De acordo com Emília Ferreiro na Psicogênese da Escrita, o sujeito que está em processo de alfabetização passa por 3 níveis de escrita (coloquei as garatujas e o alfabético ortográfico por que para nosso diagnóstico acho muito válido) que são:
pré- silábico em 3 estágios,
silábico -com valor e sem valor sonoro,
silábico alfabético e alfabético.
Mas na tabela eu separei para que a professora (o) anotasse os mínimos e sensíveis avanços:
Como utilizar a tabela?
Esta tabela tem:
9 colunas, que representam os avanços na escrita.
25 linhas onde você vai colorir de acordo com a legenda abaixo na cor do nível, 1 quadradinho para cada aluno (tem que ser a quantidade e cor exata tá)
No exemplo eu teria:
Garatujas: 2 alunos
Pré- Silábico1: 5 alunos
Pré- Silábico2: Nenhum aluno
Pré- Silábico3: 2 alunos
Silábico Sem Valor Sonoro: Nenhum
Silábico com valor Sonoro: 8 alunos
Silábico Alfabético: Nenhum
Alfabético: 4 alunos
Alfabético Ortográfico: 1 aluno
** atenção**
1.Anote ao lado nº total de alunos
2. Quantidade de alunos avaliados
3. Utilize sempre o mesmo teste: com mesmas palavras e mesma frase, fica mais "amarrado" e mais exato para vc comparar ao logo do ano.
4. Anote sempre o período do teste SEM FALTA!
5. Faça quantas vezes quizer, eu faço pelo menos 4 vezes no ano (bimestre para relatórios oficiais).
6. Se puder marque uma data ex: todo dia 15 fazer o teste.
Por que o mesmo teste? Se o nível de escrita é do aluno?
Veja:
nas palavras
Apagador
cadeira
mesa
Giz
Todas são sílabas simples
Se você colocar
Apontador
Caderno
lápis
giz
Já muda por que tem sons nasais"N": apoNtador
tem "R" no meio da palavra: cadeRno
e Lápis: eles podem comfundir com som se Z, escrever lápi etc,
mas esta criança provavelmente saberá escrever sozinha:
boneca, bola, bila, casa, dado, uva etc
O aluno alfabético escreve foneticamente, como fala vai mais adiante entender regras ortográficas, mas eles ESTÁ alfabético!
A soma de quadradinhos coloridos deve ser IGUAL a quantidade de alunos AVALIADOS
Faça um gráfico por turmo> Um grafico para a turminha da manhã e um gráfico para a turminha da tarde, fica melhor de fazer relatórios da turma e comparar e quem sabe fazer planejamentos diferenciados para cada turno!
“Amigo é coisa pra se guardar...” Como diz o poeta. Prof(a) Karla aqui de volta ao seu belo espaço para agradecer de coração sua gentileza em nos honrar com a sua visita e valoroso comentário. Saiba que muito nos fortalece, sua presença é sempre agradável e especial. Obrigado mesmo.... Apareça sempre lá! Confesso que admiro bastante o seu trabalho, parabéns por sua publicação, ótima, preciosa e interessante. Olhe uma das minhas formação é Licenciatura Plena em Matemática, inclusive concluida na "UECE", lendo seus post's lembrei muito de uma grande educadora, responsável pela disciplina que tratava deste tema, valeu. O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis". Fernando Pessoa. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Felicidades. Desejo uma semana repleta de realizações e de muito sucesso extensivo aos familiares, muita paz, saúde, brilhe sempre, bênçãos, proteção e alegria. Que a luz divina oriente e ilumine o nosso caminhar... Um abraço fraterno.
ResponderExcluirValdemir Reis
estava com duvidas de como avaliar a songagem final, consegui entender o processo.obrigada.
ResponderExcluir