segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O dinheiro- Matemática



Hoje fiz a atividade matemática sobre o Dinheiro, gennnteeee fiquei "rosa chiquete" os meus alunos não reconhecem a maioria das cédulas - isso também é LETRAMENTO, Letramento Matemático- conhecer a função social do dinheiro e qual a formatação, onde fica o valor da cédula, onde a cédula é feita e tal!
bem a atividade era simples, somente colorir de forma correta cada cédula e moeda do nosso pais o Real
Encontrei essa figuras na net, imprimi e vou colocar em papel duro e emplastificar! Outra sugestão é conseguir em livros de matemática de séries maiores, ou comprar em lojas de 1.99 o dinheirinhooo, fazer uma feirinhaaa

Encontrei essa atividade na net:

Matemática Home | Aulas 2º Ano

Eixo Temático:
Matemática – Números Naturais
Nome da Aula:
Jogo do Banco
Objetivos:
• Reconhecer as notas do nosso sistema monetário (R$1,00; R$2,00; R$5,00; R$10,00; R$20,00; R$50,00 e R$100,00).
• Decompor (trocar) os valores maiores por valores menores.
• Operar com adição e subtração por meio do cálculo mental.
• Combinar notas a fim de resultar no mesmo valor de uma nota maior.
Conteúdos:
Sistema de numeração decimal, comparação, decomposição, adição e subtração de números naturais.
Justificativas:
Neste jogo, os alunos irão explorar nosso sistema monetário. Utilizaremos cédulas de dinheiro de brinquedo preparadas pelas crianças, material de uso cotidiano que facilita a compreensão dos conceitos.
Resumo das Atividades:
Para essa atividade serão utilizadas notas de dinheiro de brinquedo, disponíveis aqui para serem impressas, copiadas e recortadas pelos alunos,ou que podem ser desenhadas por eles em uma atividade de Artes.

Seguindo as instruções de cartas, os alunos, em grupo, terão que trocar o dinheiro uns com os outros, combinando as notas para receber e fazer pagamentos.
Duração:
2 aulas para confeccionar e aprender a jogar. Talvez 2 aulas a mais serão necessárias para conseguirem jogar mais autonomamente.
Avaliação:
Após o término do jogo, o professor deverá fazer questionamentos do tipo:

• Quando a carta ordenava pagar R$ 4,00 ao banqueiro, quais foram as combinações com as cédulas que você pôde fazer para pagá-lo?
• Se você tivesse que receber R$2,00 do banqueiro e ele só tivesse notas de R$10,00, o que você proporia a ele?
• Quais são todas as possibilidades de combinarmos as cédulas para formar R$5,00?
Produto(s):
Matéria para o aluno: Fazendo as contas com dinheiro

Veja mais no Klickeducação
• Jogo da memória das operações aritméticas: Soma e subtração.
Outras Considerações
Clique nas imagens abaixo para imprimir o Jogo do Banco

Fonte: Clik Educação

4 comentários:

  1. É MUITO LEGAU VE ESSAS FOTOS MEU NOME É
    GABI

    ResponderExcluir
  2. Adore a matemàtica da grana,parabèns

    ResponderExcluir
  3. oi o meu nome é gabrielle,mas não consegui imprimir então me recomendi outro site

    ResponderExcluir