sábado, 7 de março de 2009

Atitudes pedagógicas





Há uma série de procedimentos que devem nortear a atitude profissional do professor nas práticas diárias numa turma de alfabetização, vejamos algumas delas

Sempre faça a apresentação do texto, da história, do desenho, da figura;

O Isolamento e o destaque da sílaba que devemos trabalhar desve ser fruto dessas conversas informais

Procure estimula- los para identificar essa sílaba, inicial e final,

Faça desenhos para estimular a percepção e memorização, e peça que eles façam também

Se desenhar escreva o nome do desenho abaixo da figura, circule a sílaba trabalhada

Justificar a leitura e escrtia proposta à turma é louvavél

Leia para os alunos e com eles, procurando evidenciar os elementos do texto;

É importante identificar o texto ou a escrita: para quem é, de quem veio, quem era ele, referente a um fato, é uma história real ou não, já lemos outro testo assim, alguém saberia contar uma história parecida...

Chame a atenção dos alunos para o título do texto, pois são as principais percepções dos alunos no início do trabalho.

Os textos tem uma idéia central e uma porção de outras que se desenrolam em torno dela. Resgate- as, cuide para que os alunos a percebam também.

Deixe livros sempre a mão, não precisa ser livros caros, nem novo, mas deixe por perto.

Apresente-os diarimente uma farta diversidade de gêneros literários e vários tipos textuais com as mesmas características dentro de cada gênero.

Incentive a produção escrita de palavras, frases ou textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário