domingo, 1 de fevereiro de 2009








A Psicogênese da Língua Escrita é uma abordagem psicológica de como a criança se apropria da
língua escrita e não um método de ensino. Portanto, cabe aos profissionais da educação, fazer a
transposição desta abordagem para a sala de aula, transformando os estudos em atividades
pedagógicas





De acordo com a Psicogênese da Língua Escrita, o aprendizado do sistema de escrita não se
reduziria ao domínio de correspondências grafo-fonêmicas (a decodificação e a codificação), mas se caracterizaria como um processo ativo no qual a criança, desde seus primeiros contatos com a
escrita, constrói e reconstrói hipóteses sobre a sua natureza e o seu funcionamento.
Os pressupostos dessa abordagem psicológica são:
A alfabetização na perspectiva construtivista é concebida como um processo de construção
conceitual, contínuo, iniciado muito antes da criança ir para escola, desenvolvendo-se
simultaneamente dentro e fora da sala de aula. Alfabetizar é construir conhecimento. Portanto, para ensinar a ler e escrever faz-se necessário compreender que os/as alfabetizando/as terão que lidar com dois processos paralelos: as características do sistema de escrita e o uso funcional da linguagem.
(...) a criança procura ativamente compreender a natureza da linguagem que se fala à sua volta, e...tratando de compreendê-la, formula hipóteses, busca regularidades, coloca à prova suas antecipações e cria sua própria gramática. (...) ao tomar contato com os sistemas de escrita, a criança, através de processos mentais, praticamente reinventa esses sistemas, realizando um trabalho concomitante de compreensão da construção e de suas regras de produção/decodificação.

Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, as crianças elaboram conhecimentos sobre a leitura e
escrita, passando por diferentes hipóteses – espontâneas e provisórias – até se apropriar de toda a complexidade da língua escrita. Tais hipóteses, baseadas em conhecimentos prévios, assimilações e generalizações, dependem das interações delas com seus pares e com os materiais escritos que circulam socialmente.
Para a Teoria da Psicogênese, toda criança passa por níveis estruturais da linguagem escrita até que se aproprie da complexidade do sistema alfabético. São eles: o pré-silábico, o silábico, que se divide em silábico-alfabético, e o alfabético Tais níveis são caracterizados por esquemas conceituais que não são simples reproduções das informações recebidas do meio, ao contrário, são processos construtivos onde a criança leva em conta parte da informação recebida e introduz sempre algo subjetivo. É importante salientar que a passagem de um nível para o outro é gradual e depende muito das intervenções feitas pelo/a professor/a.
Os níveis de escrita, segundo a Psicogênese da Língua Escrita:




•O aprendizado do sistema de escrita alfabética não se reduz a um processo de associação entre
grafemas (letras) e fonemas (sons).




•O sistema de escrita alfabética não é um código que se aprende por memorização e fixação,
pelo contrário, é um objeto de conhecimento que foi construído socialmente





Para a Teoria da Psicogênese, toda criança passa por níveis estruturais da linguagem escrita até que se aproprie da complexidade do sistema alfabético. São eles: o pré-silábico, o silábico, que se divide em silábico-alfabético, e o alfabético Tais níveis são caracterizados por esquemas conceituais que não são simples reproduções das informações recebidas do meio, ao contrário, são processos construtivos onde a criança leva em conta parte da informação recebida e introduz sempre algo subjetivo. É importante salientar que a passagem de um nível para o outro é gradual e depende muito das intervenções feitas pelo/a professor/a







São os niveis de escrita!

15 comentários:

  1. Olá!
    Gostei muito de seus comentarios sobre a psicogênese, amanhã realizarei com minha turma de 1º ano o teste. e seus comentários serão úteis p/ mim nesse momento.
    continue ...
    Sou professora da fundação Educacional de Brasília

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  2. MARAVILHOSA.... é isso que vc é... sou estudante de pedagogia... e estou adimirada com suas postagens.. muito boa... também com esse currículo... bjus no coração... saiba que vou estar sempre por aqui, estudando seus artigos...

    Carla Maquiavelli
    Mairinque SP

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    1. eu tanbem sou estudante de pscologia obrigada

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  3. os comentários sobre a teoria da psicogenese da linda escrita, me ajudou muito em um curso do proletramento que estou terminando. se precisar estou aqui, a teoria me fascina em ver de como a criança aprende.

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  4. Parabéns!!! Seu blog além de lindo é muito útil, sempre estou consultando-o. Estou no 5º período de pedagogia e gostaria muito de manter contato com você para futuras dúvidas. Deus te abençoe e te fortaleça na sua caminhada porque sei que não é fácil precisa ter AMOR.
    Suely

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    1. vamos nos comunicar senpra adorei vc ok fike com os anjos

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  5. Gostaria de ver modelos diferentes de aplicação do teste

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  6. MuitOoOo bom esse materia.............PARABÉNS

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  7. Olá,sua definição esclareceu muitas dúvidas que tinha. Obrigada.

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  8. Está muito lindo seu blog, pois nele achei o que estava procurando, ou seja, Psicogênese, estou no 5º semestre de Licenciatura de Educação do Campo. Vana Ieda Trindade - Itaqui, RS. Continue sempre com essa maravilha!!! Beijocas...

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  9. Olá! Sou estudante do curso de pedagogia e precisava de informações mais objetivas,diretas sobre Psicogênese da Língua Escrita e o seu blog foi de fundamental importância para o sucesso de minhas pesquisas sobre o assunto. Muito Obrigada!!!

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  10. Oi gostei muito das informações, leciono nas séries inciais e tinha algumas dúvidas que foram esclarecidas.

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  11. ameiiii tudo, deu uma boa ajuda...obrigada o blog está de mais...super objetivo.
    Parabéns!!!

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