terça-feira, 18 de novembro de 2008

Os Silábicos, Silábicos alfabético e os Alfabéticos






Mas agora por que eu juntei todos aqui, se para falar dos pré silábicos eu utilizei uma postagem toda? É que o estágio pré silábico é considero o mais demorado por que tem várias fases e requer muuuuita intervenção até que a criança internalize a noção de fonema

Escrita silábica. A criança utiliza uma letra para representar uma sílaba. Varia as letras da mesma palavra e de palavra para palavra. Para escrever uma frase pode escrever silabicamente todas as palavras sem as separar ou utilizar uma letra para representar uma palavra. Por vezes, a mesma palavra é escrita de maneiras diferentes conforme o momento em que surge na frase. A criança pode escrever unicamente os substantivos, mas também os verbos e os artigos. A verbalização é feita antes ou durante a escrita. A leitura das palavras assim como a das frases é silábica. Para indicar as palavras na frase pode haver coerência entre o pedido e o assinalado. Quando não escreve o verbo nem os artigos, recusa-se a indicá-los ou mostra os substantivos como se as outras palavras fizessem parte deles. Aparecem duas contradições: a quantidade mínima de letras (três) e a escrita de monossílabos; e a comparação da sua escrita com a dos adultos (esta tem mais letras).

Escrita Silábica- Alfabética: Quando a criança entra em conflito de um símbolo para cada palavra e a sílaba propriamente dita, as vezes grafa a sílaba completa e as vezes não, muitos silábico alfabéticos lêem e escrevem palavras dissílabas como bola, bila, pipa, mas tendem a se confundir com palavras maiores como boneca, borboleta.

Escrita alfabética. A criança já escreve mais ou menos uma letra por cada fonema, está quase correcta porque existe o problema da ortografia (a criança ainda não conhece as regras ortográficas).


5 comentários:

  1. que trabalho legal, parabens, vai me ajudar muito na jornada pedagogica onde trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!

    Quero dizer que além de inteligente você é muito linda.
    Parabém pelo seu blog, este me ajudou muito, pois ainda estava com muita dúvida sobre este termo. Obrigado que Deus te abençoe e continue abençoando pessoas como eu, embora formado nesta área, mas sem experiencia.

    Valeu

    Alexandre Souza

    E-mail: alexandresouza.educador@gmail.com

    espero receber alguma coisa de você

    ResponderExcluir
  3. Adore!
    A coordenadora da minha escola quer que nós professoras maquiemos os diagnosticos de alfabetização,para mais.
    Exemplo:aluno silábico com valor ,temos que colocar alfabetico.Me recusei agora estou sofrendo perseguição ,alguem tem alguma sugestão para eu me livrar disso,sem ter que pedir demissão???

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito, eu sou professora do Brasil Alfabetizado, só tenho o ensino médio,como sou iniciante precisava dar uma olhada nesse assunto ai. obrigada...

    ResponderExcluir