Há uma série de procedimentos que devem nortear a atitude profissional do professor nas práticas diárias numa turma de alfabetização, vejamos algumas delas
Sempre faça a apresentação do texto, da história, do desenho, da figura;
O Isolamento e o destaque da sílaba que devemos trabalhar desve ser fruto dessas conversas informais
Procure estimula- los para identificar essa sílaba, inicial e final,
Faça desenhos para estimular a percepção e memorização, e peça que eles façam também
Se desenhar escreva o nome do desenho abaixo da figura, circule a sílaba trabalhada
Justificar a leitura e escrtia proposta à turma é louvavél
Leia para os alunos e com eles, procurando evidenciar os elementos do texto;
É importante identificar o texto ou a escrita: para quem é, de quem veio, quem era ele, referente a um fato, é uma história real ou não, já lemos outro testo assim, alguém saberia contar uma história parecida...
Chame a atenção dos alunos para o título do texto, pois são as principais percepções dos alunos no início do trabalho.
Os textos tem uma idéia central e uma porção de outras que se desenrolam em torno dela. Resgate- as, cuide para que os alunos a percebam também.
Deixe livros sempre a mão, não precisa ser livros caros, nem novo, mas deixe por perto.
Apresente-os diarimente uma farta diversidade de gêneros literários e vários tipos textuais com as mesmas características dentro de cada gênero.
Incentive a produção escrita de palavras, frases ou textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário