terça-feira, 27 de março de 2012

Dra Adriana de Oliveira Lima


http://adrianaoliveiralima.blogspot.com.br/

Uma amostra do que ela posta!
quinta-feira, 22 de março de 2012


ESTÁDIO OPERATÓRIO CONCRETO - 7 A 12 ANOS


“Dicas” para OS PAIS

1. Assistam filmes de aventuras juntos. Procure mostrar filmes clássicos, fale de sua infância e dos filmes e aventuras que viveu (na adolescência você não terá esta chance). O aspecto cultural da educação depende muito de você (a TV contribui muito pouco).
2. Leia histórias que, agora, podem dispensar inteiramente as figuras. Peça que imagine ou desenhe que ilustração seria adequada a cada passagem da história. Procure livros que dificilmente seu filho leria sozinho.
3. A ausência de limites é desestruturadora, uma vez que a criança é rigorosa com as regras e sabe que errou. Discutir é sempre um caminho positivo. A introjeção da LEI é característica desta etapa. A criança precisa organizar a Lei para alcançar a autonomia na adolescência.
4. Entenda que ela prefere estar com os amigos. Há muito que fazer, há muitas aventuras. Ela preferirá sempre ter um amigo convidado ou ir para a casa deles. Gostam de estar com o "bando", na "rua".


5. Procure fazer atividades que envolvam alguma aventura ou descoberta como andar em trilhas, caçar insetos, procurar esconderijos, brincar de esconde-esconde, fantasmas (gostam de histórias de terror - apropriadas à idade) etc.
6. Realizar experimentos científicos é de alto interesse deles e uma maneira de estar junto. Acampar, caminhar na praia recolhendo diferentes materiais são ações típicas desta idade e que os pais podem fazer junto aos filhos. Sente com eles e façam maquetes, dobraduras, brinquedos
7. Jogue diferentes jogos. Seu filho é capaz de aprender cada vez mais facilmente uma grande quantidade de regras. Lembre que até o xadrez, que é um jogo complexo, já pode ser aprendido. Procure diversificar, pois vai depender muito dos pais a criança aprender a variar de atividades. Quando deixados sozinhos elas tendem a ficar horas a fio na frente da televisão.
8. Sempre que possível convide amigos de seus filhos para sua casa para jogar e brincar. Seja um promotor de encontros entre a sua criança e as demais. Os pais têm menos trabalho quando seu filho está com amigos do que nas ocasiões em que esta sozinho. “O melhor brinquedo para uma criança é outra criança” .
com sucatas, construções com blocos etc.


9. Nas tarefas escolares de casa seja um desafiador. Não se comprometa com a aprendizagem, que é papel da escola e onde, freqüentemente, entram em conflito. Faça destes momentos algo positivo na relação entre você e as crianças. Os pais desgastam suas relações com os filhos tentando fazer as tarefas escolares. Deixe que a criança aprenda a fazer sozinha e use o tempo disponível para outros conhecimentos a serem partilhados entre pais e filhos.
10. Se quiser ensinar, procure revistas, novos livros, curiosidades, filmes. Há uma infinidade de coisas interessantes para serem partilhadas, que não sejam do conteúdo escolar.

Tem livros publicado e tudo!
http://www.americanas.com.br/artista/20481/Adriana%20De%20Oliveira%20Lima

QUERIA PEDIR QUE DESSEM UMA VISITINHA NO BLOG DELA É ÓTIMO!

Um comentário:

  1. Tem selinho de Páscoa te esperando lá no blog. Bjos

    http://sosprofessor-atividades.blogspot.com

    ResponderExcluir