terça-feira, 2 de março de 2010

Fichas de leitura

Oláaaaaaaaaaaaaaaaaa

Gente fazendo um projeto sobre o Maurício de Sousa e a Turma da Mônica e os meus alunos estão amando e tmb como fã incondicional eu me viro em 10000000 para buscar o máximo de atividades possível, compro gibis pra sortear dia de sexta feira, faço fichas de leituraaa

Háaaaaaaaaa as boas e velhas fichas de leitrura (tem um bom material sobre a turma da Mônica no blog é só xeretar)

bem eu peguei umas cartolinas e fiz umas fichas de mesmo tamanho e cor desta maneira:

1. Ficha do nome com a figura:
recortei de revistinhas de histórias em quadrinhos velhas os personagens da turma da Mônica mais conhecido, "estraguei- kkkkkk-, umas três eu acho, mas esperemmmmm já estavam gastas! Pois bem, ai escrevi em letra bastão o nome do personagem ex; figura da Mônica e do lado escrito MÔNICA.
2. Ficha só com o nome em letra bastão: escrevi os nomes dos mesmos personagens só que sem a figura, desta fiz em letra bastão
3. Ficha só com a palavra em letra cursiva :escrevi o nome dos personagens das fichas em letra cursiva (de mão) manuscrita.

4. Sugestão 1: pode- se fazer me letra de imprensa, essa do blog, usada em jornais e revista, usada pela IMPRENSAAAA! RS
5. Sugestão 2: Só com a imagem- este eu não fiz por que como foi recortada de revistas, não havia 2 figuras idênticas, mas se vc imprimir dá certinho.
6. Sugestão 3: Só com a SOMBRA, vc pega a imagem e imprime toda pretinha ou pinta a imagem de preto, para ficar igual a sombra da (O) personagem óootimo pra maternais!
MODO DE FAZER:
Geralmente trabalho assim: faço uma rodinha, espalho as fichas no chão e dou uma ou duas para que eles procurem os pares, pode ser qualquer escrita,
1.em um nível mais fácil vc dá para eles as de nomes e figura e espalha as fichas só de palavras com o mesmo tipo de letra. Igual ai nessa fotinha...
2.Em nível médio vc pode colocar para eles com procurares as fichas com tipos de letra diferentes
3. Nível mais difícil: Mostra a figura e eles procuram, se a turminha já tiver trabalhado bastante a memorização das fichas alguns nomes terão reconhecimento imediato.
4. Nível Crânio kkk: O professor dita a palavra e eles procuram a palavra certa em qualquer tipo de letra, de preferência a de uma mais constante pra também não cansar nem demorar para que todos participem!

6 comentários: