A Psicogênese da Língua Escrita é uma abordagem psicológica de como a criança se apropria da
língua escrita e não um método de ensino. Portanto, cabe aos profissionais da educação, fazer a
transposição desta abordagem para a sala de aula, transformando os estudos em atividades
pedagógicas
De acordo com a Psicogênese da Língua Escrita, o aprendizado do sistema de escrita não se
reduziria ao domínio de correspondências grafo-fonêmicas (a decodificação e a codificação), mas se caracterizaria como um processo ativo no qual a criança, desde seus primeiros contatos com a
escrita, constrói e reconstrói hipóteses sobre a sua natureza e o seu funcionamento.
Os pressupostos dessa abordagem psicológica são:
A alfabetização na perspectiva construtivista é concebida como um processo de construção
conceitual, contínuo, iniciado muito antes da criança ir para escola, desenvolvendo-se
simultaneamente dentro e fora da sala de aula. Alfabetizar é construir conhecimento. Portanto, para ensinar a ler e escrever faz-se necessário compreender que os/as alfabetizando/as terão que lidar com dois processos paralelos: as características do sistema de escrita e o uso funcional da linguagem.
(...) a criança procura ativamente compreender a natureza da linguagem que se fala à sua volta, e...tratando de compreendê-la, formula hipóteses, busca regularidades, coloca à prova suas antecipações e cria sua própria gramática. (...) ao tomar contato com os sistemas de escrita, a criança, através de processos mentais, praticamente reinventa esses sistemas, realizando um trabalho concomitante de compreensão da construção e de suas regras de produção/decodificação.
Segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky, as crianças elaboram conhecimentos sobre a leitura e
escrita, passando por diferentes hipóteses – espontâneas e provisórias – até se apropriar de toda a complexidade da língua escrita. Tais hipóteses, baseadas em conhecimentos prévios, assimilações e generalizações, dependem das interações delas com seus pares e com os materiais escritos que circulam socialmente.
Para a Teoria da Psicogênese, toda criança passa por níveis estruturais da linguagem escrita até que se aproprie da complexidade do sistema alfabético. São eles: o pré-silábico, o silábico, que se divide em silábico-alfabético, e o alfabético Tais níveis são caracterizados por esquemas conceituais que não são simples reproduções das informações recebidas do meio, ao contrário, são processos construtivos onde a criança leva em conta parte da informação recebida e introduz sempre algo subjetivo. É importante salientar que a passagem de um nível para o outro é gradual e depende muito das intervenções feitas pelo/a professor/a.
Os níveis de escrita, segundo a Psicogênese da Língua Escrita:
•O aprendizado do sistema de escrita alfabética não se reduz a um processo de associação entre
grafemas (letras) e fonemas (sons).
•O sistema de escrita alfabética não é um código que se aprende por memorização e fixação,
pelo contrário, é um objeto de conhecimento que foi construído socialmente
Para a Teoria da Psicogênese, toda criança passa por níveis estruturais da linguagem escrita até que se aproprie da complexidade do sistema alfabético. São eles: o pré-silábico, o silábico, que se divide em silábico-alfabético, e o alfabético Tais níveis são caracterizados por esquemas conceituais que não são simples reproduções das informações recebidas do meio, ao contrário, são processos construtivos onde a criança leva em conta parte da informação recebida e introduz sempre algo subjetivo. É importante salientar que a passagem de um nível para o outro é gradual e depende muito das intervenções feitas pelo/a professor/a
São os niveis de escrita!
Olá!
ResponderExcluirGostei muito de seus comentarios sobre a psicogênese, amanhã realizarei com minha turma de 1º ano o teste. e seus comentários serão úteis p/ mim nesse momento.
continue ...
Sou professora da fundação Educacional de Brasília
obrigada bjoooooo
ExcluirMARAVILHOSA.... é isso que vc é... sou estudante de pedagogia... e estou adimirada com suas postagens.. muito boa... também com esse currículo... bjus no coração... saiba que vou estar sempre por aqui, estudando seus artigos...
ResponderExcluirCarla Maquiavelli
Mairinque SP
eu tanbem sou estudante de pscologia obrigada
Excluiros comentários sobre a teoria da psicogenese da linda escrita, me ajudou muito em um curso do proletramento que estou terminando. se precisar estou aqui, a teoria me fascina em ver de como a criança aprende.
ResponderExcluireu acho essas teoria o massimo
ExcluirParabéns!!! Seu blog além de lindo é muito útil, sempre estou consultando-o. Estou no 5º período de pedagogia e gostaria muito de manter contato com você para futuras dúvidas. Deus te abençoe e te fortaleça na sua caminhada porque sei que não é fácil precisa ter AMOR.
ResponderExcluirSuely
vamos nos comunicar senpra adorei vc ok fike com os anjos
ExcluirGostaria de ver modelos diferentes de aplicação do teste
ResponderExcluirMuitOoOo bom esse materia.............PARABÉNS
ResponderExcluirOlá,sua definição esclareceu muitas dúvidas que tinha. Obrigada.
ResponderExcluirEstá muito lindo seu blog, pois nele achei o que estava procurando, ou seja, Psicogênese, estou no 5º semestre de Licenciatura de Educação do Campo. Vana Ieda Trindade - Itaqui, RS. Continue sempre com essa maravilha!!! Beijocas...
ResponderExcluirOlá! Sou estudante do curso de pedagogia e precisava de informações mais objetivas,diretas sobre Psicogênese da Língua Escrita e o seu blog foi de fundamental importância para o sucesso de minhas pesquisas sobre o assunto. Muito Obrigada!!!
ResponderExcluirOi gostei muito das informações, leciono nas séries inciais e tinha algumas dúvidas que foram esclarecidas.
ResponderExcluirameiiii tudo, deu uma boa ajuda...obrigada o blog está de mais...super objetivo.
ResponderExcluirParabéns!!!