sexta-feira, 27 de março de 2009

SÍMBOLOS DA PÁSCOA




OVO DA PÁSCOA
O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e é um símbolo desde a Antigüidade, época em que já era costume presentear as pessoas, por ocasião da Páscoa, com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos de Páscoa representam também o final da quaresma.
O cacau, cujo nome científico em grego é Teobroma Cacau, quer dizer: o néctar dos deuses. Seu sabor e sua força energética sempre foram reconhecidos em toda a Europa. Ao tomar o formato de um ovo, representou mais intensamente a força rejuvenescedora da vida. O ovo de chocolate é, portanto, o símbolo da vida.

COELHO
Os coelhos são mamíferos, roedores, que se reproduzem de forma rápida, tendo grande fertilidade. O seu período de gestação não passa de quarenta dias, tornando-se símbolo da preservação da espécie.

CORDEIRO
O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo.

Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro.

Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.

VELA- CÍRIO
O "Círio Pascal" não é uma vela comum: ela vem marcada com as letras gregas alfa e ômega e simboliza que Cristo é princípio, fim e luz ao mesmo tempo.

COLOMBA PASCAL
Esse bolo em formato da pomba simboliza a vinda do Espírito Santo. A Bíblia conta que quando João Batista estava batizando Jesus, ele apareceu na forma de uma pomba.

CRUZ
É o símbolo da religião cristã e representa o sofrimento e a ressurreição, pois Jesus foi crucificado, mas voltou à vida.

PÃO E VINHO
Simbolizam o corpo e o sangue de Jesus.

OVOS
É um símbolo da vida, que também significa nascimento e ressurreição. No começo, presenteava-se com ovos de verdade. Depois eles passaram a ser de porcelana, vidro, pedra, madeira, papel, escamas, casco de tartaruga e até pedras preciosas, até virar de chocolate.

FONTE: UOL CRIANÇAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário