quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Consciência Fonológica!


O que é?


Denomina-se consciência fonológica a habilidade metalinguística de tomada de consciência das características formais da linguagem. Esta habilidade compreende dois níveis:

1. A consciência de que a língua falada pode ser segmentada em unidades distintas, ou seja, a frase pode ser segmentada em palavras; as palavras, em sílabas e as sílabas, em fonemas.
2. A consciência de que essas mesmas unidades repetem-se em diferentes palavras faladas.(Byrne e Fielding-Barnsley, 1989).


3. A consciência fonológica é um tipo de conhecimento metalingüístico, o qual tem por característica o fato do indivíduo pensar sobre a linguagem e operar com ela. Tal conhecimento decorre da capacidade do ser humano de poder se debruçar sobre a linguagem de maneira consciente, permitindo a reflexão sobre os sons da fala (Cardoso-Martins, 1991).Ainda de acordo este autor, a consciência fonológica deve ser considerada como uma habilidade para executar operações mentais sobre a fala, habilidade esta que permite ao indivíduo o julgamento e a manipulação da estrutura sonora das palavras.


4. Os sujeitos que desenvolvem a consciência fonológica reconhecem que as palavras podem rimar, bem como começar e terminar com o mesmo som e que são compostas por fonemas que podem ser utilizados para formar novas palavras.Assim, o termo Consciência Fonológica deve ser entendido como a consciência dos indivíduos de que as palavras são formadas por diferentes sons ou grupos de sons e que elas podem ser segmentadas em unidades menores.




Pode se trabalhar a consciência fonológica através de dentre os quais estão a consciência de rimas e aliterações

3 comentários:

  1. KARLINHA, obrigado pelas dicas e pelo premio, assim que eu tiver tempo suficiente estarei pegando meu selinho. Mas porreta mesmo é navegar pelo seu blog ouvindo tanta música maravilhosa, até parece que você sabia minha preferencia musical.Eu só sei que você é gente da melhor qualidade!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. O Prêmio Dardos é uma forma inteligente de reconhecimento entre os blogueiros e tem algumas regras que devem ser seguidas pelos indicados:

    O indicado deve escolher outros 15 blogs para premiar.
    O indicado deve informar em seu blog quem o indicou ao prêmio.
    O indicado deve ter o selo do prêmio em seu blog na página principal.
    O indicado deve avisar aos premiados. Esta é uma forma interessante de criar afinidade entre os blogueiros.

    POR ISSO EU ESTOU TE INDICANDO, PORQUE GOSTO DO SEU BLOG.
    ESPERO QUE VOCÊ FIQUE TÃO FELIZ COMO EU FIQUEI.

    Não esquece de deixar um comentário...

    PASSA LÁ NO MEU BLOG E CONFIRA!!!
    http://vivioutdoor.blogspot.com/

    Beijos

    Viviane

    ResponderExcluir
  3. Oi Karla... Sou eu de novo... kkkkk. Acho bárbaro a questão da consciência fonológica e começarei a trabalhar desta forma este ano com minha turma de 1º série/9 ( 6 anos).
    Vc acha que devo trabalhar assim tb com minha turma de 1º período ( 4 anos)?
    Bjus...

    ResponderExcluir