terça-feira, 3 de março de 2009

O Lobo e os Sete Cabritinhos

análise de palavras!

QUEBRA CABEÇA


RECONTO ATRAVÉS DE FICHAS- SEGUÊNCIA DA HISTÓRIA



FICHAS DE LEITURA PARA MEMORIZAÇÃO E ESTUDO DAS PALAVRAS




A FÁBULA
O LOBO E OS SETE CABRITINHOS.
A FÁBULA:
São características das Fábulas
• a narrativa é curta, geralmente, um diálogo;
• as personagens quase sempre são animais;
• no final da história, destaca-se uma moral.
Estrutura das Fábulas
• Através das fábulas podemos fazer duas leituras independentes:
Narrativa propriamente dita cuja estrutura narrativa sempre se repete:
• Situação inicial
• Obstáculo
• Tentativa de solução
• Resultado final
• Moral
Moral - linguagem temática, dissertativa. Ela pode ser usada e analisada independentemente da fábula.
A fábula nos leva a dois mundos:
• o imaginário, o narrativo, fantástico;
• e o real, o dissertativo, temático.

Na verdade, a fábula é um “estudo sério sobre o comportamento humano”, a ética e a cidadania.





O LOBO E OS SETE CABRITINHOS
de Jakob e Wilhelm Grimm

"Era uma vez uma cabra que tinha sete cabritinhos. Ela os amava com todo o amor que as mães sentem por seus filhinhos. Um dia, ela teve que ir à floresta em busca de alimento. Então, chamou os cabritinhos e lhes disse:

- Queridos filhinhos, preciso ir à floresta. Tenham muito cuidado por causa do lobo. Se ele entrar aqui, vai devorá-los todos. É seu costume disfarçar-se, mas vocês o reconhecerão pelas sua voz rouca e por suas patas pretas.
Os cabritinhos responderam:
- Querida mãezinha, pode ir descansada, pois teremos muito cuidado.

A cabra baliu e foi andando despreocupada. Não se passou muito tempo e alguém bateu à porta dizendo:
- Abram a porta, queridos filhinhos. A mamãe está aqui e trouxe uma coisa para cada um de vocês.
Os cabritinhos perceberam logo que era o lobo, por causa de sua voz rouca, e responderam:
- Não abriremos a porta, não! Você não é nossa mãezinha. Ela tem uma voz macia e agradável. A sua é rouca. Você é o lobo!

O lobo, então, foi a uma loja, comprou uma porção de giz e comeu-os para amaciar a voz. Voltou à casa dos cabritinhos, bateu à porta, e disse:
- Abram a porta, meus filhinhos. A mamãe já voltou e trouxe um presente para cada um de vocês.
Mas o lobo tinha posto as patas na janela e os cabritinhos responderam:
- Não abriremos a porta, não! Nossa mãe não tem patas pretas como as suas. Você é o lobo.

O lobo foi à padaria e disse ao padeiro:
- Tenho as patas feridas. Preciso esfregá-las em um pouco de farinha. O padeiro pensou consigo mesmo: "O lobo está querendo enganar alguém". E recusou-se a fazer o que ele pedia. O lobo, porém, ameaçou devorá-lo e o padeiro, com medo, esfregou-lhe bastante farinha nas patas.

Pela terceira vez, foi o lobo bater à porta dos cabritinhos:
- Meus filhinhos, abram a porta. A mãezinha já está aqui, de volta da floresta, e trouxe uma coisa para cada um de vocês.
Os cabritinhos disseram:
- Primeiro mostre-nos suas patas, para vermos se você é mesmo nossa mãezinha.
O lobo pôs as patas na janela e, quando eles viram que eram brancas, acreditaram e abriram a porta.

Mas, que surpresa!!! Ficaram apavorados quando viram o lobo entrar. Procuraram esconder-se depressa. Um entrou debaixo da mesa; outro meteu-se na cama; o terceiro entrou no fogão; o quarto escondeu-se na cozinha; o quinto, dentro do guarda-louça; o sexto, embaixo de uma tina, e o sétimo, na caixa do relógio. O lobo os foi achando e comendo, um a um. Só escapou o mais moço, que estava na caixa do relógio.

Quando satisfez o seu apetite, saiu e, mais adiante, deitou-se num gramado. Daí a pouco pegou no sono. Momentos depois, a cabra voltou da floresta. Que tristeza a esperava! A porta estava escancarada. A mesa, as cadeiras e os bancos, jogados pelo chão. As cobertas e os travesseiros, fora das camas. Ela procurou os filhinhos, mas não os achou. Chamou-os pelos nomes, mas não responderam. Afinal, quando chamou o mais moço, uma vozinha muito sumida respondeu:
- Mãezinha querida, estou aqui, no relógio.

Ela o tirou de lá, e ele lhe contou tudo o que havia acontecido. A pobre cabra chorou ao pensar no triste fim de seus filhinhos!!! Alguns minutos depois, ela saiu e foi andando tristemente pela redondeza. O cabritinho acompanhou-a. Quando chegaram ao gramado, viram o lobo dormindo, debaixo de uma árvore. Ele roncava tanto que os galhos da árvore balançavam. A cabra reparou que alguma coisa se movia dentro da barriga do lobo.
- Oh! Será possível que meus filhinhos ainda estejam vivos, dentro da barriga do lobo? pensou ela falando alto.

Então, o cabritinho correu até sua casa e trouxe uma tesoura, agulha e linha. Mal a cabra fez um corte na barriga do lobo malvado, um cabritinho pôs a cabeça de fora. Ela cortou mais um pouco e os seis saltaram, um a um. Como ficaram contentes!!! Cada qual queria abraçar mais a mamãe. Ela também estava radiante, contudo, precisava acabar a operação antes que o lobo acordasse. Mandou que os cabritos procurassem umas pedras bem grandes. Quando eles as trouxeram, ela as colocou dentro da barriga do bicho e coseu-a rapidamente. Daí a momentos, o lobo acordou. Como sentisse muita sede, levantou-se para beber água no poço. Quando começou a andar, as pedras bateram, umas de encontro às outras, fazendo um barulho esquisito. O lobo pôs-se a pensar:

"Estavam bem gostosinhos
Os cabritos que comi.
Mas depois, que coisa estrranha!
Que enorme peso senti!"

Quando chegou ao poço e se debruçou para beber água, com o peso das pedras, caiu lá dentro e morreu afogado. Os cabritinhos, ao saberem da boa notícia, correram e foram dançar, junto ao poço, cantando, todos ao mesmo tempo":

"Podemos viver,
Sem ter mais cuidado.
O lobo malvado morreu,
No poço afogado."

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

1ª aula- a Obra e o autor: (Linguagem oral e Representação através de desenhos)
Predição da fábula o Lobo e os Sete Cabritinhos, sondar os conhecimentos prévios das crianças...
Quem sabe o que é isso?
É um livro de história? E qual é o nome da história?Alguém saberia contar?
Após esses debates poderia ser lida a história com exploração oral do texto:
Por que a mamãe cabra disse pra não abrir a porta para ninguém?
Por que o lobo queria comer os cabritinhos?
O que você achou da atitude da mamãe cabra?
O Lobo mentiu na história, por que ele fez isso? É certo mentir?
Atividade em folha: Desenho da História e escrita espontânea dos personagens


2ª aula- Matemática (Pensamento Matemático)
Quantos cabritinhos são ao todos na história?
Quantos ficaram presos no relógio?
Há diferença no tamanho deles?
Problemas matemáticos envolvendo os objetos do texto

3ª aula- Sociedade
Conversar com os alunos sobre os diferentes tipos de paisagens?
Onde se passa a História dos Cabritinhos é parecido com o da Branca de Neve?
Qual as Características da Floresta?
Qual a Alimentação dos Cabritinhos? Herbívoros ou Carnívoros?
4ª aula- Natureza
Na história da Branca de neve aparecem vários animais, conversar com as crianças sobre o a habita destes animais se são da floresta ou do bosque, são grandes ou pequenos?
Que tipo de alimentos a mamãe cabra foi comprar? Milhos são alimentos saudáveis?
Atividade: Elaborar uma lista de alimentos com frutas e verduras para fazer a análise das palavras.

6º aula- Temas Transversais- As diferenças
Mesmo sendo o menor, o cabritinho caçula foi quem ajudou os demais, tamanho é documento? As crianças pequenas também podem ajudar independente do tamanho?
5ª Artes:
Construir uma maquete da História e da Fábula na sala de aula com a Professora.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA SEREM ADAPATADAS HISTÓRIA
Construção e/ou confecção de:

milho com massinha de modelar
Fantoches e dedoches
Dramatizações
Banco de Palavras
Registros de Sinônimos afixados em papel na parede da sala
Fichas de Leitura
Jogos de encaixe
Quebra Cabeças
Ordenação de Objetos em totais de sete por tamanho
Medir os alunos
Textos coletivos
Recontos orais e/ ou através de figuras ou títulos
Reescrtia da história alterando o final
Confecção de um relógio de parede com caixas de sapato
Relação Biunivoca. (um a um)
Contagem da história através de sombras, dedoches, fantoches, caixas de surpresas


7 comentários:

  1. E aí amiguinha, muita chuva por aí né? Adorei as atividades com a história dos cabritinhos, vou até repassa-la para as professoras do planejamento do infantil.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o blog é bastante prestável e convidatido.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante, vou fazer essa atividades de matematica, faço o curso de Educação Infantil e estou cursando no momento a metodologia de matematica. amei acho que vou fazer um bom trabalho com as criança.

    ResponderExcluir
  4. AS suas dicas de atividades estão cada dia melhores!!Parabéns!!
    O endereço do meu blog mudou.

    http://minhasatividadesonline.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  5. muito bom ameiiiii obrigada

    ResponderExcluir
  6. amei as suas sugestões para trabalhar a história sete cabritinhos.AMANDA

    ResponderExcluir