Kit de Provas Piagetianas
Kit com 13 provas (cada uma embalada individualmente).
Vem em uma caixa de Madeira com alça para transporte.
O Kit contém as seguintes provas:
1. Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos;
2. Conservação da superfície;
3. Conservação de quantidade de líquido;
4. Conservação de quantidade de matéria;
5. Conservação de peso;
6. Conservação de volume;
7. Conservação de comprimento;
8. Mudança de critério (dicotomia);
9. Inclusão em classes;
10. Interseção de classes;
11. Seriação de palitos;
12. Combinação de fichas;
13. Predição.
Conservações Físicas:
A) CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADE: É o clássico teste do transvazamento de um copo A estreito e alto para um copo C largo e baixo, qual tem mais? Ela certamente respoderá que o maior tem mais isso por que a cça observa apenas um dos aspectos do processo, ou a altura ou largura e ignora que não houve mudança nas quantidades durante o transvazamento.
B) CONSERVAÇÃO DE PESO: Esta é entre as operações infratórias a segunda a aparecer geralmente entre 8 e 9 anos, o teste pode ser feito com massinha inicialmente em forma de bola e depois transformada em cobrinha ou salsinha.
C) CONSERVAÇÃO DE VOLUME: É a ultima forma de consevação física a se instalar, só sendo adquirida por volta dos 10- 11 anos, requer noções de proporcionalidade, operação lócica matemática própria deste nível de desenvolvimento.
Há uma ordem ngenética no aparecimento dos 3 tipos de conservação, a cça primeiro domina a conservação de substância, depois de peso, depois de volume, havendo entre uma e outra, defasagem de aproximadamente dois anos.
Conservações Espaciais:
No período operacional concreto, com um certo número de invariante de operações lógicas, correlacionadas ao espaço, se estruturam - a consevação do compirmento da surperfície e dos volumes espaciais.
A) conservação de Comprimento: É a primeira a se instalar, por volta dos 7 anos. Ela supõe a noção de distância.
B) Conservação de superfície: Assim como a conservação de comprimento se instala por volta dos 7 anos.
C) Conservação de volume espacial- Incialmente antes dos 7 anos a criança é incapaz de dissociar altura e volume, para reconstruir uma casa com o mesmo volume do modelo, mas sobre uma base menor, a criança o cerca de paredes fechando as superfícies visiveis, por volta dos 9 anos passar a estabelecer- se a medida por decomposição e recomposição por meio de unidades, mas não domina a multiplicação matemática, só aos 11-12 anos que a criança descobre a relação matemática entre superfície e volume.
* Operações Infralógicas: São constituídas do objeto enquanto tal. Resultam da construção de invariantes físicas (substância, peso, volume) e de variantes espaciais (comprimento, volume, estabelecimento de horizontais e verticais)
*Operações Lógicas (agrupamentos): versam sobre semelhanças (simétricas) e diferenças(assimétricas) ou ambas ao mesmo tempo. São as classificação, seriação, multiplicação lógica e compensação simples.
As caixas de provas piagetianas: Hoje pode se encontrar no mercado inclusive na internet, kits com materias para serem aplicados as provas piagetinas abaixo darei alguns links onde vi o material:http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/
(de onde retirei as imagens)
(www.solnacaixa.com.br)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSou estudante de pedagogia.. estou estudando Piaget.. muito legal..
ResponderExcluirAdorei seu Blog.. BeiijO
Seu blog esta mto bom..tem várias informações legais..para nós que estamos iniciando agora na pedagogia..bjs
ResponderExcluirparabens pelo blog!1111111111
ResponderExcluirparabens pelo blog
ResponderExcluirParabens, gostei muito da seleção de informação que possui em seu blog, sou estudante de pedagogia e foi muito bom ter passado aqui, aprendi um pouco mais com voce Obrigada, voltarei
ResponderExcluirSandra