ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM AS ESTRUTURAS COGNITIVAS:
• TEMPO
• ESPAÇO
• MEMÓRIA
• CLASSIFICAÇÃO
• ORDEM
• CORRESPONDÊNCIA
• TEMPO
• ESPAÇO
• MEMÓRIA
• CLASSIFICAÇÃO
• ORDEM
• CORRESPONDÊNCIA
ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM A FUNCAO SIMBOLICA = REPRESENTAÇÃO MENTAL
IMITACAO
JOGO SIMBOLICO
DESENHO
IMAGENS MENTAIS
IMITACAO
JOGO SIMBOLICO
DESENHO
IMAGENS MENTAIS
ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM A PSICOMOTRICIDADE.
ARRANJOS DIDATICOS
• ATIVIDADES PERMANENTES
• PROJETOS PEDAGÓGICOS
• SEQÜÊNCIAS DE ATIVIDADES
• ATIVIDADES DE INICIATIVA DA CRIANÇA
• ATIVIDADES DE INICIATIVA DO(A) PROFESSOR(A)
• ATIVIDADES DE INICIATIVA PARTILHADA: PROFESSOR(A) E CRIANÇA
· ATIVIDADES COM TODO GRUPO
• ATIVIDADES EM DUPLAS
• ATIIDADES EM PEQUENOS GRUPOS
• ATIVIDADES INDIVIDUAIS
• ATIVIDADES QUE ATENDAM AS CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EM CADA IDADE
CONHECIMENTO DE MUNDO:
• MOVIMENTO
• MÚSICA
• ARTES VISUAIS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
• NATUREZA E SOCIEDADE
• MATEMÁTICA
ARRANJOS DIDATICOS
• ATIVIDADES PERMANENTES
• PROJETOS PEDAGÓGICOS
• SEQÜÊNCIAS DE ATIVIDADES
• ATIVIDADES DE INICIATIVA DA CRIANÇA
• ATIVIDADES DE INICIATIVA DO(A) PROFESSOR(A)
• ATIVIDADES DE INICIATIVA PARTILHADA: PROFESSOR(A) E CRIANÇA
· ATIVIDADES COM TODO GRUPO
• ATIVIDADES EM DUPLAS
• ATIIDADES EM PEQUENOS GRUPOS
• ATIVIDADES INDIVIDUAIS
• ATIVIDADES QUE ATENDAM AS CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA EM CADA IDADE
CONHECIMENTO DE MUNDO:
• MOVIMENTO
• MÚSICA
• ARTES VISUAIS
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
• NATUREZA E SOCIEDADE
• MATEMÁTICA
A rotina
Todo professor sabe que na vida temos uma rotina por um motivo obvio, que é a organização mental de ações seguintes para chegarmos a um ponto estabelecido, seja ela rotina da família de deixar crianças na escola, a rotina do horário de matérias do dia nos alunos de ensino fundamental e médio, rotina no trabalho... em fim, a rotina nada mais é que uma seguência de açõs que nos ajudam a organizar nossa vida por que já temos com antecipar o próximo acontecimento, para a criança isso é de suma importância, imagine que até ir á escola ela vivia em casa com irmãos e os pais em uma rotina de comer, brincar e dormir e na escola ou creche as atividades tem um objetivo dirigido de conhecimentos formais- cognitivos e psicomotorese são na maioria das vezes feitas coletivamente.
A rotina em sala ensina a criança a se antecipar (assim como os adultos) e sentir- se mais segura no outro ambiente longe dos pais, dando- lhe mais autonomia e capacidade para se organizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário