terça-feira, 16 de junho de 2009







Produção textual:

Eu sou muito a favor da produção escrita, seja ela de textos, palavras, frases... em qualquer nível e idade da criança, não me importa muito de como estas primeiras tentativas venham, o que realmente me importa é se a criança em processo contínuo de alfabetização está disposta a pegar o papel e o lápis e grafar o nome das coisas ou relatar um fato, logicamente no primeiro momento a escrita convencional não fará parte deste exercício, mas se sabemos que para se aprender a fazer algo precisamos exercitar, assim como dirigir, andar de bicicleta e um tudo na vida que só vendo em livros não se aprende, aliás só se aprende a viver vivendo, na escrita é assim tmb a criança cria hipóteses de construção de escrita, e hipóteses só podem ser criadas com questionamentos interiores!

Por isso deixem as crianças escreverem... Deixem de criar expectativas nos primeiros momentos, apreciem os pequenos avanços...e lembrem -se anotem, guardem relatem escolham atividades de comparação para notar o quanto elas evoluírem, vamos ter calma, por que professor que alfabetiza é realmente ansioso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário