segunda-feira, 24 de novembro de 2008

É o bicho!




E o Bicho
Guto Lins
Editora: Ediouro


Outros livro do autor GUTO LINS
Utilizando frases e expressões que todo mundo vive repetindo - sem nunca pensar nos seus múltiplos significados -, o autor vai contando as aventuras da bicharada e motivando o leitor a refletir sobre as diversas imagens que se escondem em cada frase. Uma ilustração moderna, colorida e criativa também abre espaços para outras leituras.




Sugestão:


1. Leia o livro em rodinha pelo menos algumas vezes uma mostrando as figuras, questionando pedindo que eles completem as frases lidas, assim você reavivará a memória dos mais esquecidos ou que desviaram a atenção por algum momento.


2. Questione oralmente quem gostou da história qual o tema central, do que mais gostou ou não, se tinha algum animal que não conheciam, quais eram os animais?


3. Vá ao quadro ou papel madeira e peça pra ajudarem a fazer uma lista dos animais da história, e vá numerando, não deixe de numerar, assim aproveita e dá uma voltinha pelos números.


4. Depois da lista feita trabalha a parte de formação das palavras: contagem de sílabas, 1 º sílaba e última, rima etc.


5. Depois é só dizer para eles desenharem a história escrevendo o nome dos animais (escrita espontânea) e pintar é a hora dos não pré - silábico e silábico pensarem um pouco para nomear os desenhos.

sábado, 22 de novembro de 2008

Eu sugiro:





Leituras

Uns dois anos atras a prefeitura de Fortaleza enviou para as escolas municipais um exemplar do Livro infanto juvenil que conta um pouco da história dessa cidade, desde então todo aniversário da cidade nós educadores trabalhamos com esse livro é muito bom por que há quantidade sufuciente para cada sala e o trabalho fica rico, pesquisando pela internet e livrarias descobri que é um projeto da Editora Cortez, a coleção Nossa Capital tenho 2 exemplares e pretendo adqurir pelo menos um de cada região.


Quem ainda não ouviu a história desse casal apaixonado Léo e Albertina?( link para baixar em power point) Um lindo romance entre o porco Leo e a galinha Albertina, jogo virou, no segundo livro Divina Albertina ela vai ter que agradar ao Léo da editora BRINQUE- BOOK, custam em média 27,00 reias na Siciliano
Léo e Albertina:Leo é um porquinho apaixonado pela galinha Albertina. Leo não sabia como chamar a atenção de Albertina, pois ela nem notava sua presença. Então resolveu pedir conselhos a seus amigos. Será que alguém tinha uma boa idéia para dar a Leo?

“Leo e Albertina” aborda uma diversidade de sentimentos e nos fala sobre como, às vezes, nos comportamos tentando ser o que não somos ou fazer coisas que não sabemos apenas para receber a aceitação de uma pessoa ou de um grupo.

Divina Albertina:Albertina está tão apaixonada, mas tão apaixonada por Leo, que só pensa em ficar mais e mais bonita para agradá-lo: muda de cor, faz um novo penteado, troca a maquiagem, manda fazer roupas para lá de chiques. Mas, tão ocupada com o visual, Albertina nem ouve o que seu amado tem a lhe dizer, nem percebe que Leo a ama exatamente do jeito que é, sem tirar nem pôr. Pior: tão preocupada com a aparência, Albertina quase acaba faltando à festa de aniversário do seu grande amor, que vai acontecer com a presença de todos os seus amigos onde ele mais gosta: na lama.

O livro "Divina Albertina", de Christine Davenier, trata do amor e auto-estima, ensinando que, para agradar a quem nos ama de verdade, basta sermos nós mesmos. Por sua linguagem clara e objetiva, é uma história ideal para leitores iniciantes e para leitura compartilhada entre alunos da educação infantil.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Atividades para o Natal













Estamos findando o mês de novembro e no comércio já há um clima natalino por isso vou postar algumas atividades de Natal!

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O Teste das quatro palavras e uma frase

Exemplo de teste das quatro palavras e uma frase

Apontador, caneta, lápis, giz

Cotovelo, cabeça, boca, mão

Joaninha, girafa, pato, rã

O teste (sondagem) das quatro palavras: 1. Escolha 4 palavras de mesmo grupo semântico ex.: brinquedos, corpo humano, animais... 2. Organize em ordem decrescente de sílabas: quatro, três, duas e uma sílaba. 3. Elabore uma frase simples (para não complicar a criança) com uma das palavras escolhidas 4. Chame a criança uma por uma e afaste tudo que ela possa ver que tenha letras, e deixe que ela escreva o nome somente ao final do teste, principalmente nos pré silabicos para que eles não repitam somente as letras do nome. 5. Dite sem induzir ao som por exemplo: escreva e-le-fan-te 6. Simplesmente diga escreva a palavra elefante 7. Se a criança perguntar a palavra dite da mesma forma. 8. Tenha calma e procure manter a criança como se ela estivesse fazendo uma tarefa qualquer 9. Quando ela terminar de escrever peça para que leia a palavra indicado com o dedo ou sublinhando a forma como está lendo. 10. Assim que a criança entregar o teste faça suas anotações no próprio teste assinalando como e onde foi verificado cada atitude da criança, isto facilita o Diagnóstico Fazer o teste com ou sem figura? O teste é sem figura, um ditado individual, para que quando o aplicador disser: -'Leia o que você escreveu! a criança tende a olhar o desenho e dizer, sem uma leitura ou esforço de lembrar as palavras. A vantagem de fazer o teste com figura é que se torna mais rápido, o aplicador não precisa ficar repetindo evitando de induzir o ditado e o aluno poderá pintar depois o que deixa o deixa mais seguro por que pode manusear a atividade.

terça-feira, 18 de novembro de 2008






No dia 22 de Novembro, comemoramos o Dia da Música, por isso resolvi nesta semana trabalhar os instrumentos musicais, fiz um jogo, já testei e meus alunos gostaram, mas uma dica, coloquem plástico adesivo, contact por que eles ficam eufóricos e amassam! KKKKK

1.Imprimi os instrumentos musicas em 4 vias:com seus devidos nomes em 3 tipos de letra:

a) letra Cursiva,

b)Bastão e

c) Imprensa

d)um só com figuras

e) e um deve ficar só com a palavra o nome do instr. musical

2.Risquei, marquei retângulos de cartolina, como se fossem baralhos.

3. Fiz um contorno de canetinha pra ficar bonitinho né!

4.Cortei os instrumentos musicas e colei na cartolina

5. Cortei os retângulos prontos e tcham tcham tcham tcham ficou ótimo kkkkkkkk

Jogo:

Distribui pelo menos 2 cartinhas para cada aluno e pedi que eles lessm, contassem letras e observassem o instrumento que eu iria perguntar kkkkk

foi assim : Meu inst. musical tem 5 letras, termina com a sílaba To e começa com A (ai eles gritam apitooooo!)

Esse é o modelo, cada intrumento tem que ficar com 5 fichas: 1 letra bastão, 1 letra cursiva, 1 só com a figura e 1 só com o nome

Os Silábicos, Silábicos alfabético e os Alfabéticos






Mas agora por que eu juntei todos aqui, se para falar dos pré silábicos eu utilizei uma postagem toda? É que o estágio pré silábico é considero o mais demorado por que tem várias fases e requer muuuuita intervenção até que a criança internalize a noção de fonema

Escrita silábica. A criança utiliza uma letra para representar uma sílaba. Varia as letras da mesma palavra e de palavra para palavra. Para escrever uma frase pode escrever silabicamente todas as palavras sem as separar ou utilizar uma letra para representar uma palavra. Por vezes, a mesma palavra é escrita de maneiras diferentes conforme o momento em que surge na frase. A criança pode escrever unicamente os substantivos, mas também os verbos e os artigos. A verbalização é feita antes ou durante a escrita. A leitura das palavras assim como a das frases é silábica. Para indicar as palavras na frase pode haver coerência entre o pedido e o assinalado. Quando não escreve o verbo nem os artigos, recusa-se a indicá-los ou mostra os substantivos como se as outras palavras fizessem parte deles. Aparecem duas contradições: a quantidade mínima de letras (três) e a escrita de monossílabos; e a comparação da sua escrita com a dos adultos (esta tem mais letras).

Escrita Silábica- Alfabética: Quando a criança entra em conflito de um símbolo para cada palavra e a sílaba propriamente dita, as vezes grafa a sílaba completa e as vezes não, muitos silábico alfabéticos lêem e escrevem palavras dissílabas como bola, bila, pipa, mas tendem a se confundir com palavras maiores como boneca, borboleta.

Escrita alfabética. A criança já escreve mais ou menos uma letra por cada fonema, está quase correcta porque existe o problema da ortografia (a criança ainda não conhece as regras ortográficas).