segunda-feira, 1 de dezembro de 2008







Rodeada de Letras? Que tipo de letras usar?


Rodeada de letras? Que letras utilizar?

Todos nós sabemos que uma criança antes de entrar na escola tem contato com as letras, palavras, frases e propagandas por mais que ela pertença a uma família economicamente desfavorecida, a escrita não é um produto escolar, mas um resultado cultural da necessidade do homem se comunicar, e que varia de pais a pais, continente a continente, cada povo obedece a uma convenção da escrita local, existem os mais diversos topos de inscrições dos mais variados: letreiros, jornais, revistas, embalagens, sobre tudo em material de Marketing, que é o contato mais forte da criança com a escrita, ela está imersa em um mundo de letras, que não aprecem em uma ordem alfabética.
A ordem alfabética é algo para se refletir, qual o sentido da ordem alfabética para uma criança em idade pré escolar? Para que serve na verdade a ordem alfabética? Bem, a ordem alfabética (para os alfabetizados) serve para organizar palavras em uma lista telefônica e um dicionário, e a criança ao folhear esses suportes de textos consegue captar isso? Lógico que não, é muito importante que ela saiba que esta ordem existe, mas não necessariamente precisa se fazer um esforço descomunal para que a criança saiba que depois do B vem o C etc, por que o professor alfabetizador, seja ele de qual série, ano ou clico, sabe que qualquer criança se estimulada, pode “cantar” o alfabeto, quem nunca leu coletivamente o alfabeto e quando estava mostrando o H a criança já estava ditando o M? Isto por que ela repete mecanicamente ou simplesmente canta o alfabeto, com também é capaz de decorar trava línguas, brincadeiras de roda, e tem até uma que bate palmas e fala o alfabeto cruzando os pés no chão, então vamos avaliar se é tão importante esta Ordem, afinal não existe nenhuma palavra escrita assim: ABCDEFGHI, nem se configura como palavra apenas como letras.
Nós professoras temos a mania de achar que temos ou devemos ter o controle do processo de leitura da criança, mera ilusão! Quando vemos um caderno com letra cursiva argumentamos logo com a mãe: Essa letra não mãezinha pode confundir a criança! Uma aula depois anotamos em agenda: Trazer rótulos de produtos, ai elas trazem é o nome da Coca cola escrito com uma letra, da Sorriso de outra forma, de medicamento de outro e por ai vai, e como achamos que vamos controlar esses olhinhos curiosos, e quando mostramos os rótulos e dizemos olha este é da Coca cola, aquele “C” é cursivo? Sim, eu sei é uma leitura de imagens de memória, mas as crianças não são cegas, viram e ouviram você comentar que é um C!

Então fica algo pra juntas (os) refletirmos: Vamos pensar em uma maneira de visualização de todo e qualquer tipo de letra ou material impresso, e ao invés de desmotivarmos as mãezinhas dizendo não faça assim ou assado, que tal mudar para você pode também mostrar essa! Mostre. Se não der certo a gente tenta de outra maneira! Os acertos vêem depois de várias tentativas !


Aqui sugestões para rótulos:

Caixa ou pasta de rótulos:
1.Peça que a criança traga de casa três ou mais tipos de rótulos de produtos por exemplo: um de alimento, um de higiene, brinquedo... na rodinha faça a seleção, não esqueça de nomear corretamente: o conjunto de alimentos, conjunto de brinquedos, dê um gancho em conjuntos láaaa na matemática, depois coloque em uma caixa ou em uma pasta colecionadora, aquelas com plásticos dentro (tenho um com portadores de textos), leia com eles as embalagens e as letras das palavras, não esquecendo de explorar cor, se tem algum produto igual, para que serve etc no final pode orientar que eles desenhem ou brincar de bingos de rótulos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário