As etapas da contagem para a criança!
Como a criança aprende? Ou seria melhor perguntar por que elas não aprendem, mas segundo Piaget a contagem vem antes da leitura e escrita!
Mas primeiro vamos denominar um termo que aparece várias vezes:
Mas primeiro vamos denominar um termo que aparece várias vezes:
CARDINAL
do Lat. cardinaleadj. 2 gén.,
diz-se do numeral natural que designa um número absoluto, por oposição ao numeral ordinal, que designa uma ordem numa série;
O cardinal indica o número ou quantidade dos elementos constituintes de um conjunto. É interessante destacar que se diferencia do ordinal, porque o ordinal introduz ordem e dá idéia de hierarquia: Primeiro, segundo, terceiro, etc. O cardinal, por sua vez, nomeia o número de elementos constituintes e esse é o nome do conjunto correspondente.
Para entender a relação número quantidade, para que a gente diga assim: Esse aluno já sabe contar corretamente a criança tem que entender certos princípios:
1. Princípio da correspondência um a um: cada objeto representa um numeral
2.Princípio da Ordem estável: A ordem das palavras/ números deve permanecer estável de acordo com a ordem convencional: 1,2,3,4,5, e nunca muda!
3. Princípio da indiferença do objeto contado:A ação de contar independe do tipo de objetos a ser contado, a ação de tanto faz o objeto que está sendo contado. a quantidade será sempre a mesma.
4.Princípio da cardinalidade: Quando contamos coisas somente o ultimo número dito representa a quantidade total de objetos que foram contados!
5. Princípio da indiferença da ordenação dos objetos: A ordem em que se contam os objetos, se primeiro é esse ou aquele é irrelevante ao valor cardinal, isto é, quantidade total dos objetos!
do Lat. cardinaleadj. 2 gén.,
diz-se do numeral natural que designa um número absoluto, por oposição ao numeral ordinal, que designa uma ordem numa série;
O cardinal indica o número ou quantidade dos elementos constituintes de um conjunto. É interessante destacar que se diferencia do ordinal, porque o ordinal introduz ordem e dá idéia de hierarquia: Primeiro, segundo, terceiro, etc. O cardinal, por sua vez, nomeia o número de elementos constituintes e esse é o nome do conjunto correspondente.
Para entender a relação número quantidade, para que a gente diga assim: Esse aluno já sabe contar corretamente a criança tem que entender certos princípios:
1. Princípio da correspondência um a um: cada objeto representa um numeral
2.Princípio da Ordem estável: A ordem das palavras/ números deve permanecer estável de acordo com a ordem convencional: 1,2,3,4,5, e nunca muda!
3. Princípio da indiferença do objeto contado:A ação de contar independe do tipo de objetos a ser contado, a ação de tanto faz o objeto que está sendo contado. a quantidade será sempre a mesma.
4.Princípio da cardinalidade: Quando contamos coisas somente o ultimo número dito representa a quantidade total de objetos que foram contados!
5. Princípio da indiferença da ordenação dos objetos: A ordem em que se contam os objetos, se primeiro é esse ou aquele é irrelevante ao valor cardinal, isto é, quantidade total dos objetos!
Um dvd que é excelente para tratar deste assunto com os pequenos e que eles adoram é o Pooh - Aprendendo a contar
Sinopse:Christopher Robin convidou Pooh e seus amiguinhos para uma brincadeira. Cada participante deverá trazer dez presentes para compartilhar na festa, mas quanto é dez? Para descobrir, Guru e Tigrão terão que descobrir os números, aprender a contar e usar técnicas de memorização. Depois de um dia de muito aprendizado, Guru surpreende a todos, inclusive a ele mesmo, com a sua prenda especial! Winnie The Pooh 123´s é uma história divertida que começa com conceitos gerais sobre os números e chega às estratégias que as crianças podem utilizar para aprender a contar. Seu filho vai perceber que aprender pode ser extremamente agradável e divertido, com Pooh e seus amigos em histórias inéditas, criadas pela Disney e sua equipe de educadores.
ATIVIDADES:
Conta e contar e recontar objetos, guarde na biblioteca, na estante, no armário, objetos de contagem, lá na escola eles estavam um pouco gasto, ai em uma sexta feira lancei o dia da tampinha: Quem trouxer segunda feira a maior quantidade de tampinhas de garrafas pet vai ganhar uma caixinha de lápis de cor!
Na segunda- feira foi tanta tampa... kkk contei todas as tampas com eles, teve uma que trouxe 83 tampinhas! Imagine ai quantas vezes contamos até 10,20,30, muitas! então elegemos o vencedor, pedi que lavassem as tampinhas e separassem as amassadas, ou em estado ruim, colocamos em um recipiente e guardei na biblioteca, fica bonito em potes grande e transparente de platico é super colorido!
Outra coisa boa de contar é aquelas sementinhas vermelhas, pode também fazer o dia da semente, das caixinhas de palitos de fósforo, ou conseguir palitos de picolé que tem para vender em lojas de descartáveis, é super barato!
Nenhum comentário:
Postar um comentário