sábado, 24 de janeiro de 2009

O que é Acalculia e qual a diferença da Discalculia?

Photobucket
Acalculia
s.f. (fr. acalculie; ing. acalculia). Incapacidade para realizar cálculos matemáticos simples. É sintoma de afecção do lobo parietal do cérebro.
2.Acalculia definido por Novick e Arnold (1988) citado por Keller e Sutton (1991) - como trasntorno relacionado com a aritmética, adquirindo após lesão cerebral sabendo que as habilidades já se haviam consolidado e desenvolvido. E que Benton (1987) denomina " deficits com as operações numéricas" - E neles podem ser diferenciadas de duas formas:
1. As primárias, ou acalculia primária, ou verdadeira acalculia, ou anaritmética, (Benton, 1987).
2. E a acalculia secundária, em que se diferenciam dois tipos:
-o primeiro, ou acalculia afásica, ou acalculia com alexia e/ou agrafia para os números:
- o segundo, ou acalculia secundária ou alterações viso- espaciais.
Além disso identifica- se a clássica síndrome de Gerstmann que apresenta quatro características, que pode referir- se a diferentes tipos de acalculia (benton, 1987), que são a desorientação direita- esquerda, a agnosia digital - AGNOSIA
Perda da capacidade de reconhecer objetos através de um determinado sistema sensorial: pode ser visual, auditiva ou tátil-, a agrfia e a acaluclia, e que aparece com dificuldades na execução das operações matemáticas e com orientação das sequências de números e que pode se manifestar após lesão cerebral em adultos ou sem sinais neurólogicos de lesão em crianças.
A diferença entre Acalculia e Discalculia
Acalculia- Transtornos relacionado com aritmética adquirido geralmente por LESÃO CEREBRAL.
Discalculia- Transtornos relacionados à matruação das habilidades matemáticas, sobretudo em crianças, é evolutiva, pode dar se em adultos, MAS NÃO É LESIONAL!
Síndrome De Gerstmann(Síndrome de Gerstmann do Desenvolvimento; Agnosia-Digital-Confusão-Esquerda-Direita-Acalculia-Agrafia)
Transtorno cognitivo caracterizado por agnosia de dedos, disgrafia, discalculia e desorientação direita-esquerda. A síndrome pode ser desenvolvida ou adquirida. A síndrome de gerstmann adquirida está associada com lesões no lobo parietal (no cérebro)

8 comentários:

  1. Gostei muito destas informações. Na faculdade tive alguma orientação sobre isso, mas ficou bem mais claro agora.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Que legal ouvir isto fico muito feliz!
    Tbm gosto muito do seu blog! E tirei várias atividades escolares. No entanto, tenho uma dúvida, não achei as suas postagens anteriores, onde estão?

    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Oi ... Obrigada pela dica lá no meu e-mail. Tá sendo muito importante para a minha formação estar fazendo estas trocas tão válidas de experiências e saberes com a blogueiras ... kkk ... bjão

    ResponderExcluir
  4. gostei muito e achei interresante , penso que poderia ser mais explicado para leigos . obrigada

    ResponderExcluir
  5. to fazendo um trabalho pra escola e é justamente isso q se pede a diferença entre elas! obrigada!!!

    ResponderExcluir
  6. tenho um filho de 9 anos que tem dislexia,so que a discalculia esta bem acentuada,faço todos os tratamentos recomendados com neuro,psicologa,psicopedagoga e tambem com prof.particular.se alguem tiver mais alguma sugestao do que posso fazer a mais para ajuda-lo melhor na matematica estrei aguardando.

    ResponderExcluir
  7. querida mãe do garoto de 9 anos, dilexico.
    Talvez vc esteja ansiosa demais. Sou dislexica e te garanto que Deus não deu duslexia para que se descubra uma nova forma de compreender as coisas. O dilexico pode ser feliz, e deve ser. Seu filho está pronto para tanto estímulo? Fiz 2 faculdades e sou bem sucedida. Sou arrimo de minha família e isto deve significar que somos possíveis. Boa sorte pra vc e muito sucesso no trabalho que vc está realizando. A grande sorte de seu filho e ter uma mulher como apoio. As mulheres sabem encontrar as melhores soluções. (este texto teve que revisado pela minha filha. Rizzz.

    ResponderExcluir
  8. tenho uma filha com sindrome de fahr e tem acalculia sempre foi muito dificil conseguir ajuda-la devido as dificuldades de médicos e falta de apoioagora mesmo estou passando um processo muito dificil com ela devido ao seu problema gostaria que pudesse trabalhar mas ela não sabe passar troco tem verdadeiro medo na hora de fazer contas sempre foi muito dificil ensina-la qual profissional poderia me ajudar nesta fase de sua vida

    ResponderExcluir