quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Estadio Pré Operatório de Piaget

Photobucket





Pré Operatório (dos 2 aos 7 anos ): A criança pré operatória tenta se comunicar com as pessoas, mas ainda não se coloca diante do ponto de vista do outro, existe o monólogo coletivo uma modalidade de linguagem egocêntrica, fala a si própria sem cessar mas não consegue colocar - se no "lugar" do outro, o egocentrismo persiste. O pensamento egocentrico se manifesta através do animismo, artificialismo e finalismo.


Animismo é a tendencia a dar vida a todos os seres, objetos podem falar, andar como por ex: uma cça tropeça em uma pedra e briga e tanta machucar a pedra.



Artificialismo é a tendencia a atribuir uma origem artesanal humana a todas as coisas ex: uma montanha foi feita por um homem muito grande que juntou muita areia, podendo ser substituida mais tarde pela idéia de Papai do Céu.



Finalismo: é a tendência a achar que todos o seres e objetos tem uma finalidade, que é servi- la. Ex quando a cça é consultada para que serve uma cama e ela responde : - Para mim dormir.





A afetividade nessa fase estão ligados a socialização das ações, a aparição dos sentimentos morais, provenientes das relações com adultos e crianças e as regularizações de interesses e valores. Os primeiros valores morais, são pois moldados na regra recebida, graças ao respeito unilateral, e as regras são tomadas ao pé da letra e não na sua essência.


6 comentários:

  1. Desculpe Karla, mas achei seu tema do seu site redundante com sua proposta, pois encontrei muitas palavras escritas erradas.
    Está tudo muito lindo, mas penso que poderia ficar melhor.

    Beijos e espero que aceite a critica como algo positivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei alguns erros também, mas a proposta supera-os, afinal errar faz parte da construção do conhecimento, segundo o Piaget e Vygotsky.

      Excluir
    2. Rosany é só falar as palavras que a gente corrige juntas!

      Excluir
  2. eu gostaria de saber a relaçao disso tudo com a lingua portuguesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A criança ainda não tem esse pensamento "língua portuguesa", porém neste estágio esta sendo inserida neste contexto, onde por fim seu desenvolvimento mesogênico exigirá tais parâmetros psíquicos centrais.

      Excluir
  3. Adorei seu artigo! Eu irei abordar esse mesmo tema na minha próxima aula de psicologia.


    Beijos

    ResponderExcluir