Ter uma noção do que cada corrente prega e do tipo de resultado que pretende atingir pode ajudar na hora de escolher uma escola. Com informações sobre as principais teorias de ensino e aprendizagem, você também pode interpretar melhor o que um diretor ou orientador diz e terá mais elementos para avaliar o colégio. Mas é preciso cuidado. "As teorias de ensino e aprendizagem são abstrações. Mas a prática não é uma simples reprodução de teorias", diz a lingüista Fernanda Liberali, professora no Programa de Pós-Graduação da PUC/SP e consultora de várias escolas.
Ao visitar um colégio, procure saber qual é a sua principal orientação teórica. E tente confrontar o que foi dito com a prática. "Pelo discurso, você pode notar alguns dos princípios que a escola valoriza. Mas há discursos muito parecidos e práticas bem diferentes. A dica é questionar menos 'o que' e mais 'como', aconselha Vânia Marincek, diretora pedagógica de educação infantil e fundamental I da Escola da Vila.
"Como a escola avalia o aluno?", "Como se introduz um novo conceito em classe?", "Como é utilizado o espaço físico?", "Como as regras são estabelecidas?" são exemplos de perguntas que podem explicitar o posicionamento da escola. Segundo Vânia, também é importante saber quanto a escola investe na formação de seus professores. "Visite o colégio em um dia de aula e observe. Os pais são convidados a entrar quando buscam os filhos? Os professores parecem disponíveis para uma conversa? Como é o material que é exposto nas paredes? Cartazes muito perfeitos denotam que houve pouca participação do aluno", diz Fernanda Liberali. Também procure saber como são organizados os eventos. Os pais participam? Opinam? Os alunos participam? Com esses dados, você terá pistas mais concretas de como a escola educa. Boa escolha!
Karla, estou procurando uma escola para a minha filha, que vai para a 1ª série, e achei bem legais as suas dicas! Obrigada!
ResponderExcluir