segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

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Discalculia (não confundir com acalculia) é definido como uma desordem neurológica específica que afeta a habilidade de uma pessoa de compreender e manipular números. A discalculia pode ser causada por um déficit de percepção visual. O termo discalculia é usado frequentemente ao consultar especificamente à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas, mas é definido por alguns profissionais educacionais como uma inabilidade mais fundamental para conceitualizar números como um conceito abstrato de quantidades comparativas.
É uma inabilidade menos conhecida, bem como e potencialmente relacionada a dislexia e a dispraxia. A discalculia ocorre em pessoas de qualquer nível de QI, mas significa que têm frequentemente problemas específicos com matemática, tempo, medida, etc. Discalculia (em sua definição mais geral) não é rara. Muitas daquelas com dislexia ou dispraxia tem discalculia também. Há também alguma evidência para sugerir que este tipo de distúrbio é parcialmente hereditario.
REQUISITOS PARA O ÊXITO ARITMÉTICO:
(O que a criança deve fazer em cada idade)
Lembrando que o melhor diagnóstíco é dado por profissionais: pedagogos, psicopedagogos e psicólogos!

Idade infantil ( 3 – 6 anos):
- Compreender igual a diferente; ordenar objetos por tamanho, cor
e forma. Classificar objetos por suas características.
- Compreensão dos conceitos de longo, curto, pouco, grande,
pequeno, menos que, mais que;
- Ordenar objetos pelo tamanho;
- Compreender a correspondência 1 a 1, usar objetos simples.
- Reconhecer números de 0 a 9; contar até 10; copiar números.
- Agrupar objetos pelo nome do número; reproduzir figuras com
cubos.
Primária (6 – 12 anos ):
- Agrupar objetos de 10 em 10; ler e escrever de 0 a 99; dizer as
horas.
- Resolver problemas com elementos desconhecidos.
Compreender meios e quartos; medir objetos; nomear o valor do
dinheiro.
- Medir o volume; resolver soma e subtração; usar
reagrupamento.
- Compreender números ordinais; completar problemas mentais
simples.
- Iniciar as habilidades com mapas; estimar soluções.
- Executar operações aritméticas básicas.
Secundária ( 12 – 16 anos ):
- Usar números na vida cotidiana.
- Compreender probabilidades; desenvolver a solução flexível de
problemas.
- Usar a estimativa de custos em comércio.
- Ler quadros, gráficos, mapas; compreender direções; usar o
- Sistema métrico decimal.

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