Jean Piaget revolucionou as concepções de inteligência e de desenvolvimento cognitivo partindo de pesquisas baseadas na observação e em entrevistas que realizou com crianças. Interessou-se fundamentalmente pelas relações que se estabelecem entre o sujeito que conhece e o mundo que tenta conhecer. Considerou-se um epistemólogo genético porque investigou a natureza e a génese do conhecimento nos seus processos e estágios de desenvolvimento.
Vida profissional , é nesse ai que o cara se garante messssmo dá só uma sentida no drama:
Piaget foi biólogo, zoólogo, filósofo, epistemólogo e psicólogo. Esta experiência de vida e uma vasta cultura científica impregnaram a sua obra com contribuições da biologia, cibernética, matemática, filosofia e sociologia. Piaget foi considerado por muitos escritores de livros sobre psicologia como o "Einstein da Psicologia"
Escreveu 70 livros e 200 artigos, alguns dos quais contaram com a colaboração de Barbel Inhelder. Entre eles, destacam-se: Seis Estudos de Psicologia, A construção do Real na Criança, A Epistemologia Genética, O Desenvolvimento da Noção de Tempo na Criança, Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente, A Equilibração das Estruturas Cognitivas, O desenvolvimento da lógica.
Até morrer, Piaget estudou, escreveu, participou em congressos, polêmicas e debates públicos. Foi um personagem destacado, pela forma empenhada, crítica, interdisciplinar e criativa como orientou as suas investigações.
Escreveu 70 livros e 200 artigos, alguns dos quais contaram com a colaboração de Barbel Inhelder. Entre eles, destacam-se: Seis Estudos de Psicologia, A construção do Real na Criança, A Epistemologia Genética, O Desenvolvimento da Noção de Tempo na Criança, Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente, A Equilibração das Estruturas Cognitivas, O desenvolvimento da lógica.
Até morrer, Piaget estudou, escreveu, participou em congressos, polêmicas e debates públicos. Foi um personagem destacado, pela forma empenhada, crítica, interdisciplinar e criativa como orientou as suas investigações.
E ai ele criou :
A Epistemologia Genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. Para Piaget, a aprendizagem é um processo que começa no nascimento e acaba na morte. A aprendizagem dá-se através do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação. Segundo este esquema, o ser humano assimila os dados que obtém do exterior, mas uma vez que já tem uma estrutura mental que não está "vazia", precisa adaptar esses dados à estrutura mental já existente.
*Isso ai é aquela história do conhecimento prévio da criançaaaa!
Que todos sabemos o mínimo de alguma coisa, que novos conhecimentos são estabelecidos através das relações com os conhecimentos ateriores!
E Piaget e Vigotsky são da mesma época? Eles se viram, se falaram bateram um papo?
Aposto que todo mundo sempre quiz saber isso e não teve coragem de perguntar!
táqui a respostas nas datas de nascimento e morte!
Lev Semionovitch Vygotsky (variações de tradução encontradas: Vigotski, Vygotski ou Vigotsky) (russo Лев Семёнович Выготский, transliteração: Lev Semënovič Vygotskij, 17 de Novembro de 1896, Orsha — 11 de Junho de 1934, Moscou)
faz ai a diferença... eles são mais ou menos contemporâneos, mas segundo o site Wikipédia, eles não se encontraram!
Ou seja, tudo o que aprendemos é influenciado por aquilo que já tinhamos aprendido. Tornou-se um dos homens mais dedicados do mundo com o interacionismo de Lev Vygotsky. Piaget somente veio a conhecer as pesquisas de Vygotsky muito depois da morte deste.
Originalmente um biólogo, com a especialização em moluscos do Lago Genebra, fez seus estudos de psicologia do desenvolvimento inicialmente observando como seus filhos cresciam e entrevistando milhares de outras crianças.
OLHA QUE HISTÓRIA LINDA:
ResponderExcluirUm casal de amigos estava andando de moto:
Menina: Vai devagar estou com medo.
Menino: Não, isso é divertido.
Menina: Está me assustando...
Menino: Então Diz que me ama
Menina: Eu te amo, agora vai devagar.
Menino: Então me abraça. menina o abraçou:
Menina: Agora vai devagar.
Menino: Tira o meu capacete e coloca em você, ele está me machucando.
Menina: Está bem.
No jornal do dia seguinte:
ACIDENTE: uma moto estava com o freio estragado, haviam duas pessoas e apenas uma sobreviveu:
MORAL:
Quando o amigo descia o morro viu que o freio não estava funcionando,
então quis ouvir pela última vez a menina dizer que o amava, depois de
sentir o seu abraço pela última vez, e pedir para ela colocar o
capacete dele nela, para apenas ela sobreviver!
MANDE ISSO PARA TODAS AS PESSOAS Q VC DARIA O CAPACETE!!
Se receber de volta sinta-se querido...
• vc é uma das pessoas que eu daria ...
Beijos
E tenha uma ótima quarta-feira !
Oi,Karla:
ResponderExcluiraí vai uma sugestão de livro que explica muito bem a teoria de Vygotsky,que comprovou que construímos nosso aprendizado nas relações sociais e não na interação com o objeto, como dizia Piaget.
Vygotsky - Aprendizado e Desenvovimento - Marta Kohl De Oliveira.Editora Scipione
Você pode encontrar neste link:
http://www.travessa.com.br/VYGOTSKY_APRENDIZADO_E_DESENVOLVIMENTO_UM_PROCESSO_SOCIO_HISTORICO/artigo/e2295bc2-03b8-42f9-9085-c8ac136ab377
Espero que goste.
Abs
que legal a historia dele,super explicativa...
ResponderExcluirobrigado...
ba, mas isso í jóia de mai!!
ResponderExcluiroi....
ResponderExcluirNOSSA, QUE LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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