terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Objeitvos para primeiro e segundo ano (1º e 2º ano)


Vasculhando o site do Mec olha o que eu encotrei, PCN 1ª a 4ª Séries, e ai separei umas partes que achei importante para o primeiro ciclo que engloba 1ª e 2ª séries, ou anos tanto faz por que pelo que estou percebendo os conteúdos da antiga "alfabetização" vão acabar ficando mesmo os da 1ª série, salvo em linguagem que continuarão Alfabetização e letramento, então vamos lá!


CONTEÚDOS
Conteúdos gerais do 1º ciclo
VALORES, NORMAS E ATITUDES
• Interesse por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, idéias e
opiniões.
• Preocupação com a comunicação nos intercâmbios: fazer-se entender e
procurar entender os outros.
• Segurança na defesa de argumentos próprios e flexibilidade para modificá-
los, quando for o caso.
• Respeito diante de colocações de outras pessoas, no que se refere tanto
às idéias quanto ao modo de falar.
• Valorização da cooperação como forma de dar qualidade aos intercâmbios
comunicativos.
• Reconhecimento do valor da língua escrita como meio de informação e
transmissão da cultura.
• Valorização da leitura como fonte de fruição estética e entretenimento.
• Interesse, iniciativa e autonomia para ler, especialmente textos literários
e informativos.
• Interesse por compartilhar opiniões, idéias e preferências sobre leituras
realizadas.
• Interesse em tomar emprestado livros do acervo da classe e da biblioteca
escolar.
• Manuseio cuidadoso de livros e demais materiais escritos.
• Interesse no uso e conhecimento das regras de utilização de bibliotecas,
centros de documentação e redes de informação.
• Sensibilidade para reconhecer e capacidade de questionar, com ajuda do
professor, conteúdos discriminatórios, veiculados por intermédio da lin-
guagem.
• Atitude crítica diante de textos persuasivos dos quais é destinatário direto
ou indireto.
• Exigência de qualidade com relação às produções escritas próprias, no
que se refere tanto aos aspectos textuais como à apresentação gráfica.
• Interesse em explorar a dimensão estética da linguagem.
• Respeito aos diferentes modos de falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário