terça-feira, 24 de março de 2009

Avaliar para melhorar o planejamento

avaliação

avaliar
1 determinar o valor de
avaliar um diamante
2 calcular, estimar
avaliar os lucros de uma empresa


v. tr.,
determinar a valia ou o valor de;
apreciar o merecimento de;
aquilatar, reconhecer a força de, a grandeza de;
estimar, prezar;
orçar;
computar;v. refl.,
reputar-se;
ter-se em conta;
julgar-se como.



avaliação:

avaliação
s. f.,
ato de avaliar;
valor determinado pelos avaliadores;
estimativa;fig.,
apreciação;
estima.

A Avaliação das aprendizagens pode e deve ser um processo central na melhoria das aprendizagens dos alunos. A avaliação não deve ser confundida com a medonha PROVA, de caráter sumativa, isto é está particularmente ligada a classificação, seleção, exclusão e consequentemente punição de estudantes. Por outro lado a investigação (sondagem da aprendizagem- avaliação) organizada e desenvolvida, contribui para melhorar a aprendizagens dos alunos em geral e particularmente dos alunos que tem dificuldades.
Um professor que sempre avaliar seus alunos conhece bem mais a turma que aquele que simplesmente aplica a prova, logo terá aulas mais bem planejadas por que este saberá o que foi mais produtivo e repetirá a performance mais vezes, a avalição da aprendizagem deve ser uma coleta de dados para embasar o planejamento neste pensamento veja:


avaliação- diagnóstico- revisão do planejamento- resultados melhores

Tem professores que dizem assim:
Esse papo é muito bom para educação infantil, como posso fazer outra coisa se as instituições querem NOTA

faça atividades surpresas tipo dramatizações, debates, lance desafios e gratifique com pontos!

Ai outro professor diz:
Mas isso ele só faz por que vale ponto!
E dai? tudo na vida é assim uma coisa pela outra, o ser humano precisa de motivação
Se o professor tivesse um incentivo de premiações ele não mudaria?
O salário do professor não deveria ser um INCENTIVO?

Então o que quero é deixar meu pensamento é que se você fizer uma avaliação sempre que puder de formas diferentes, terá um retorno mais objetivo e se levar os resultados da avaliação durante a elaboração do seu planejamento até para o professor as aulas se tornarão mais prazerosas.

Como eu faço a valiação da escrita:

Hoje eu recolhi algumas escritas espontâneas dos alunos, (primeiro dia de aula da escola pública), vou contabilizar quantos alunos tem em cada nível de escrita para depois elaborar atividades, mas uma coisa foi boa, pouquíssimos pré silábicos no 1º ano sinal que já iniciarei com crianças que entendem a quantidade de sílabas seja elas relacionadas a som ou não, mas já contam pedacinhos.
Pode se recolher escrita dos alunos com qualquer auto ditado, eu prefiro os que tem escrita de palavras simples, canônicas (vogal + consoates) depois passo para as mais complexas.

Tipos de Avaliação: Somativa, Formativa e Diagnóstica
SOMATIVA
Somativa como próprio nome indica, tem como o objetivo representar um sumário, uma apresentação concentrada de resultados obtidos numa situação educativa. Pretende-se traduzir, de uma forma quantificada, a distância em que ficou de uma meta que se arbitrou ser importante atingir. Essa avaliação tem lugar em momentos específicos ao longo de um curso, como por exemplo, no final de um ano letivo.
Somativa: os testes ou provas constituem meios de se avalia apenas um aspecto do processo de aprendizagem, ou seja, o produto em relação ao desempenho, tendo em vista determinados conteúdos ou objetivos, em termos de progresso ou proficiência.
FORMATIVA
Avaliação formativa: em uma avaliação formativa interativa há procedimentos constantes e personalizados envolvendo professor e alunos, a partir de critérios não apenas normativos, mas principalmente pessoais, que irão envolver, da parte do professor, uma reflexão sobre si mesmo e sobre os alunos e, da parte dos alunos, uma auto-avaliação e uma avaliação do professor. A participação dos alunos no processo avaliativo é fundamental para que fique garantida a interação e a pluralidade de visões.
avaliação formativa não tem como objetivo classificar ou selecionar. Fundamenta-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais; fundamenta-se em aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender.
DIAGNÓSTICA
A Avaliação Diagnóstica tem dois objetivos básicos: identificar as competências do aluno e adequar o aluno num grupo ou nível de aprendizagem. No entanto, os dados fornecidos pela avaliação diagnóstica não devem ser tomados como um "rótulo" que se cola sempre ao aluno, mas sim como um conjunto de indicações a partir do qual o aluno possa conseguir um processo de aprendizagem.

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