quinta-feira, 2 de julho de 2009

leitura compartilhada


Esta atividade auxilia(objetivo)
No desenvolvimento do prazer pela leitura
na descoberta dos mundos imaginários

Você vai precisar de:
texto para leitura conjunta

Procedimentos:
Esta atividade consiste em o professor fazer leituras provocativas junto com os alunos. É fazer mais ou menos o papel de uma criança na fase de múltiplas e infinitas perguntas. Esse comportamento do professor, de questionar tudo que o texto apresenta, também possibilita que a criança viaje por lugares construídos com base nas indicações dadas pelo texto. A leitura compartilhada deve ter um roteiro livre de perguntas que poderão surgir do imaginário:

O que é isso?
Para que serve?
Por que aconteceu ?
Quem são os personagens?
Por que ele fez isso com ele (a)
Se não tivesse acontecido isso, como seria?
Foi correto?

3 comentários:

  1. Oie!

    Karla querida.

    As atualizações do seu blog não estão mais aparecendo...
    Que pena.

    Quero te parabenizar pelo profissionalismo dos seus posts.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Karla, parabéns pelo seu artigo sobre leitura compartilhada, pois trabalho com turmas de 3º e 4º ano e ainda tenho dificuldades. porém lendo sua sugestão me esclareceu muitas coisas.

    Obrigada! Antonia rodrigues.

    ResponderExcluir
  3. Karla,não me leve a mal mas não se fala a CEI e sim o Cei que significa Centro de Educação Infantil. Eu também sou professora e trabalho num Cei. Cida a sua amiga de profissão.

    ResponderExcluir