domingo, 4 de janeiro de 2009







O QUE SÃO FEEDS?


Imagine que você gosta de várias revistas e livros e geralmente para adquirir estas publicações, você precisa ir a várias bancas especializadas para poder adquirir o que você quer. Agora imagine o comodismo que seria, se todas essas bancas tivessem um serviço de avisar quando cada revista que te interessa chega e ainda, levá-las até a sua casa sem você ter que ligar pedindo? Essa é grande a vantagem na utilização dos feeds.
Feed em inglês (no sentido que nos interessa) significa "alimentador"permite você adicionar (alimentar) o link de um ou mais feeds de um ou vários sites em um mesmo "agregador de feeds", que é um programa que administra todos os sites agregados.







O AGREGADOR



Existem basicamente dois tipos de programa, aqueles que você instala no seu computador (o que eu não recomendo) e aqueles que rodam e funcionam exclusivamente na internet. Eles funcionam mais ou menos como um leitor de e-mail, como o Yahoo ou Gmail, eu uso o do Gmail- Google por que posso adicionar os blogs que acompanho, as pesquisas e todas as funções do Igoogle, para mim é o melhor!





COMO FUNCIONA:
Quando você adiciona um link de feed no seu agregador, toda vez que houver algum tipo de atualização no site, você será informado pelo mesmo. Essa notificação de atualização pode ser de uma notícia de um site de jornalismo, de um post dos seus blogs preferidos, artigos, galerias etc, enfim, de qualquer site que possuiu um feed e que você tenha assinado. Feed é o nome do "processo" de agregar ou alimentar um programa leitor de feeds.Que ai vc já pode fazer as suas leituras!
Sabe aquela história de ***BLOGS QUE EU ACOMPANHO?**
Para quem tem o Reader do Google fica molinho, molinho por que pode importar todas as atualizações dos blogs que você acompanha e ler tudo num local só, podendo comentar, indicar e compartilhar o post que mais achou interessante!







E QUAL A DIFERENÇA ENTRE FEEDS E NEWSLETTERS?

Os feeds aos poucos tem substituindo a função que as Newsletters tinham ao ter que informar por e-mail quais eram as últimas novidades de um site. O problema das newslleters era que se o administrador de um site não montar manualmente uma a cada nova novidade em um site, os leitores nunca seriam avisados dessas novidades. Com os leitores de feeds não, nem o administrador do site e nem o leitor precisa se preocupar, sempre que o site for atualizado, automaticamente o feed também será.



Háaaa e a newsletters enchia minha caixa de emails, um saco!

Encontrei um Tutorial legal na net no blog : Idéias Maradas, tutorial é uma explicação passo a passo com imagens e tudo, sempre uso quando quero aprender a utilizar algo novo da net!

Fonte:http://revolucao.etc.br/feedsxmlatomrss/

Seu blogspot pode ter um feeds!


Leia o tutorial do Google reads aqui


Depois vá lá no login/painel/layout/ adicionar um gadget e clique em Links de Inscrição

Todo canto agora tem Feeds ajudando a ler tudo sem tá de site em site e sem esquecer nenhum dando uma mãozinha para os educadores que devem estar sempre atualizados!

Beijinhos e até a próxima!

Um comentário:

  1. Olá,

    Passando para conhecer seu interessante e belo espaço e desejar um feliz ano novo e muita paz em seu lar.

    Smack!

    Edimar Suely
    jesusminharocha.blig.ig.com.br

    ResponderExcluir