domingo, 3 de maio de 2009

Sistema de Classificação de Jogos, Brinquedos e Materiais Pedagógicos




Este sistema foi desenvolvido com o objetivo de possibilitar a classificação de jogos, brinquedos e materiais pedagógicos. Para sua elaboração, foram considerados aspectos relativosao brinquedo, desde sua origem até a qualidade do estímulo que oferece a criança. A organização deste sistema tem po objetivo facilitar o acesso ao materil pelos educadores, assim sendo, a selação dos itens para CATALOGAÇÃO, obedeceu a vários critérios técnicos e de praticidade. Os dez primeiros intes referem se ao registro de informações sobre aspectos físicos dos brinquedos;os seguintes, referem - se a aspectos pedagógicos.
O sistema de classificação de jogos, brinquedos e materias pedagógicos é composto pelos seguintes itens, que poderão fazer parte de um livro registro para brinquedotecas, clinicas de psicopedagogia, escola, e até seu. (livro Tombo)

DESCRIÇÃO DE ITENS:
1. Número do registro: Este número corresponde ao registro feito por ordem de entrada, a data que o produto foi adquirido e posto em uso. Se houverem 2 brinquedos igual, cada brinquedo deve receber o "seu" número, isto é números diferente, para que se um sumir, perder se saiba.

2.Localização: Localização do brinquedo em caixa, gavetas, boxes... é identificado por uma letra de determinada cor que é escrita ao lado do número; a letra indica a coluna na estante e a cor indica a prateleira onde o brinquedo se encontra.

3.Data da entrada:É a referência ao dia da entrada em que está sendo feito o registro.

4.Nome do Brinquedo: É o nome que consta na embalagem e no catálago (se houver). Quando não há certeza sobre o nome, este deve ser escrtia de lápis no livro registro e o nome suposto também.

5.Fabricante e Local: O nome da indústria ou artesão que produziu o brinquedo e da cidade, estado e país onde foi feito o produto.

6.Código e Ano: Este intem refere-se ao código ou número de referência constante no catálago do fabricante e ao ano que o brinquedo foi fabricado.

7. Componentes: Nesta coluna é feita a descrição resumida das peças que compõem o jogo, incluindo- se i nmaterial que são feitos (cartaõ, plástico, madeira, pano...), o número de peças e sua forma e cor tratando- se de brinquedo confeccionado com sucata, uma outra listagem de materias é utilizada, pois além da qualidade da matéria prima, cataloga- se o tipo de objeto que foi transformado.

8. Embalagem: Descrição da embalagem, se existir: uma caixa de madeira, plástico ou cartão, se é um saquinho, ou se não existe embalagem.

9.Preço: Este ítem refere- se ao valor que o brinquedo custou na época que foi registrado.

10. Tipo: Este ítem refere- se as características dos brinquedos, jogos e materias pedagógicos quanto a forma de brincar que as instruções sugerem. Chamamos de JOGO ao brinquedo (ou atividade, baseado nas regras.
Qualquer material ou objeto pode ser utilizado tanto para um exercício didático quanto para uma brincadeira ou jogo. Mas o que caracteriza o jogo é a existência de regras e condições para que um participante seja ganhador.

Podemos Classificar os brinquedos em 26 tipos:
1. Blocos de Construção
2. Brinquedo de Afeto
3. Brinquedo de Armar
4. Brinquedo de berço
5. Brinquedo de Faz de conta:
6. Brinquedos de manipulação
7. Brinquedos de Montar
8. Brinquedo hipnótico
9. Brinquedo Musical
10. Brinquedo Pedagógico
11. Brinquedo Sonoro
12. Brinquedo de Sorte.
13. Jogo de Baralho
14. Jogo de Circuito
15. Jogo de Cooperação
16. Jogo de Destreza
17. Jogo de Dominó
18. Jogo de Loto
20. Jogo de Memória
21. Jogo de Perguntas ou respostas.
22. Material Pedagógico
23. Quebra Cabeças

Honras: Ao curso de Formação Ludica com o professor Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida da Universiade Federal do Ceará -UFC, quem cursei em maio de 2004
Links sobre Marcos Teodorico:





O livro dele, sou fã dele mesmo e dai?
Na livraria Saraiva vende pela net


Bom também me informaram que: Este sistema de classificação foi criado por Nylse Cunha ,inclusive é parte do livro Brinquedoteca um mergulho no brincar.

2 comentários:

  1. Olá Prof(a) Karla estou visitando este espaço maravilhoso! Parabéns pelo excelente trabalho realizado. Interessante suas publicações, uma grande contribuição. Feliz e honrado por sua amizade. Acredito aquele que caminha sozinho pode até chegar mais rápido... Porém quem segue acompanhado de um amigo com certeza vai mais longe... Espero sua visita! Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Votos de um feliz e divertido fim de semana, sucesso, muita paz, saúde, brilho, bênçãos, proteção e alegria. Fique com Deus.
    Um abraço fraterno.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  2. Este sistema de classificação foi criado por Nylse Cunha os créditos são dela, inclusive é parte do livro Brinquedoteca um mergulho no brincar.

    ResponderExcluir