segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O dia e a noite e os movimentos da terra! lenda do Dia e da Noite








Oie genteeeemmmm tudo bom? Ó nesses dias vou diminuir as postagens é que estou de recesso para Natal e Ano Novo, porém deixo minha ultima sugestão do conteúdo DIA E NOITE!

1.Sonde com as crianças o que elas sabem sobre o dia e a noite,anote em um cartaz ou caderno tá!Peça que eles desenhem e façam uma frase!

2.Conte a Lenda do Dia e da Noite, que está aqui abaixo;

No começo do mundo só havia o dia. A noite estava adormecida nas profundezas do rio com Boiúna, cobra grande que era senhora do rio. A filha de Boiúna, uma bela tinha se casado com um rapaz de um vilarejo nas margens do rio. Seu marido, um jovem muito bonito, não entendia porque ela não queria dormir com ele. A filha de Boiúna respondia sempre:
- É porque ainda não é noite.
- Mas não existe noite. Somente dia! - ele respondia.
Até que um dia a moça disse-lhe para buscar a noite na casa de sua mãe Boiúna. Então, o jovem esposo mandou seus três fiéis amigos ir pegar a noite nas profundezas do rio. Boiúna entregou-lhes a noite dentro de um caroço de tucumã, como se fosse um presente para sua filha.
Os três amigos estavam carregando a tucumã quando começaram a ouvir barulho de sapinhos e grilos que cantam à noite. Curiosos, resolveram abrir a tucumã para ver que barulho era aquele. Ao abri-la, a noite soltou-se e tomou conta de tudo. De repente, escureceu.

A moça, em sua casa, percebeu o que os três amigos fizeram. Então, decidiu separar a noite do dia, para que esses não se misturassem. Pegou dois fios. Enrolou o primeiro, pintou-o de branco e disse:
- Tu serás cujubin, e cantarás sempre que a manhã vier raiando.
Dizendo isso, soltou o fio, que se transformou em pássaro e saiu voando. Depois, pegou o outro foi, enrolou-o, jogou as cinzas da fogueira nele e disse:
- Tu serás coruja, e cantarás sempre que a noite chegar.
Dizendo isso, soltou-o, e o pássaro saiu voando.
Então, todos os pássaros cantaram a seu tempo e o dia passou a ter dois períodos: manhã e noite.


Ou leia o livro A Lenda do Dia e da Noite do autor:Rui de Oliveira, na minha escola tem, acho que é do FNDE (sobre o livro)
Esta adaptação de uma lenda dos índios Karajá procura explicar como surgiu a noite. No início dos tempos, só havia dia, e os índios e animais não conseguiam dormir, por isso, uma índia pede ajuda ao marido e à mãe, que dá ao marido um coco de tucumã que não podia ser aberto. Curioso, o marido quebra o coco, e criaturas da noite se espalham pelo mundo. A índia, então, consegue, finalmente, separar o dia da noite. Por meio dessa história mágica, o leitor tem contato com a cultura indígena, seus mitos e lendas. A combinação das cores e a presença do grafismo indígena nas ilustrações, as sombras e os contornos, os desenhos baseados em esculturas de barro típicas da tribo Karajá, tudo isso colabora para a qualidade da obra, que apresenta um projeto gráfico simples e bem cuidado. O diálogo com a linguagem da animação (a história se baseia numa animação do próprio autor, para a TV) enriquece a obra.
3. Mostre a aniação da Série De onde vem o Dia e a noite da TV Cultura
O movimento de rotação da Terra explica a existência dos dias e das noites. De dia, uma parte dos habitantes da Terra recebe luz solar, porque a parte da superfície da Terra onde vivem está virada para o Sol, mas os habitantes da Terra que estão do outro lado não recebem essa luz!

3 comentários: