Uma vez eu fui questionada de como eu poderia estar concluindo que uma criança estava no estágio pre- silábico, silábico, silábico alfabético ou alfabético se eu não estava aplicando o "Teste das 4 palavras e uma frase! (ordem decerscente de sílabas e mesmo grupo semântico)
Ai resolvi fazer 3 tipos de teste
1. o teste das quatro palavras e uma frase,
2. um teste com as palavras de cartilha- uva, dado, dedo, casa - palavras simples
3. um texto
O que eu comclui podem ver nos textes que eu postei são as mesmas crianças, observem o teste de palavras de mémoria (simples) e o texto de escrita espontânea, eu notei que o nível da escrita é da criança, que as hipóteses é ela que cria por conseguinte não importa o que ela escreva o nível será o mesmo, salvo se ela tiver decorado a palavrinha, na minha só uso essas palavrinhas no início do ano para empolgar os alunos...
Então vejamos tem duas crianças a Jade e a Yasmim
Vamos iniciar pela Jade
A Jade está no nivel silábico com valor sonoro nas vogais CONVICTA! assim ela utilizou das mesmas hipoteses que tem no teste acima, nota- se que para a palvra Mônica ela escreve a ordem das letras OIA
E no teste das palavras de memória ela escreve também no nível silábico com valor sonoro nas vogais
Vaca- AA
Dado- AO
Casa- AA
Uva- UA
Dedo- EO
A outra criança a Yasmim já está no nivel alfabético entende a relação som e escrita, para ela não houve dificuldade para o teste de palavras de memória e o texto espontâneo também aprensentou o mesmo resultado
lembre-se se você criar o hábito de colher auto ditados individuais durante o ano, notará como cada criança evoluiu e sentirá que o trabalho do professor tem resultado sim!
Adorei suas postagens !!! Tem presentinho para você em Sily..L@ndia e Criando Asas. Com carinho . Silvia Rossine
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