sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Para Melhorar os Relatórios


Vem chegando o fim do ano e haja relatórios e tem momentos que nos perdemos. Qual termo usar em cada caso, como não ficar repetitivo? É ideal um dicionário sempre ao lado e um auxilio de termos específicos, os dicionários ou glossários de termos pedagógicos e psicopedágogicos tem esse modelo:



GlossárioTerminologias retiradas do Vocabulário da Psicanálise (Laplanche e Pontalis), do Dicionário Universal, Dicionário Piagetiano, Dicionário Junguiano, e outras fontes:



ABERTURA (PIAGET)
Realização das possibilidades operativas de uma estrutura de comportamento (verbal, motora e mental).
ACOMODAÇÃO (PIAGET)
Processo proposto por Piaget, segundo o qual a pessoa modifica a estrutura existente: ações, idéias ou estratégias, para adequar-se a novas experiências. Reestruturação dos esquemas de assimilação. O novo conhecimento representa a acomodação.
ADAPTAÇÃO (PIAGET)
De acordo com Piaget, também caracteriza o funcionamento intelectual e físico. A assimilação e a acomodação são partes do processo de adaptação. movimento de equilíbrio contínuo entre a assimilação e a acomodação. O indivíduo modifica o meio e é também modificado por ele.
ADOLESCÊNCIA
O período da vida humana entre a puberdade e o estado adulto; mocidade.
AFETIVIDADE
Conjunto de fenômenos psíquicos manifestados sob a forma de emoções ou sentimentos e acompanhados da impressão de prazer ou dor, satisfação ou insatisfação, agrado ou desagrado, alegria ou tristeza etc.
AFETO
Termo que a psicanálise foi buscar na terminologia psicológica alemã e que exprime qualquer estado afetivo, penoso ou desagradável, vago ou qualificado, quer se apresente sob a forma de uma descarga maciça, quer como tonalidade geral. Segundo Freud, toda pulsão se exprime nos dois registros, do afeto e da representação. O afeto é a expressão qualitativa da quantidade de energia pulsional e das suas variações.
AGRESSIVIDADE
Tendência ou conjunto de tendências que se atualizam em comportamentos reais ou fantasísticos que visam prejudicar o outro, destruí-lo, constrange-lo, humilha-lo, etc. A agressão conhece outras modalidades além da ação motora violenta e destruidora; não existe comportamento, quer negativo (recusa de auxílio, por exemplo) que positivo, simbólico (ironia, por exemplo) ou efetivamente concretizado, que não possa funcionar como agressão. A psicanálise atribuiu uma importância crescente à agressividade, mostrando-a em operação desde cedo no desenvolvimento do sujeito e sublimando o mecanismo complexo da sua união com a sexualidade e da sua separação dela. Esta evolução das idéias culmina com a tentativa de procurar na agressividade um substrato pulsional único e fundamental na noção de pulsão de morte.
ALEXIA
Impossibilidade patológica de ler.

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