUE MISTURAR" AS DUAS?

    POR EX:
    ACRESCENTAR O GALOPE
    // O PASSO DO BEBABDO
    // O CESTINHO DE FLORES
    // O CARANCHÊ
    // O PASSO DO ALEJADO
    // O PASSO DA VASSOURA
    // DO SERROTE


    Se for possivel vc me passa?
    beijoos

    ágatha jolene
    agatathebaby@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. ADOREI, PARABÉNS PELO TRABALHO.

    ResponderExcluir
  40. muuuuito bom, parabéns,estou furmando uma dancinha com meus alunos,vou utilizar ulgumas dicas suas,valeu!!!!

    ResponderExcluir
  41. Parabéns!

    Sabemos que na net podemos encontrar de tudo, mas vc mandou ver, tudo explicado e nos mínimos detalhes.
    Trabalho com uma turma de 3º ano Fundamental em Tucano-BA e pretendo usar suas dicas.

    Abaços.
    Nilson Negão

    ResponderExcluir
  42. Oi! Eu me chamo Raquel e sou professora formada em Letras aqui no Mato Grosso.
    Amei as suas marcações!
    Irei utilizá-las para ensaiar a quadrilha dos 6º e 7º anos, do segundo ciclo em minha escola.
    Muito obrigada!
    Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  43. cara vc me deu uma ajuda.
    vc e fera

    ResponderExcluir
  44. muito obrigado, resolvi meu poblema TINHA ESQUECIDO OS PASSOS DA QUADRILHA TUDO RESOLVIDO....NÃO DEIXE A CULTURA SE APAGAR FAÇA FESTA EM SUA RUA E DIVIRTA AS CRIANÇAS
    .....

    ResponderExcluir
  45. VLW PELAS IDEIAS, JÃO VÃO ME AJUDAR E MUITO, OBRIGADO !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  46. Olá!!Gostei de ter encontrado seu blog,procurava por marcações de passos para nossa quadrilha e encontrei vc!!!Suas informações foram ótimas e na hora certa rsrsrsr...!Amei seu blog,tbm sou alfabetizadora!Amoooo!!!!Ah,meu nome é Celma!Mto prazer.Bjsss.Fique com DEUS!!!

    ResponderExcluir
  47. me ajudou muitoo gostei foi muitooo bomm!!!!!

    ResponderExcluir
  48. Airton Bastos, Leão7 de junho de 2010 às 22:13

    Crianças servem de exemplo para semi-idosos...
    Olha, Karla, superlegal. Era tudo o que eu precisava nesse momento. Eu Já “brinquei“ muita quadrilha na juventude e agora aos 60 ( recomeçando de novo!), estou sempre indicado também para “gritar” – fazer a marcação p.d. E está tudo ai. Vou fazer uma adaptação, claro, retirando alguns passos e pondo outros. Tenho certeza que as crianças (netos), os jovens (filhos e sobrinhos), os amigos (parte do pessoal acima dos 50 que era os brincantes da época)... VÃO ADORAR!!!
    Portanto, obrigadíssimo. Parabéns pela sua iniciativa e disponibilidade.
    Airton Bastos,Leão. (airtonbastosleaoa@yahoo.com.br) – Jornalista e publicitário. Fortaleza,Ceará

    ResponderExcluir
  49. VOU APROVEITAR ALGUNS PASSOS PARA SAIR DO TRADICIONAL. OBRIGADA PELAS DICAS

    ResponderExcluir
  50. que maravilha! Até que enfim consegui um passo de quadrilha correto e verdadeiro !!!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  51. adorei muito bom paraben

    ResponderExcluir
  52. Ta otiimo...=DD aki...vc sabe onde posso achar uma musica de quadrilha q seja boa?? Se tive, me passa por favor...tava precisando
    manda pra esse e-mail: anynha_diniz10@yahoo.com.br

    Beiijão...e vlw pelas ideias..=DD

    ass: aninha!

    ResponderExcluir
  53. Oie...
    Melhor seria dificil...
    Tá muito bom mesmo...
    Nossa quadrilha vai ficar uma arraso, graças as suas dicas...
    Bjs... bigadinha pelas orientações...

    ResponderExcluir
  54. Muito obrigada,isso me ajudou pois tenho 14 anos e já dou aula de musica e minhas alunas principalmente a Débora quer que eu ensaie quadrilha e esse site foi o melhor que encontrei.
    vlw...

    ResponderExcluir
  55. muitooooooooooooooo legal adorei as dicas obrigado e quem souber de mais passos deixe aqui pra nós

    ResponderExcluir
  56. você é xará da minha filha,estava a procura desse material a 1 semana, q bom q ainda existem pessoas preocupadas com essa cultura nordestina.estou muito grata beijos!!!!!
    Macapá - AP

    ResponderExcluir
  57. Olá Karla
    Amei o seu blog. Estava procuarando o passo do beija-flor e aqui eu encontrei.
    Valeu.
    14 DE JUNHO DE 2010 19:20
    Maiquinique-Bahia

    ResponderExcluir
  58. Valeu a dica, estava agoniada, pois nunca marquei quadrilha. Como diz o ditado, a necessidade faz o sapo pular. Obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  59. Valeu!!!!! Achei o que queria
    Beijão

    ResponderExcluir
  60. adorei essa dicas vou utiliza-las mto valeu galera

    ResponderExcluir
  61. muito obrigado vou aproveitar bem essas dicas, agora estou mais confiante.OBRIGADUUUU!!!!!!

    ResponderExcluir
  62. vc quebrou meu galho,sabia os nomes dos passos mas me confundia na execução....obrigada bj

    ResponderExcluir
  63. Adorei muito seu blog!!! Virei fã!!! Parabens!!!

    ResponderExcluir
  64. AMEI AS MARCAÇÕES TENHO QUE ENSAIAR UMA DAS TURMAS DA MINHA MAE E NÃO SABIA O QUE FAZER VALEU MESMO VCS ME SALVARAM

    ResponderExcluir
  65. Adorei as dicas...
    muitississimo obrigada!!!
    Serão mtooo úteis..

    ResponderExcluir
  66. muito obrigada pois vou fazer uma apresentação parabens

    ResponderExcluir
  67. adoreeii , foi muiiiito útiil

    ResponderExcluir
  68. Valeu! Virei fã e vou indicá-los aos amigos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  69. Você salvou a festa junina que estou organizando! Muito obrigada por postar o roteiro completo da quadrilha! Este roteiro está igual à uma apresentação que vi recentemente aqui em minha cidade!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  70. karla, parabens!!!!
    lembra de mim? Unifor.bjs

    ResponderExcluir
  71. Parabéns pelo trbalho,pois está ótimo bem detalhado sem deixar nenhuma dúvida

    ResponderExcluir
  72. Gostei muito dos passos da quadrilha, pois vou ensaiar os alunos do segundo ano.
    Obrigada.
    Tina
    Imbituba, SC 10/07/10

    ResponderExcluir
  73. Parabéns...Ficou otima sua marcação, vai ar pra tirar varias dicas interesantes...

    Obrigada

    Erika

    ResponderExcluir
  74. valeu pela ajuda...ficou muito bom....Rosilene, macatuba/sp

    ResponderExcluir
  75. Parabéns!!!!
    Ótima quadrilha, você escreveu de um modo bem claro...
    Muito bom.
    Ana

    ResponderExcluir
  76. Me foi muito útil encontrar um roteiro para dança de quadrilha. Todos os anos organizo uma quadrilha entre família e amigos, mas na hora acabo me esquecendo de alguns passos, desta vez será caprichado! Foi muito bom relembrar os passos que já havia esquecido, e com o passo a passo ficou fácil. Obrigada!
    Andréa Martins

    ResponderExcluir
  77. Excelente, ajudou muito! Pois hoje em dia festa julina ou junina sem quadrilha, não tem o mesmo brilho! Obrigada!Gisele de Luna

    ResponderExcluir
  78. valeu pela ajuda jocimar texeira de freitas-BA

    ResponderExcluir
  79. Muito bom, esta de parabéns....

    ResponderExcluir
  80. gostei muito parabens show de bola

    ResponderExcluir
  81. adorei essa naraçaõ da quadrilhaaaaaaaaaaaaa.

    ResponderExcluir
  82. PARABÉNS CONTINUE COM ESSE TRABALHO POIS ESTAMOS PERDENDO NOSSAS RAÍZES COM TODAS ESSAS QUADRILHAS ESTILIZADAS

    ResponderExcluir
  83. adorei suas dicas obg
    por ter nos ajudado
    by:Rhennara Karolynne

    ResponderExcluir
  84. Adorei essas dicas de marcação!!Beijim !

    ResponderExcluir
  85. Gostei demais.

    Precisava urgente de uma marcação de quadrilha, encontrei logo 2 de uma vez.

    Obrigado

    Heloisa

    ResponderExcluir
  86. eu amei adorei mesmo by:mariana

    ResponderExcluir
  87. Será que voces não teriam passos com o tema meio ambiente?

    ResponderExcluir
  88. Muito bom! Faço Padagogia e ensino uma sala de 5º ano e tenho que apresentar a quadrilha dia 17/06 e estava à procura dos passos, e, em seu blog consegui tudo que queria.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  89. muito bom mesmo. Esse tipo de Blog relamente nos ajuda. Muito obrigado.By: Eder

    ResponderExcluir
  90. adorei
    minha quadrilha agradeçe a ajuda
    viva muqui

    ResponderExcluir
  91. faço parte de um grupo de jovem e vou da a sugestão de ensaiar os passos que você me mostrou...vai sair linda...obg..

    ResponderExcluir
  92. ADOREI....Parabéns pela iniciativa, hoje será a festa junina da Empresa e me ajudou muito as dicas. Cristina Paixão

    ResponderExcluir
  93. Parabéns!!! Está tudo muito bem explicado.
    Eu moro no México e vou ver se me animo a fazer uma "Festa Junina" no próximo ano!
    É muito gostoso dançar quadrilha!!!
    Valeu!!!!!

    ResponderExcluir
  94. NOSSA! COMO VC ME AJUDOU!
    ESTAVA PRECISANDO DOS PASSOS DA QUADRILHA DETALHADAMENTE E SÓ ENCONTREI AQUI. QUE BOM Q EXISTEM PESSOAS ESPECIAIS COMO VC.
    APROVEITO O MOMENTO PARA LHE CONVIDAR PARA VISITAR MEU BLOG.
    CONTO COM SUA ILUSTRE VISITA
    WWW.EQUAT.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  95. OTIMO!!!

    SOU ESTUDANTE DO CENTRO CLTURAL BRASIL-REP. DOMINICANA E TEREMOS AS NOSSAS FESTAS JUNINAS!!!! BEIJO PARA A DENISE Y E A LUCY...
    OBRG. PELAS DICAS!!!!

    ELIAS SANDY

    ResponderExcluir
  96. oiiiii me chamo jessyca sou do maranhao adorei suas ideias.sou educadora social de um projeto.sempre estou me atualizando com suas ideias.

    ResponderExcluir
  97. OI sou profa de Educação Física de Minas e gostei da sua iniciativa. Muito legal!vou começar a ensaiar meus alunos e suas dicas foram muito válidas.Um abraço.
    Bianca

    ResponderExcluir
  98. Adorei d++ é otima e com suasdicas eu vo fazer essa aii ta bomm bjss
    Belinha Oliveira

    ResponderExcluir
  99. obrigado vc è muito top.de coração vc me ajudou muito

    ResponderExcluir
  100. Fui convidada a marcar uma quadrilha para o grupo da terceira idade de minha cidade e tenho encontrado dificuldade em fazer com que eles executem os passos.Vou tirar os mais fáceis,e juntar com os que eles estão acostumados.Muito bom, grata!

    ResponderExcluir
  101. num é que é baum mess gente.
    Ceis sao baum mess..

    ResponderExcluir
  102. nossa gostei muito desse site
    minha professora ñ quer faze quadrilha maluca
    só um forró e então sobrou para mim e minhas amigas com essas dicas ficara perfeita !
    Obrigadaaa !!!

    ResponderExcluir
  103. Estou preparando uma quadrilha e amei alguns passos seus que não conhecia, o pessoal vai se amarrar.VALEU! OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  104. Bela Cantá.... 06 JULHO 2011.

    NOSSA GOSTEI MUITO DOS DOS PASSOS DE QUADRILHA DICAS PERFEITAS OK! PARABÉNS!!!!

    ResponderExcluir
  105. participo de uma quadrilha e sei como e isto agente trabalha o ano inteiro ate 1 segundo antes de entrar mas mesmo assim ajente não desanima a jente lutar ater o final se ganhar ou perder mesmo assim valeu a pena por que a jente tentou depois que perde todos ficam sorindo la na hora mas quando chega dentro do onibus todo mundo chora ajente so ouvi barulho de choro mas quando ganha ajento so esculta sorrisos muitos sorrisos ajente lamenta muito tambem por causa dos outros que não ganharam mams mesmo assim ajente tem que ficar feliz isto e so uma parte do que acontese com uma quadrilha mas estou pretendendo escrever um livro para contar tudo o que acontese com uma quadrilha apesar que fai ter fotos tambem vocês vãm adorar . beijos eu danço na quadrilha dona matuta . beijos

    ResponderExcluir
  106. Gostei, isso irá ajudar muitas pessoas, mas poderia ter colocado mais coisas, como: boneca maluca, quebra quiabo, gangorra, passeio na roça,e outros vários...
    Essas sao dicas para melhorar o seu site.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  107. gostei muito também uma bela de uma dica .........

    ResponderExcluir
  108. ALDILLENNE SANTTOS4 de maio de 2012 às 14:11

    obrigadoh pelos passoa saos bem simples e interresanntes...eu ensio com a minha tia...eu procuro e e aprendo a fazer os passos e ela ensina pros outros e eu adorei os nseus beijus.....
    by:ALDILLENNE SANTTOS

    ResponderExcluir
  109. ALDILLENNE SANTTOS4 de maio de 2012 às 14:14

    OBRIGADO PELAS DICAS EU ADOREI SEUS PASSOS EU ENSAIO COM A MINHA TIA.....EU PESQUISO E APRENDO A FAZER OS PASSOS E ELA PASSAR PARA OS OUTROS....ELES SAO SIMPLES MAIS SAO MUITOS INTERESSANTES....BEIJUS...

    ResponderExcluir
  110. oi gostei mt poxa mim axudou bastante esse passo vlw msm!!!

    ResponderExcluir
  111. bem legau esse blog fiz meu trabalho usando ele.

    ResponderExcluir
  112. OI ACHEI MUITO LEGAL,OS PASSOS SÃO FACIES, SOU MONITORA DO PETI. E AMEI.......................

    ResponderExcluir
  113. adorei sou professora e esse ano meus alunos vão dançar esses passos
    OBRIGADO!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  114. nuss valeu msm
    graças ao site ninha quadrilha vai bobar..

    ResponderExcluir
  115. adorei os passes e vou usá-los da melhor forma possivel todas as dicas de quem sugeriu algo nessa partilha.esse site é show.rosana de Balsas-MA

    ResponderExcluir
  116. adorei todas as marcações trabalho na escola CENPER na cidade de cuiabá mt com alunos especiais,mentais leves todo ano ensaio quadrilha com eles este ano vamos dançar pra valer obrigada Professora Sebastiana G da Silva

    ResponderExcluir
  117. Sua publicação vai me ajudar muito!!! Parabéns e obrigada por dividir conhecimento!

    ResponderExcluir
  118. muito lega gostei beijos te amor chal

    ResponderExcluir
  119. amei as dica pela primeira vez vou marca uma quadr.

    ResponderExcluir
  120. valeuu acheio q eu queria!!!

    ResponderExcluir
  121. adorei!vc colo da net do meu site né?

    ResponderExcluir
  122. Muito legal , mas eu achei que poderiam ter passos novos e mais atuais ! e so uma dica ! :)

    ResponderExcluir
  123. gostei mais ja vi varias quadrilhas danssando estes passos eles sao muito repetidos

    ResponderExcluir
  124. Adorei muito, vamos fazer uma festa junina no bairro. E essas dicas foram nossa salvação!

    ResponderExcluir
  125. Oiiii gostei muito dessas ideis!!!!

    ResponderExcluir
  126. Ameei vou treinar minha familia

    ResponderExcluir
  127. Virginia, parabéns amei sua dicas! Vai me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  128. tem também a dança do isquisito q o marcador grita bem alto vcs conhece a dança do isquisito ai tds respondem não depois ele fala é prq nã tem essa dança são alguns q dança isquisito ai uns cinco casal entra na roda e começa dançar usando a criatividade esse passo é bom em quadrlha d adulto..........

    ResponderExcluir
  129. Adorei a dica. Vou usar bastante na escola em que trabalho. Obrigado!

    ResponderExcluir
  130. ótimo é facil de aprender, vou ensair...

    ResponderExcluir
  131. Adorei as dicas vou ate aproveitar para ensaiar com meus alunos de catequese hehehe

    ResponderExcluir
  132. Estava a procura de passos para poder treinar a quadrilha do condomínio, achei este site que resolveu meu problema. Achei os passos bem fáceis e legais.

    Valeu

    ResponderExcluir
  133. Gostei das suas ideias, Muito boas elas parabéns pelo seus trabalhos .. By: Gleiciane e Nathy. ( DA ESCOLA AMERICANO DO BRASIL EM GOIAS, FORMOSA ) Beiiijoos

    ResponderExcluir
  134. ADOREI OS PASSOS SÃO MUITO LEGAIS VOU COLOCAR NA MINHA QUADRILHA Q ESTOU FAZENDO.... PARABÉNS....

    ResponderExcluir
  135. kra q massa nao tinha a menor chance de eu me interressar por quadrilha mais dpois de ler seu blog eu mudei de ideia

    ResponderExcluir
  136. gostei bastante
    anderson limoeiro de anadia

    ResponderExcluir
  137. gostei muito dessa sua quadrilha

    ResponderExcluir
  138. BRIGADINHA, AJUDOU MUITO :)

    ResponderExcluir
  139. muito bom! trabalho em uma escola de educação especial e sua marcação me ajudou muito, agora é só fazer uma adptações e a nossa festança esta pronta.

    ResponderExcluir
  140. muito legal!trabalho em uma escola de educação especial, sua marcação me ajudou muito, agora é só fazer umas adaptações e nossa festança esta pronta!!!

    ResponderExcluir
  141. Oi, obrigada por postar! Eu tenho 13 anos e minha escola tem grêmio estudantil, e a minha ganhou esse ano. Eu vou ter que ensaiar mais de 60 adolescentes pois a professora que organiza a quadrilha está de férias. Eu estava morrendo de medo pois não achava nenhum enredo bom e fácil, e minha amiga mandou esse, que está excelente. Obrigada mesmo!

    ResponderExcluir
  142. NOTA 10 PARA O CRIADOR OU CRIADOR DESTE BLOG. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  143. Adorei eu estou estagiando e vou fazer uma quadrilha seguindo essas orientações

    ResponderExcluir
  144. GOSTEI OBRIGADO ME DEU UMA GRANDE IDÉIA!

    ResponderExcluir
  145. nota mil para o criadorrrrr

    ResponderExcluir
  146. obrigado pela dica gostei do seu blog parabéns
    mariel junior
    castelo de sonhos

    ResponderExcluir
  147. Vou usar sua quadrilha para fazer em uma aula diferente de Hidroginastica, é sou uma professora louca que adora novidades. muito obrigada!

    ResponderExcluir
  148. legaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaallllllll aaaaaaaaaaaa bbbbbbooooooooooooooooorrrrooooooo ddddddiiiiiiiaaaa ddaaaaaa fezta junina putedo

    ResponderExcluir
  149. Nota MIRRR para o criadorrrr

    ResponderExcluir
  150. obrigada.vai me ajudar bastante no trabalho da escola

    E.M.''LULO FERREIRA DE ARAÚJO'' EM MORRO DO COCO DISTRITO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES.

    ResponderExcluir
  151. Elza




    Eu ameii Msm Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  152. Parabéns pela sua dedicação em nos ajudar com os passos da quadrilha. Estamos organizando um niver caipira (Aniversariante vai fazer 90 anos)e seus passos são excelentes.Com certeza vamos fazer bonito!!! Obrigada

    ResponderExcluir
  153. gostei mais poderia fica melhor

    ResponderExcluir